Conheça os 4 principais aparelhos de Pilates

Cadillac

O Pilates foi criado pelo alemão, Joseph Pilates, que desenvolveu o método para tratar vítimas da guerra no campo de concentração de Lancaster, na Inglaterra. Ele foi feito prisioneiro por algum tempo no local durante a guerra. Ao perceber o quanto eficiente era o tratamento, a partir da improvisação de equipamentos utilizando mobiliários e acessórios disponíveis no local, ele resolveu formalizar o método e abrir o próprio estudo de Pilates. E aqui nasceram os protótipos dos principais aparelhos de Pilates, utilizados até hoje.

Claro que as poucas linhas acima apenas resumem a gigantesca e brilhante história de Joseph Pilates e seu método. Há muitos outros detalhes pelo caminho. Inclusive alguns historiadores contam que ele possuía a saúde frágil. Segundo eles, portanto, essa também teria sido uma motivação para a criação dos exercícios. Ou seja, o intuito seria restabelecer sua própria saúde. Mas a intenção aqui é falar um pouco dos 4 principais aparelhos de Pilates, então vamos focar nisso.

Os 34 exercícios originais criados por Joseph Pilates

Além de inventar os aparelhos, Joseph Pilates também publicou um livro contendo 34 exercícios, que são considerados os movimentos originais do método. Para conhecer a descrição de todos os movimentos em detalhes, basta clicar nos links abaixo:

Agora vamos aos aparelhos e suas potencialidades.

Quais são os principais aparelhos de Pilates?

São quatro os principais aparelhos de Pilates, mas existem outros acessórios utilizados para potencializar ainda mais os exercícios do método.

  1. Cadillac

CadillacCom grandes dimensões, o Cadillac foi desenvolvido com o propósito de tratar, especialmente, dos pacientes que apresentam restrições de movimentos ou estão acamados. Mas, claro, ele é super versátil e pode ser utilizado com todos os tipos de alunos ou pacientes. Sua estrutura possui uma plataforma fixa, como se fosse mesmo uma cama, com barras, alças e também um trapézio. Além do propósito de reabilitar pacientes, o aparelho é indicado para diversos outros objetivos, pois seus acessórios são ajustáveis a todas as demandas. São muitos os exercícios que o aparelho possibilita, inclusive, os acrobáticos e também de suspensão.

Para conhecer todas as potencialidades do equipamento, suas variedades e muito mais, clique no nosso guia completo do Cadillac.

  1. Reformer está entre os principais aparelhos de Pilates

Studio ReformerO Reformer tem esse nome pela sua capacidade de “reformar” o corpo, segundo o próprio Joseph Pilates, seu inventor. O seu formato é bem interessante e funcional, com uma plataforma móvel horizontal acolchoada, barra de apoio para mãos e pés, além de alças e molas. Essa plataforma possui um sistema de molas de intensidades variadas, que faz com que ela deslize sobre os trilhos.  Além disso, o equipamento apresenta ombreiras que dão suporte aos exercícios deitados e servem de apoio para pés e mãos em movimentos nas outras posições.

Excelente em termos de versatilidade, o Reformer trabalha todas as partes do corpo em inúmeras posições. Ele também possibilita a realização de exercícios combinados, por exemplo, com acessórios, como bolas, elásticos e afins.

Para conhecer em detalhes o aparelho, acesse o guia completo do Reformer.

  1. Chair
    Step Chair

Compacta e multifuncional, a Chair está entre os 4 principais aparelhos de Pilates. A sua estrutura simula o formato de uma poltrona. Ela tem assento confortável, além de um pedal único – ou dois pedais independentes em alguns modelos – e também apoios laterais removíveis para as mãos. As molas ligadas aos pedais oferecem a resistência necessária para a possibilidade de variação de exercícios. Muito funcional, a Chair permite um trabalho completo com o corpo, além de muitos desafios, em razão de seu tamanho reduzido. Ela é excelente para espaços menores e dá até para ter uma em casa.

Quer saber mais É só clicar em nosso guia completo da Chair.

  1. Ladder Barrel é um dos principais aparelhos de Pilates

Ladder BarrelO Ladder Barrel possui um formato inusitado, de um meio barril acoplado a uma escada. Compacto e com um visual mais simples, sem molas ou pedais, ele é, no entanto, muito desafiador. O equipamento tem uma altura e formato que permitem realizar exercícios com o corpo pendura, aproveitando a gravidade para potencializar a resistência. O último dos principais aparelhos de Pilates é bastante estimulante, possibilitando a criação de muitos movimentos em qualquer posição. Aparecer de sua aparência mais simplificada, é possível criar uma aula inteira apenas no aparelho, como também acontece nos demais.

Para conhecer o aparelho em detalhes e suas variações, acesse o nosso guia completo do Barrel.

Onde comprar os principais aparelhos de Pilates?

Para adquirir os principais aparelhos de Pilates, você pode entrar em contato com a Physio Pilates. A empresa possui décadas de tradição e experiência na fabricação e comercialização de todos os equipamentos e acessórios do método. Além disso, é também a representante exclusiva da Balanced Body no Brasil. Além disso, a empresa possui a preocupação com as questões ambientais, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Assim, ela produz equipamentos de Pilates sustentáveis. Ademais, você pode ler em nosso blog informações valiosas sobre como escolher os equipamentos de Pilates.

>> Por fim, conte pra gente, então, o que acha dos 4 principais aparelhos de Pilates.

+Q Pilates, Aparelhos de Pilates, Cadillac, Chair, Ladder Barrel, Physio Pilates, Reformer
Post anterior
Como empreender com Pilates em 7 passos
Próximo post
Melhores equipamentos para treino funcional em casa

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This