Pilates na Terceira Idade

Infelizmente não podemos parar o tempo… É algo que não podemos comprar, não podemos criar, só podemos usar, e a boa notícia é que nós somos os responsáveis pelo nosso tempo e como o utilizamos. No Brasil, a expectativa de vida tem aumentado gradualmente atingindo hoje algo ao redor de 75 anos, segundo os últimos…

Pilates: Clássico? Contemporâneo? A beleza da diversidade

Inicio este capítulo com a frase: Nós somos todos diferentes e nós somos todos lindos! A beleza está na diversidade. A natureza é bela, pois é diversa em sons e cores. Cada um tem sua própria história, seu caminho, e quando tentamos estar no caminho do outro, aí se perde toda a beleza que existe…

Complexidade e extensão: Caminhos necessários ao corpo do século XXI

O Step Barrel ou Spine Corrector é um dos equipamentos criados por Joseph Pilates que, originalmente, não tem molas e cuja superfície de apoio para o corpo é arredondada. Essas características nos convidam a utilizá-lo de forma diferenciada, oferecendo ao corpo um apoio que tanto estimula sua tração axial, em oposição à sua convexidade, quanto…
Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte III

Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte III

Continuando o artigo “Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução”, Alexander Bohlander fala sobre condições clinicas e estudos de caso envolvendo o exercícios de Pilates. Clique para conferir a parte 2! 4. Condições Clínicas De acordo com o método Pilates, os pacientes são classificados em uma das quatro fases de reabilitação. – Fase aguda:…

Fletcher Variations: evoluído das raízes do Pilates

Ron Fletcher, criador do Fletcher Pilates®, foi um americano coreógrafo, bailarino e elder do Pilates que trabalhou por mais de 20 anos com Joseph e Clara. Depois da morte de Joe, acerca do fim dos anos de 1960, Ron intensificou sua relação com Clara, e foi orientado a seguir adiante com o trabalho, pois ele…
Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte 2

Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte 2

Continuando o artigo “Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução”, vamos falar sobre as conexões do método. 3. Conexão de Pilates e fisioterapia O termo “Early Functional Treatment” pode abranger o treinamento de Pilates, e também é um conceito importante no campo da fisioterapia e reabilitação. Acima de tudo, os princípios de treinamento do treinamento…

Qual nossa responsabilidade como Educador de Pilates?

“Um educador é um criador de mundos” (ALVES, 1998, p.145) Com essa citação de Ruben Alves eu inicio o capítulo do meu livro Método Pilates de Condicionamento do Corpo (2016), e novamente me utilizo deste grande escritor, pesquisador e professor para iniciar este artigo. Nas últimas andanças pelo Brasil, muito frequentes graças à proliferação de…

Praticar Pilates fornece Condicionamento Físico?

Muitas discussões tem sido apresentadas à respeito deste tema que tem se tornado muito controverso, portanto creio ser importante relatar minhas conclusões e sugestões a respeito do tema em questão. A técnica original criada por Joseph H. Pilates sofreu muitas modificações durante os anos. Muitos dos seus alunos considerados a “primeira geração” de instrutores começaram…

Movimentos que não podem faltar em nossas aulas de Pilates

Agradecimentos pela participação: Rosa Freitas, Marina Miranda e Nataly Santos Baseado na condição física e “mental” do aluno no momento que ele vem para a aula de Pilates, seja ela de Mat, Reformer, Cadillac, Chair entre outros, adotamos pequenos movimentos para mover o corpo inicialmente. Claro que a intenção não é colocar regras para a…

Valéria Mauriz entrevista Paul Horvath

Foto: GYROTONIC® Paul Horvath é romeno com raízes húngaras, foi ginasta e trabalhou durante um longo período de sua vida como treinador da seleção juniors de Ginastas Olímpicos do seu país. Aos 47 anos imigrou para a Alemanha e iniciou seus estudos na faculdade de Fisioterapia. Como já tinha um conhecimento profundo do GYROTONIC®EXPANSION SYSTEM,…

Envelhecendo no estúdio de Pilates – Parte I

Será que realmente sabemos o que é envelhecer? Trabalhando com o método Pilates desde 2004 fui percebendo que cada vez mais nossos clientes possuíam idade acima dos 50 anos. Na verdade, uma parte destes eram aquelas pessoas que se tornaram praticantes assim que abri meu primeiro estúdio na cidade de São José dos Campos em…
Trapézio 2 Cadillac

Método Pilates e o Turnout de jovens bailarinas

Nesse artigo apresento resultados encontrados em uma pesquisa que realizei com minha aluna de mestrado Isabel Giovannini Komeroski e com minha aluna de especialização no Método Pilates, Camila Dall’Agonol, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nessa pesquisa contamos com a colaboração de Laura…
Menu

Pin It on Pinterest