A respiração é parte fundamental do método ou só deve ser utilizada em exercícios específicos?

Temos acompanhado as últimas tendências no método Pilates e tem surgido essa referência sobre um dos princípios fundamentais do método: Respiração. Há escolas que utilizam um padrão respiratório específico para cada exercício, com ênfase na expiração, porém tem sido discutido e argumentado nas mídias sociais que alguns Elders  (discípulos diretos do Joseph Pilates) afirmam que…

Pilates, Assoalho Pélvico e Incontinência Urinária

O público que pratica o método Pilates é formado em sua maioria por mulheres, e mulheres tem características bem específicas, principalmente no que se relaciona com as mudanças hormonais e como essas mudanças afetam tecidos, ainda mais os que compõe a rede de contenção dos órgãos pélvicos: o Assoalho Pélvico. Dentro do método Pilates, o…

Pilates x Retorno da forma física x Puerpério

Atualmente nós temos vivenciado uma procura pelo método Pilates durante a Gestação, porém o PUERPÉRIO, ou PÓS-PARTO também é um momento muito significativo e importante na vida de toda mulher. Após 9 meses de mudanças profundas e de um evento crucial que é o Parto, a mulher se depara com todo um contexto de transformações…

Joseph Pilates e os bailarinos

O trabalho de Joseph Pilates sempre esteve muito próximo ao mundo da dança. Apesar de desenvolver uma metodologia que visava o bem-estar de pessoas de todas as idades e que priorizava aumentar a capacidade física do ser humano, foram os bailarinos que mais utilizaram o seu método para melhorar o rendimento na dança ou restabelecer-se…

A importância da respiração no método Pilates

Joseph Pilates foi uma criança asmática, por conta desse fato, que  alterava sua capacidade física,  desenvolveu um método onde a RESPIRAÇÃO é a protagonista. Não existe método Pilates sem uma respiração consciente e adequada ao movimento que será executado e ao objetivo que se quer com aquele exercício.  Apesar disso ser o principio básico  do…

Valéria Mauriz executando exercícios no GYROKINESIS®

Nesse vídeo, podemos ver nossa colunista Valéria Mauriz executando exercícios no GYROKINESIS® e explicando a diferença entre torções e espirais. A técnica usada vem do método GYROTONIC® . que através de movimentos ondulatórios, circulares e espirais partem de dentro para fora, do centro do corpo em direção às extremidades, procurando sempre ir além. Assista! 

Clara Pilates e o feminino no método Pilates

Por Valeria Mauriz Atualmente o método Pilates é reconhecido e praticado mundialmente e todos reconhecem seu criador, Joseph Pilates, mas poucos sabem  a influência de uma figura fundamental no método: Clara Pilates. Anna Klara Zeuner, ou, Clara Pilates, é conhecida como esposa de Joseph, porém, antes de conhecê-lo, ela atuava como professora primária e enfermeira…

Conhecendo melhor o GYROKINESIS®

Por Valéria Mauriz GYROKINESIS® faz parte da metodologia do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® e foi criado pelo bailarino húngaro-romeno Juliu Horvath. No inicio foi chamado de “Yoga para Bailarinos” e foi a primeira síntese de movimentos idealizada por Juliu Horvath após um período de reclusão e estudo para a recuperação de uma lesão que este havia…

Benefícios do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®

Por Valéria Mauriz O GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® desenvolvido por Juliu Horvath é conhecido e aplicado em todo mundo, porém no Brasil há ainda uma lacuna na compreensão dessa metodologia. Dentro das perguntas frequentes sobre o GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® encontramos os seguintes questionamentos: O que é? Para que serve? Para qual público é indicado? Quais as…
Menu

Pin It on Pinterest