Exercícios simples podem prevenir entorse do tornozelo

A entorse do tornozelo é um problema bastante frequente e muito desconfortável. Trata-se de uma lesão nos ligamentos, que normalmente está associada a uma torção do tornozelo. Ela ocorre quando o ligamento é esticado além do que ele é capaz de suportar. Mas como é possível preveni-la? Acompanhe no vídeo de Valéria Mauriz uma ótima uma sequência de Gyrokinesis, que pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento do dia.

Valéria é fisioterapeuta pélvica, SMT GYROKINESIS®️/MT e GYROTONIC®️ e trabalha tanto na preparação para o parto quanto na recuperação do pós-parto. Inclusive, o fortalecimento dos tornozelos é importante também para as gestantes, já que a gravidez modifica o centro de gravidade da mulher. Por isso, a mulher fica mais propensa a sofrer desequilíbrios e quedas, o que pode colocar em risco tanto a mulher quanto seu bebê.

 

O que pode causar a entorse do tornozelo e como preveni-la

As entorses normalmente ocorrem por falta ou excesso de mobilidade nessa região. Além disso, também são comuns em pessoas que possuem pouco tônus muscular nessa região, motivo pelo qual é fundamental realizar exercícios de fortalecimento.

Para realizar os exercícios e prevenir uma possível entorse de tornozelo, você vai precisar de um banquinho para apoiar as mãos levemente. A partir daí, faça movimentos circulares com os dois tornozelos simultaneamente, mas cada um para o seu lado de fora. Observe que, no movimento, os tornozelos serão girados para direções opostas. Depois, repita os movimentos no sentido contrário, ou seja para dentro.

Exercício para prevenir entorse do tornozeloEm seguida, junte os dois tornozelos e faça movimentos para fora e para dentro, mas, dessa vez, com eles juntinhos, seguindo na mesma direção. Caso fique com dúvidas, observe no vídeo a execução correta. Respire corretamente durante todo o movimento, inspirando e expirando.

Mais um ótimo exercício é você, ainda apoiado no banquinho, simular uma caminhada para trás, alongando bastante o tendão de aquiles. Em seguida, aos poucos, vá voltando a coluna bem redondinha e vá desenrolando para retornar à posição inicial.

Curtiu a dica? Deixe seu comentário!

, , ,
Post anterior
Saiba como transformar a inveja em impulso positivo
Próximo post
Aperfeiçoe a técnica do Kneeling Cat com Selma França

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This