tratamento de doenças degenerativas

Pilates no tratamento de doenças degenerativas

A prática de exercícios físicos bem administrados é indicada durante o tratamento de doenças degenerativas, retardando seus efeitos deletérios e permitindo ao paciente preservar por mais tempo a noção de tempo e espaço. Mas isso não é uma novidade para profissionais de movimento. A novidade pode estar relacionada à prescrição ser mais objetiva ao quadro…
Como aperfeiçoar no Método Pilates

Como escolho me aperfeiçoar no Método Pilates?

A escolha para se aperfeiçoar no Método Pilates talvez seja um tema de muito interesse, especialmente quando pensamos em progredir. Assim, independente da profissão, a progressão motiva o profissional, traz reflexão, parâmetros de comparação e novas formas de pensar. E isso é sempre importante. Mas também é importante buscar orientação para escolher o que fazer.…

Pilates na Terceira Idade

Infelizmente não podemos parar o tempo… É algo que não podemos comprar, não podemos criar, só podemos usar, e a boa notícia é que nós somos os responsáveis pelo nosso tempo e como o utilizamos. No Brasil, a expectativa de vida tem aumentado gradualmente atingindo hoje algo ao redor de 75 anos, segundo os últimos…

Pilates: Clássico? Contemporâneo? A beleza da diversidade

Inicio este capítulo com a frase: Nós somos todos diferentes e nós somos todos lindos! A beleza está na diversidade. A natureza é bela, pois é diversa em sons e cores. Cada um tem sua própria história, seu caminho, e quando tentamos estar no caminho do outro, aí se perde toda a beleza que existe…
Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte III

Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte III

Continuando o artigo “Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução”, Alexander Bohlander fala sobre condições clinicas e estudos de caso envolvendo o exercícios de Pilates. Clique para conferir a parte 2! 4. Condições Clínicas De acordo com o método Pilates, os pacientes são classificados em uma das quatro fases de reabilitação. – Fase aguda:…

O Método de Exercício Pilates: Eficácia no Tratamento da Dor Lombar Crônica e Limitações de Intervenção

Este primeira revisão não introduz apenas um, mas vários artigos sobre dor lombar, revelando limitações frequentemente encontradas na pesquisa de Pilates. Objetivo O objetivo deste artigo é avaliar a eficácia do método Pilates no tratamento da dor lombar crônica, revisando estudos científicos nos quais o método Pilates foi utilizado como tratamento. Um olhar crítico pode…
Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte 2

Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte 2

Continuando o artigo “Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução”, vamos falar sobre as conexões do método. 3. Conexão de Pilates e fisioterapia O termo “Early Functional Treatment” pode abranger o treinamento de Pilates, e também é um conceito importante no campo da fisioterapia e reabilitação. Acima de tudo, os princípios de treinamento do treinamento…

Diálogos +Q com Alice Becker Aline Haas – parte 3

Continuando a sequência do Diálogos +Q, Aline Haas e Alice Becker demonstram na prática a abordagem das duas linhas (Clássico e Contemporâneo) para a dissociação de quadril com estabilidade da coluna mantendo o alongamento axial. Confira! Está incrível.

Movimentos que não podem faltar em nossas aulas de Pilates

Agradecimentos pela participação: Rosa Freitas, Marina Miranda e Nataly Santos Baseado na condição física e “mental” do aluno no momento que ele vem para a aula de Pilates, seja ela de Mat, Reformer, Cadillac, Chair entre outros, adotamos pequenos movimentos para mover o corpo inicialmente. Claro que a intenção não é colocar regras para a…

Pin It on Pinterest