Pilates na Terceira Idade

Infelizmente não podemos parar o tempo… É algo que não podemos comprar, não podemos criar, só podemos usar, e a boa notícia é que nós somos os responsáveis pelo nosso tempo e como o utilizamos. No Brasil, a expectativa de vida tem aumentado gradualmente atingindo hoje algo ao redor de 75 anos, segundo os últimos…

Pilates: Clássico? Contemporâneo? A beleza da diversidade

Inicio este capítulo com a frase: Nós somos todos diferentes e nós somos todos lindos! A beleza está na diversidade. A natureza é bela, pois é diversa em sons e cores. Cada um tem sua própria história, seu caminho, e quando tentamos estar no caminho do outro, aí se perde toda a beleza que existe…
Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte III

Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte III

Continuando o artigo “Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução”, Alexander Bohlander fala sobre condições clinicas e estudos de caso envolvendo o exercícios de Pilates. Clique para conferir a parte 2! 4. Condições Clínicas De acordo com o método Pilates, os pacientes são classificados em uma das quatro fases de reabilitação. – Fase aguda:…

O Método de Exercício Pilates: Eficácia no Tratamento da Dor Lombar Crônica e Limitações de Intervenção

Este primeira revisão não introduz apenas um, mas vários artigos sobre dor lombar, revelando limitações frequentemente encontradas na pesquisa de Pilates. Objetivo O objetivo deste artigo é avaliar a eficácia do método Pilates no tratamento da dor lombar crônica, revisando estudos científicos nos quais o método Pilates foi utilizado como tratamento. Um olhar crítico pode…
Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte 2

Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução – parte 2

Continuando o artigo “Treinamento em Pilates e Fisioterapia – uma introdução”, vamos falar sobre as conexões do método. 3. Conexão de Pilates e fisioterapia O termo “Early Functional Treatment” pode abranger o treinamento de Pilates, e também é um conceito importante no campo da fisioterapia e reabilitação. Acima de tudo, os princípios de treinamento do treinamento…

Diálogos +Q com Alice Becker Aline Haas – parte 3

Continuando a sequência do Diálogos +Q, Aline Haas e Alice Becker demonstram na prática a abordagem das duas linhas (Clássico e Contemporâneo) para a dissociação de quadril com estabilidade da coluna mantendo o alongamento axial. Confira! Está incrível.

Movimentos que não podem faltar em nossas aulas de Pilates

Agradecimentos pela participação: Rosa Freitas, Marina Miranda e Nataly Santos Baseado na condição física e “mental” do aluno no momento que ele vem para a aula de Pilates, seja ela de Mat, Reformer, Cadillac, Chair entre outros, adotamos pequenos movimentos para mover o corpo inicialmente. Claro que a intenção não é colocar regras para a…

Envelhecendo no estúdio de Pilates – Parte I

Será que realmente sabemos o que é envelhecer? Trabalhando com o método Pilates desde 2004 fui percebendo que cada vez mais nossos clientes possuíam idade acima dos 50 anos. Na verdade, uma parte destes eram aquelas pessoas que se tornaram praticantes assim que abri meu primeiro estúdio na cidade de São José dos Campos em…

Sistema GYROTONIC®

O GYROTONIC® foi criado pelo bailarino romeno, Juliu Horvath, que encerrou a sua carreira artística no Ballet de Houston após uma lesão no tendão de calcâneo e tornou-se um estudioso da yoga. Desenvolvido na década de oitenta, o sistema GYROTONIC® propicia o estímulo de movimentos sincronizados e com fluidez, combinando bases cinéticas e biomecânicas, proporcionando…

Gasto calórico na aula de Pilates

A minha intenção em falar sobre este tema já vem de longa data, na verdade, desde quando iniciei o meu trabalho com Pilates esta era uma curiosidade minha e de pessoas que me procuravam para saber um pouco mais sobre um método que ainda era pouco conhecido e divulgado no nosso País e, no meu…

Joseph Pilates e os bailarinos

O trabalho de Joseph Pilates sempre esteve muito próximo ao mundo da dança. Apesar de desenvolver uma metodologia que visava o bem-estar de pessoas de todas as idades e que priorizava aumentar a capacidade física do ser humano, foram os bailarinos que mais utilizaram o seu método para melhorar o rendimento na dança ou restabelecer-se…
Menu

Pin It on Pinterest