Como evitar fraturas e lesões por quedas com Pilates

Veja como evitar fraturas e lesões por quedas
Por Maria Militão

Quando ouvimos a palavra fratura, logo pensamos em acidentes ou quedas. Acidentes, todos estão sujeitos, e muitas vezes não há como evitar. Mas se estivermos em dia com a nossa saúde física, podemos minimizar o problema das quedas e até mesmo evitá-las. Por isso, nesse artigo, falaremos um pouco sobre como evitar fraturas e  lesões por quedas, por meio do métoto Pilates.

Há várias causas associadas às quedas. Por exemplo, elas podem estar relacionadas ao ambiente externo, como calçada inadequada, iluminação, tapetes, localização dos móveis etc. Além disso, há condições particulares do próprio indivíduo,  que podem deixá-lo frágil e, portanto, mais suscetível às quedas. Por exemplo, com alterações sensitivas (visual, audição, tato, equilíbrio), perda de força muscular ou alterações cardíacas e vasculares graves.

Alguns fatores são primordiais para ajudar as pessoas nesse sentido, evitando, portanto, o risco de ocorrência de fraturas e lesões em consequência de queda. Assim, quando o indivíduo possui maior controle corporal, ele tem mais instrumentos de como evitar fraturas e lesões por quedas. Dentre esses fatores que contribuem para o maior controle corporal estão: equilíbrio, consciência corporal, flexibilidade, força, coordenação motora e concentração.

Pilates é eficiente em evitar fraturas e lesões por quedas

O método Pilates aborda todos esses fatores de forma segura e eficiente, promovendo ao indivíduo a condição necessária para que ele consiga minimizar esses riscos. Isso tem a ver com a atuação do Pilates dentro de um aspecto preventivo de saúde.

Por exemplo, por meio do equilíbrio é possível se posicionar melhor no espaço e vencer obstáculos físicos com mais facilidade. A consciência corporal proporciona mais domínio sobre os movimentos e controle durante suas ações.

Por sua vez, a flexibilidade torna os movimentos mais elegantes e organizados, minimizando o gasto energético, fazendo com que o aluno se mova com mais segurança e fluidez. A força muscular estabiliza e sustenta todo o corpo, oferecendo novas possibilidades de posições e defesas durante um movimento brusco que possa levar a algum tipo de lesão.

A coordenação motora possibilita um maior nível de independência ao aluno, já que ele atinge total controle corporal diante de seus movimentos.

Por fim, vem a concentração, que une todos os elementos necessários para uma boa saúde física e mental. Ou seja, é concentrado que o aluno aprende, e é concentrado que ele realiza movimentos precisos, sempre buscando a segurança e, portanto, minimizando qualquer possibilidade de queda que possa levar a algo mais grave, como uma fratura e a imobilidade física.

Repertório variado

O Pilates possui diversos exercícios que podem evitar fraturas e lesões por quedas, ajudando na prevenção tanto das quedas em si, quanto de eventuais torções e, consequentemente, as temidas fraturas. Mas, claro, é necessário que o indivíduo mantenha um nível de regularidade com a prática do método, para usufruir de seus benefícios.

Os exercícios de propriocepção, por exemplo, são excelentes aliados na busca de um corpo mais seguro. Esse tipo de treinamento, direcionado à propriocepção, estimula a musculatura que estabiliza as articulações, tornando essa região mais forte e pronta para se defender durante movimentos inesperados.

O importante é trabalhar de forma global, assim o aluno adquire um corpo uniformemente saudável e estável que lhe dê segurança e que não lhe deixe na mão com fraturas ou outras lesões. Assim, o indivíduo terá muito mais qualidade de vida.

* Artigo atualizado, originalmente publicado em 6 de janeiro de 2016.

, , , , , ,
Post anterior
Envelhecendo no estúdio de Pilates – Parte I
Próximo post
O segredo para envelhecer com qualidade de vida

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This