Cresceu consideravelmente a propaganda sobre a prática do Pilates na parede nos últimos meses. A metodologia promete ganhos de força, flexibilidade, tônus muscular e condicionamento físico, com exercícios que utilizam como base a parede. Mas será que isso é mesmo Pilates? Como saber diferenciar as práticas? Nesse artigo falaremos um pouco do assunto, para esclarecer as dúvidas que estão surgindo. Será que essa metodologia funciona mesmo?
Diferenças entre Pilates e Pilates na parede
O Pilates é um conjunto de exercícios inteligentes e multifuncionais, utilizado para inúmeros fins. Reabilitação, prevenção de lesões, condicionamento físico, melhora do desempenho esportivo são alguns dos motivos que levam o indivíduo a buscar o método. Mas o Pilates promove o desenvolvimento de variadas capacidades e habilidades, porque o seu fundamento é a preservação da saúde integral do indivíduo por todo o tempo. Cada movimento do Pilates exige o trabalho conjugado de grupos musculares diversos e de técnicas específicas, como a respiração.
Existem duas metodologias principais de aula no Pilates, o Pilates solo e o Pilates equipamentos. O primeiro explora os exercícios no solo, com ou sem o suporte de acessórios, utilizando a força da gravidade e o peso do próprio corpo. No segundo, o profissional se serve das potencialidades dos aparelhos do Pilates na construção dos exercícios. Os principais equipamentos de Pilates são o Reformer, o Cadillac, o Barrel e a Chair.
Por sua vez, o chamado Pilates na parede é um conjunto de exercícios executados com o apoio da parede. No entanto, para que esse conjunto de exercícios seja mesmo Pilates, ele deve ser ministrado por um profissional com formação específica e deve também seguir todos os princípios e fundamentos do método. Não sendo assim, o Pilates na parede não é Pilates e está apenas utilizando a nomenclatura do método indevidamente.
O Pilates na parede dá mesmo resultados?
Se você pretende usufruir dos benefícios do Pilates com a prática do que estão chamando de Pilates na parede, você deve procurar um profissional formado no método Pilates e conversar sobre o seu interesse em explorar os movimentos com apoio da parede. Mas você deve lembrar que o profissional é quem sabe o que é mais indicado para suas necessidades e quais exercícios realmente alcançarão os objetivos que vocês traçaram.
O método Pilates possui fundamento científico, baseado nas ciências do movimento humano. Os exercícios utilizados durante uma aula de Pilates promovem a saúde integral do indivíduo, conectando corpo, mente e espírito. São movimentos que exigem concentração, respiração, precisão, controle e fluidez, ou seja, respeitam os princípios do método.
O repertório de exercícios do Pilates é muito amplo e, sim, comporta o manejo de movimentos que utilizam a parede como suporte. Mas nem todo exercício na parede pode ser classificado como Pilates. Portanto, para o Pilates na parede dar os resultados esperados no Pilates, ele deve ser orientado por um professor que conheça o Pilates com profundidade, que domine os seus fundamentos.
Como saber qual a melhor metodologia de Pilates para o aluno?
O profissional de Pilates possui capacidade e conhecimento técnico para identificar qual o melhor exercício para cada necessidade. Na primeira abordagem feita pelo profissional, ele identifica as demandas do aluno, os seus objetivos, o que o levou a buscar o Pilates e as suas limitações. A partir dessa anamnese, o professor vai criar a sequência de movimentos adequada a alcançar os objetivos.
Com a prática regular, o profissional também verificará outras limitações e demandas do aluno, fazendo os ajustes e adaptações necessários para preservar sua saúde e desenvolver suas capacidades físicas. Ou seja, existem exercícios de Pilates para todos os níveis de alunos, para todas as condições e restrições. Mas, para que os ajustes ocorram de forma responsável e adequada, eles devem ser orientador pelo profissional.
Portanto, se você quer saber qual a melhor metodologia de Pilates, a nossa sugestão é que você converse com o profissional. O aluno deve falar sobre suas expectativas, sobre suas necessidades e ouvir as recomendações. É fundamental buscar um profissional que desperte confiança, para que as aulas fluam conforme o planejamento que ele fará para o aluno.
Quais cuidados eu devo ter com a prática do Pilates na parede?
O primeiro cuidado é justamente buscar compreender se aquela prática é realmente Pilates, porque não existe aula de Pilates sem a orientação de um profissional. Não dá para fazer os exercícios do Pilates sozinho, sem que o profissional esteja atento à execução dos movimentos, a fim de fazer os ajustes necessários e em tempo hábil.
Comprar aulas gravadas de Pilates na parede, sem que você tenha algum contato com o profissional para dar explicações é colocar sua saúde em risco. Se você se deixou seduzir pelas propagandas do Pilates na parede, recomendamos que você procure um profissional e converse sobre o assunto. Consulte-o para avaliar as possibilidades, para verificar o que é realmente resolutivo para você.
O cuidado com a saúde deve ser a prioridade de qualquer indivíduo que busca uma prática de atividade física. Então, se você não tem experiência com o método, não consegue identificar quais os riscos que está sujeito ao realizar movimentos errados, busque auxílio de um profissional de Pilates.