Barrel: conheça os vários tipos do Pilates

Ladder Barrel e suas funcionalidades

Os equipamentos e acessórios em formato de Barril como o Ladder Barrel, Spine Corrector e Baby Arc foram, segundo contam os antigos, inspirados no formato de um barril de chopp. Existem semelhanças e diferenças na forma e utilização de cada um deles e vamos aqui neste texto, abordar estas qualidades específicas de forma detalhada. 

É possível criar sequências de movimentos em todas as posições nos diversos Barrels do Pilates. Sentado, em pé, deitado, é possível variar os estímulos e avançar, a partir das sequências mais básicas. Assim, conseguimos dar uma aula inteirinha apenas utilizando um Barrel, basta um pouco de conhecimento e criatividade.

Ladder Barrel

O Ladder Barrel é o mais alto de todos e possui uma escada acoplada. Por isso, a tradução do nome do aparelho é barril de escada. O aparelho é simples, compacto e originalmente sem pedais ou molas. Apesar de muitos alunos acharem o aparelho simples demais, ele é bastante eficiente e desafiador. 

Pela sua altura são muitos os exercícios onde podemos pendurar o corpo e utilizar a gravidade como assistência ou resistência aos movimentos. Explorado por um bom profissional, o Ladder Barrel é bastante estimulante.

Benefícios do Ladder Barrel

Dentre as principais funcionalidades do Ladder Barrel está o desenvolvimento de exercícios de alongamento e mobilidade. O formato do aparelho propicia uma extensão completa do corpo, aumentando consideravelmente a força da musculatura e a mobilidade da coluna toda, além do quadril. E, obviamente, ele também propicia inúmeros movimentos eficientes para membros superiores e inferiores.

Os alongamentos que o aparelho possibilita e a mobilização e coluna que ele facilita, agem diretamente na redução do nível de estresse e de tensão dos praticantes. Portanto, o Ladder Barrel também é super indicado para esses casos. Ademais, o equipamento é indicado para trabalhar coordenação motora e consciência corporal, para melhorar a capacidade respiratória, para estabilização do power house (linkar para a matéria sobre power house) e muito mais. 

Associado a tudo isso, ainda dá para utilizar uma série de acessórios conjugados com o Ladder Barrel assim como outros aparelhos de Pilates. É possível utilizar faixas elásticas, bolas variadas e até o bosu, ou aproximar o Ladder Barrel do Cadillac e usar a Barra Torre, por exemplo. Basta, como já dissemos acima, associar o conhecimento profissional à criatividade. As possibilidades são infinitas. 

Agora vamos conhecer os principais tipos de Ladder Barrel disponíveis no mercado

Ladder Barrel Premium

O Ladder Barrel Premium Physio Pilates® – Balanced Body® possui um sistema moderno que permite ao profissional ajustar a distância entre a escada e o barril. Com um movimento rápido, na posição de pé mesmo, você consegue deixar o equipamento do jeitinho que o seu aluno precisa.

Ladder Barrel PremiumO ritual é simples, basta pressionar o pedal, empurrar ou puxar com as mãos  o barril deslizando-o para a posição desejada e soltar o pedal para travá-lo firmemente na posição. Como resultado, você terá o ajuste ideal para tamanhos diferentes de tronco e comprimentos de membros .

Esse modelo, além de ser facilmente regulado e se adaptar perfeitamente a qualquer cliente, oferecendo o máximo conforto e a máxima eficiência, possui uma estética elegante e diferenciada.

>> Características do Ladder Barrel Premium:

– Dez locais predefinidos na base deslizante, fornecem configurações que você pode repetir com precisão;

– Regulagem prática, confortável e segura tanto para o praticante como para o profissional

– Os indicadores gravados facilitam a visualização da configuração selecionada;

– Até 25 cm de ajuste para acomodar diferentes tamanhos de tronco e comprimento de membros ;

– Quadro reforçado com estética diferenciada e durável em madeira maciça;

– Altura da escada: 97 cm; altura do cano: 90cm, comprimento: 120 cm; e largura: 64cm.

Ladder Barrel

O Ladder Barrel Physio Pilates é construído em madeira de altíssima qualidade , ou seja, um equipamento extremamente resistente e durável. A qualidade é incontestável, e a Physio Pilates oferece garantia de seis anos no aparelho. Além disso, seu acolchoamento especial fornece conforto extra aos usuários durante a realização dos exercícios e a firmeza necessária para dar sustentação sem afundar.

Ladder BarrelUma base móvel deslizante conecta o barrel à escada. Ou seja, é possível fazer ajustes de até 30cm, para acomodar confortavelmente pessoas de diferentes estaturas.

É possível também adquirir conjuntamente a Prancha do Ladder Barrel. O acessório opcional é composto por duas pranchas acolchoadas e antiderrapantes. Juntas, elas oferecem uma base de suporte  maior e mais conforto e segurança ao cliente, pois ele não precisará apoiar os pés nas quinas do aparelho.

>> Características do aparelho:

– Altura da escada: 97cm; altura do barrel: 90cm; comprimento: 120cm; largura: 64cm.

– Os tamanhos das pranchas do Ladder Barrel são: vertical – 59×18,8cm e horizontal – 59×31,8cm.

Spine Corrector

O Spine Corrector é um equipamento composto por uma curva e uma plataforma, tipo um degrau. Seu nome pode ser traduzido como corretor de coluna. Ele assume nomes diferentes a depender de variações na acentuação da curva, material, peso e dimensões a depender do modelo, por isso, é importante consultar estas medidas todas, para checar qual dos modelos seria o ideal para o espaço e finalidade que você procura.

Spine CorrectorMuito prático e compacto, o Spine Corrector é um tipo de Barrel que ocupa menos espaço que o Ladder Barrel, é mais leve e portátil, viabilizando aulas em grupo e oferecendo benefícios semelhantes aos do Ladder Barrel. 

No formato original haviam alças laterais de metal que foram substituídas pela Balanced Body por talhos laterais na madeira, tornando-o mais leve e confortável, mas ainda mantendo sua função de dar suporte e segurança durante a execução de determinados exercícios.

» Características:

– Largura: 51,3 cm; comprimento: 75 cm; altura: 31,2 cm.

Clara Spine Corrector

O Clara Spine Corrector é um modelo projetado pelo Ron Fletcher, um dos discípulos diretos de Joseph e Clara Pilates. Este modelo tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Seu nome homenageia Clara Pilates, companheira do mestre Joseph Pilates e a tradução seria o corretor de coluna de Clara. Sua curva é mais acentuada, mais aguda, o que promove maiores desafios à mobilidade da coluna.  >> Características do Clara Spine Corrector:

Clara Spine Corrector– Altura: 33cm; largura: 46cm; comprimento: 72cm; peso: 8kg.

Pilates Arc

Este modelo de Spine Corrector é uma criação exclusiva da Balanced Body.

O mais  leve e portátil de todos os Barrels, mas capaz de promover treinos bastante intensos. Esse é o Pilates Arc, o modelo de Barrel perfeito para uso doméstico, treinamento em domicílio e aulas em grupos.

Além disso, o Pilates Arc se encaixa perfeitamente nos Reformers da Physio Pilates, abrindo um leque de novas possibilidades de exercícios.

Pilates ArcO Pilates Arc é também inovador não apenas por seu material como também pelo fato de poder separar o arco do degrau, tornando seu potencial surpreendente. Você pode utilizá-lo no solo, como um Spine Corrector normal, combiná-lo com o Reformer ou o Cadillac, ou em duas partes usando apenas o arco ou o degrau, como acessórios para múltiplas possibilidades,  utilizando a sua mente criativa para criar movimentos novos.

» Características:

– Use como o Spine Corrector clássico, para mobilizar a coluna vertebral, ombros e quadris com muito conforto e ergonomia. Ademais, ele é perfeito para trabalhar o core, abdômen, flexão  lateral e extensão da coluna;

– Utilize como um Arco, para exercícios focados em ganho de mobilidade. Seu design diferenciado é patenteado e pode ser utilizado para diferentes funções e corpos. Inclusive, é muito versátil para treinos com gestantes e idosos pela curva bem mais suave que possui em comparação com os outros modelos;

– Encaixe em qualquer um dos Reformers da Physio Pilates – Balanced Body e descubra novas alternativas de movimentos;

– Altura: 26,7cm; largura: 39,4cm; comprimento: 96,5cm; peso: 1,8kg;

,
Post anterior
Cadillac no Pilates: guia completo
Próximo post
O princípio da precisão do método Pilates

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This