Pilates Aliando na Prevenção da dor lombar

Pilates, um aliado no tratamento da dor lombar

Uma das principais queixas da população, a dor lombar apresenta uma evolução 14 vezes maior do que o crescimento demográfico. É um dos principais motivos de incapacidade funcional e afastamento do trabalho, atingindo o indivíduo em plena fase produtiva. Subproduto da revolução industrial, sua classificação e tratamento tem sido um desafio para profissionais de saúde,…
Dores Cervicais

Pilates para dores cervicais

Responsável pela perda da produtividade em determinadas áreas das atividades ocupacionais, a dor cervical sempre esteve presentes em determinadas atividades laborais sendo responsável por um grande número de afastamentos no trabalho causando prejuízos à indústria e ao comércio. É um dos quadros mais dolorosos da coluna e constituem a segunda queixa de dor no homem…

Medicina na Dança

A prática da dança profissional por ser repetitiva e desafiante, pode trazer (e com frequência traz) repercussões negativas para a estrutura músculo-esquelética. Em consequência deste treinamento diário da dança profissional ocorrem modificaçōes nas curvaturas da coluna, espasmo, inibição muscular, fadiga, dor e sobrecarga nas articulações. Levantamentos, saltos, quedas, quase sempre tão distantes da biomecânica natural,…

EFICIÊNCIA: Princípio Physio Pilates/Polestar Pilates Internacional

“O mínimo de esforço e o máximo de eficiência” ou “o tanto quanto necessário e o mínimo possível”, e mais “movimentos seguros, suaves e gentis” ou ainda “uma experiência positiva de movimento”, são depoimentos corriqueiros que ouço e que tem um efeito benéfico quando são introduzidas pela Physio Pilates/Polestar Pilates Internacional no pensamento de um…

Uma experiência positiva de movimento

Oferecer ao seu aluno uma experiência positiva de movimento, é uma frase que escuto com frequência dos meus mestres Brent Anderson e Alice Becker. Dessa forma interpreto que quando facilitamos para alguém uma experiência, uma vivencia profunda de corpo, podemos transformar muito à nossa volta. O corpo é a nossa casa, onde moram a nossa mente…

Desvendando o Parkinson no ambiente Pilates (segunda parte)

Por Selma França Os pacientes sofrem um comprometimento na marcha. Além de andarem em bloco a marcha fica lenta, o comprimento do passo vai diminuindo, a dificuldade com movimentos sinuosos se evidencia, além da dificuldade de iniciar o movimento e levantar os pés do chão. Flexores de quadril encurtados, joelhos flexos e articulações com contratura…

Desvendando o Parkinson no ambiente Pilates

Por Selma França Segundo algumas pesquisas, a prática de exercícios físicos bem administrados durante o tratamento retardam os efeitos deletérios das doenças degenerativas permitindo ao paciente preservar por mais tempo a noção de tempo e espaço. E isso não é uma novidade para profissionais de movimento. A novidade pode estar relacionada à prescrição ser mais…

A força que vem da diferença

Por:  Selma França O  Pilates  Científico difere um pouco do Pilates Clássico, pois oferece possibilidades de tratar doenças com a inclusão de alguns exercícios de estabilização sugeridos por  cientistas de renome, que estudaram funções musculares de grande importância para o tratamento de diversas disfunções, no campo da reeducação funcional e neuromotora. O Clássico também vem oferecendo, ao longo de décadas, grandes possibilidades…

Pilates e a prescrição no tratamento para o mal de Parkinson

Nos últimos 10 anos, as pesquisas sobre o tratamento das doenças neurológicas degenerativas como Parkinson e Alzheimer, tem sido publicadas em grande escala, na esperança de encontrar formas de conter a progressão das doenças e minimizar os sintomas. Dentre as possibilidades de tratamentos mais eficientes e não medicamentosas se destaca o exercício físico responsável por estimular a reeducação…
Menu

Pin It on Pinterest