Pilates para Bailarinos

Pilates e dança: conheça os benefícios dessa combinação

Por trás dos movimentos que encantam plateias, existe um enorme sacrifício físico por quem lida profissionalmente com a dança. Muitas dessas dificuldades também são compartilhadas por quem faz da modalidade seu hobby particular.

Pilates e danca no Brasil

O Pilates e a Dança no Brasil

Muitos conhecem a história de Joseph Pilates, criador do Método Pilates, e de como o seu trabalho de Contrologia começou quando foi exilado no período da I Guerra e trabalhou num hospital com outros exilados e mutilados. Foi neste momento em que o famoso Joseph Pilates iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.

Pilates e Dança: Reflexões e relações

Escrevo este artigo, pois gostaria de fazer algumas reflexões sobre as relações do Método Pilates com a dança. A dança faz parte da minha vida há 40 anos, e o Pilates, há 19. Comecei a dançar ballet clássico com 7 anos e, desde então, a dança me acompanha. Conheci o Pilates, um pouco mais tarde,…
Ballet e Pilates

Veja como o Pilates ajuda na formação do corpo do bailarino

Controlar o centro do corpo é a chave para evitar lesões e utilizar a potencialidade máxima do corpo do bailarino. Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880 e, quando criança, sofria raquitismo, febre reumática e asma o que o levou a praticar exercícios físicos. Praticou técnicas orientais e ocidentais de movimento, incluindo a ioga.…

Medicina na Dança

A prática da dança profissional por ser repetitiva e desafiante, pode trazer (e com frequência traz) repercussões negativas para a estrutura músculo-esquelética. Em consequência deste treinamento diário da dança profissional ocorrem modificaçōes nas curvaturas da coluna, espasmo, inibição muscular, fadiga, dor e sobrecarga nas articulações. Levantamentos, saltos, quedas, quase sempre tão distantes da biomecânica natural,…

Pilates e Dança

A Dança, tem avançado na busca pela produção de conhecimento e na incorporação desses resultados no processo de construção e aperfeiçoamento do corpo do bailarino. O debate em torno dos pressupostos teóricos e filosóficos para o desenvolvimento relevante da prática e da pesquisa em Dança, tem sido encorajado a fim de definir sua identidade e…
Menu

Pin It on Pinterest