Power house: saiba tudo do nosso centro de força

Sistema muscular do corpo humano representado em manequim 2d

Se você é do mundo do Pilates, com certeza já ouviu falar no power house. Mas você sabe exatamente o que isso significa? O power house é o centro de força do indivíduo, formado por um conjunto de músculos, que são responsáveis pela estabilização da coluna e pela sustentação dos órgãos internos e da postura. O criador do Pilates, Joseph Pilates denominou de centro de força a região que serve de suporte para a execução dos movimentos. Durante a execução dos exercícios, esses músculos são ativados e colocados em contração isotônica e, principalmente, isométrica.

O power house é a região mais importante do corpo na prática do Pilates. Ou seja, é o local onde o movimento começa. Esse centro de força é composto pelo conjunto de músculos abdominais, do assoalho pélvico, da coluna, diafragma, glúteos e internos das coxas. Quando eles são acionados em conjunto durante o exercício, os benefícios são inúmeros. A partir daí, os outros músculos do corpo começam a trabalhar, fechando o ciclo do movimento e garantindo a efetividade do método Pilates.

Para começar, como funciona o Pilates?

Pilates trabalha corpo, mente e espírito de maneira integrada. O método desenvolve a consciência corporal e o controle muscular, a partir de exercícios que utilizam aparelhos ou o próprio peso do corpo. Como consequência, ajuda a melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas. Durante a aula de Pilates, o aluno precisa ficar atento à respiração e à qualidade do movimento que está executando.

Benefícios do Pilates

O Pilates é um método desenvolvido para alcançar um público heterogêneo. Assim, ele pode ser facilmente adaptado para pessoas de qualquer idade, sexo ou condição física. O Pilates praticamente não possui contraindicações, pois é uma atividade de baixo impacto e com essa facilidade de ajuste de exercícios. Apenas em casos muito específicos, a exemplo de algumas condições apresentadas pelas gestantes.

Sendo assim, já dá para imaginar o tanto de benefícios que a prática oferece, não é mesmo? Apenas para dar alguns exemplos, é possível citar a melhora da flexibilidade, da mobilidade, da resistência física e controle muscular. Além disso, o Pilates é uma das atividades mais eficientes no desenvolvimento da consciência corporal e da propriocepção, que é a noção espacial do próprio corpo. O método é tão eficaz, que também é utilizado para auxiliar os processos de reabilitação.

Principais benefícios do Pilates

  1. Desenvolve a consciência corporal e a noção de espaço;
  2. Promove o ganho de força muscular e de resistência física;
  3. Fortalece todo o corpo ;
  4. Melhora o equilíbrio;
  5. Desenvolve a coordenação motora;
  6. Ajuda na concentração;
  7. Promove o ganho de tonicidade;
  8. Melhora a flexibilidade e a mobilidade;
  9. Corrige problemas de postura;
  10. Ajuda a controlar o estresse e a ansiedade;
  11. Atua no tratamento e na prevenção de lesões variadas;
  12. Eleva a capacidade respiratória;
  13. Atende a públicos e objetivos diversos;
  14. Pode ser adaptado a públicos especiais;
  15. Promove o bem-estar;
  16. Eleva a autoestima;
  17. Não oferece contraindicações absolutas.

Relação entre o power house e os princípios do Pilates

O Pilates é baseado em seis princípios, que são a concentração, controle, precisão, centralização, respiração e fluidez. Acima de tudo, os princípios servem de guia na execução de cada exercício proposto pelo método. Como resultado, eles auxiliam o praticante na busca pela perfeição na execução do movimento. Mas qual é a relação dos princípios com o power house? É que os princípios devem nortear a execução de cada movimento. Por sua vez, o movimento começa justamente com a ativação do power house.

Concentração

O praticante de Pilates precisa estar totalmente concentrado durante a realização do movimento e suas transições. Em outras palavras, cada parte do corpo é importante na prática dos exercícios. Conforme o praticante executa o movimento concentrado no que está fazendo, o resultado será muito mais eficiente em um espaço de tempo menor.

Controle

Dominar o corpo e o movimento influenciam no desempenho durante a prática do Pilates. Assim, é fundamental que a pessoa esteja focada no trabalho, realizando os exercícios no tempo certo, conforme a orientação de seu instrutor. O controle é associado com a coordenação motora. Ambos auxiliam no alinhamento correto do corpo.

Precisão

O conceito de precisão tem a ver com a qualidade do movimento. Assim, se o indivíduo faz a integração de cada parte do corpo durante a prática, ele vai alcançar um resultado melhor na execução. Essa integração envolve o controle espacial e a percepção do movimento. Então, a avaliação da precisão do movimento leva em consideração as necessidades e condições específicas de cada aluno.

Centralização

Esse princípio sempre esteve diretamente conectado com o power house, que dá suporte e sustentação ao corpo. Atualmente, o conceito se ampliou, integralizando todo o sistema de fáscias. Assim, o centro de força é ativado sempre que a pessoa dá início ao movimento. A consciência de integralidade de todo o corpo promove a precisão , a eficiência , o controle , uma maior funcionalidade e alinhamento corporal.

Respiração

O trabalho respiratório é natural e dinâmico na prática dos exercícios, pois a respiração é coordenada com os movimentos de Pilates. Ele auxilia o desenvolvimento da função pulmonar e a eficiência do movimento. Joseph Pilates chamava a respiração de “chuveiro interno”, que nutre os tecidos e elimina os subprodutos do metabolismo. Ela é também fundamental para a execução assertiva do movimento, de acordo com os objetivos traçados. O ciclo respiratório entra em total sincronia com a ação dos diversos tecidos corporais durante o movimento.

Fluidez

A fluidez é a execução consciente, concatenada, coordenada, controlada e equilibrada dos movimentos. O movimento no Pilates, por sua vez, pode ser executado com leveza ou de forma mais energética.  Ou seja, tudo vai depender dos objetivos da prática . Decerto que o importante no Pilates é a qualidade dessa integração corporal, que requer atenção na execução dos movimentos. Tudo adequado às necessidades de cada aluno ou paciente.

Importância da ativação do power house

Representação de como o power house atinge a região lombar da coluna em esqueleto 2d

O power house estabiliza a coluna

A ativação correta do power house assegura que o praticante obtenha o máximo dos benefícios oferecidos pelo Pilates, pois vai influenciar na execução de todos os exercícios. Portanto, essa é a maneira de saber que a prática está sendo realizada com segurança e qualidade. Trocando em miúdos, a qualidade da prática do Pilates está diretamente ligada à ativação correta do power house e será determinante para a conquista dos objetivos do indivíduo.

Dessa forma, é possível afirmar que a ativação integrada de todos os  sistemas corporais integrados com a região central do corpo,  proporciona mais qualidade de vida à pessoa. No Pilates, a integração  deve ser feita já no início da aula, para que o aluno possa executar os movimentos com mais precisão.

O instrutor deverá indicar os exercícios para a ativação do power house de forma mais ampla. Apenas para exemplificar, existem dois movimentos simples que ativam algumas áreas fundamentais. Inicialmente, o alongamento vertical da coluna , como se fosse uma fonte de luz ou de energia que sobe da base da pélvis até o topo da cabeça . Em seguida, imaginar um sorriso no peito, na barriga, nas costas criando expansão lateral.

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre alguns dos músculos que formam esse centro de força.

Músculos mais importantes do power house

Transverso do Abdômen

O transverso do abdômen é um músculo profundo, que estabiliza a coluna e dá suporte à postura. Além disso, ele ajuda no controle da pressão intra-abdominal. A contração dessa musculatura ocorre normalmente de forma preparatória e involuntária, antes da execução do movimento, evitando lesões na coluna. Em suma, quem possui essa musculatura fraca pode apresentar diversos problemas, da cabeça aos pés!

Multífidos

Os multífidos estão localizados ao longo da coluna . Dentre suas funções mais importantes estão o controle vertebral durante os movimentos da coluna e a proteção das articulações, discos invertebrais e ligamentos, no momento em que o indivíduo realiza movimentos do tronco em todas as direções. Também atuam na estabilização da coluna.

Assoalho Pélvico

O assoalho pélvico dá sustento aos órgãos da parte baixa do abdômen, como bexiga, útero, reto, intestino e próstata. Assim, ele preenche e reveste a base  da bacia, dando estabilidade a esses órgãos e toda a coluna, em especial a lombar . Esse conjunto de músculos, ligamentos e fáscias possui funções importantes, sobretudo relacionadas com os sistemas digestivo, urinário e reprodutor.

​Diafragma

O diafragma é essencial para o sistema respiratório, porque ele permite os movimentos de inspiração e respiração, por meio da contração e do relaxamento. Assim, é o diafragma que permite a chegada de ar até os pulmões. Ele tem um formato de cúpula e separa a cavidade abdominal da torácica. O diafragma se liga, por meio de slingas, ao assoalho pélvico, às vértebras lombares, toda a torácica, subindo até a cervical  .

Mulher praticando pilates

Ativação do Power House é fundamental no Pilates
/ Arquivo Physio Pilates

Benefícios da ativação do power house

Como já falamos no decorrer desse texto, a ativação correta e ampla do power house permite que o praticante usufrua dos benefícios do Pilates. Mas existem alguns benefícios especiais possibilitados por essa ativação. Os principais são:

  1. A redução das dores na coluna;
  2. Prevenção de lesões;
  3. Auxilia o bom funcionamento dos órgãos;
  4. Ajuda a estabilizar da coluna;
  5. Melhora o equilíbrio e a postura.

Por fim, a ativação do power house reflete na qualidade de vida das pessoas. Da mesma forma, ainda ajudam na definição abdominal.

, , , , , , ,
Post anterior
Como melhorar o equilíbrio? O Pilates pode ajudar
Próximo post
Pilates é indicado no tratamento para estresse

Mais Posts:

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This