A Cadeira é um equipamento versátil e multifuncional, que proporciona a criação de sequências funcionais. Nesse artigo, você vai conferir um movimento excelente, desafiador e divertido. O vídeo com o educador de Pilates, Blas Chamorro, apresenta um exercício com a Chair muito interessante e dinâmico, que mexe com todo o corpo. Você vai trabalhar força, controle, rotação, mobilidade dos quadris e condicionamento, exigindo coordenação e equilíbrio. Confira abaixo:
Como é possível observar no vídeo, Blas Chamorro convida o profissional de Pilates a utilizar a criatividade, a fim de inovar nos desafios propostos aos alunos. Esse exercício com a Chair, por exemplo, é perfeito não apenas para o condicionamento físico, mas também para estimular a mente.
“É um exercício muito bom para nos colocar em forma de maneira útil e reforçando padrões cerebrais, padrões de deslocamento e locomoção, que são poderosos para estimular todos os sistemas neurais”, explica o profissional.
Conheça os desafios no exercício com a Chair
O movimento proposto por Blas Chamorro ajuda o praticante, inclusive, a desenvolver habilidades para vencer obstáculos do dia a dia. Assim, a Chair estaria fazendo as vezes de uma parede ou um muro alto, por exemplo.
Para começar o exercício, então, o aluno colocará a perna em cima da Cadeira, e o braço oposto no canto contrário. A ideia é conseguir projetar o corpo de trás para a frente, utilizando a força dos membros que estão fazendo o apoio na Chair.
A perna que está atrás da cadeira passará entre a perna e a mão que estão apoiadas nela, seguindo em direção ao pedal, empurrando-o. Desse modo, haverá também um trabalho de rotação interna ou externa, a depender da direção de saída.
O movimento de retorno à posição inicial promoverá um trabalho intenso de condicionamento do quadril, de controle de rotação, da coluna torácica. Tudo isso para buscar o equilíbrio, desafiando a estabilidade, e então voltar ao ponto inicial.
“Saltamos muros, precisamos vencer obstáculos. A vida foi feita para isso também, saltar os muros e vencer os obstáculos que surgem. É um exercício muito divertido, espero que desfrutem”, destaca Blas Chamorro.
* Artigo atualizado, originalmente publicado em 24 de janeiro de 2018.