O Pilates surgiu por volta de 1920, com o alemão Joseph Pilates, mas só chegou ao Brasil na década de 90, pelas mãos da dançarina e respeitada profissional do método, Alice Becker. Apesar dos mais de 30 anos de prática em terras brasileiras, ainda existem muitas dúvidas acerca do método e seus benefícios. Uma das questões que mais desperta a curiosidade do público é o Pilates antes e depois, ou seja, a forma como o método pode transformar a vida das pessoas.
Por isso, mostraremos aqui como acontece essa verdadeira revolução. E podemos dizer que as linhas abaixo irão te surpreender.
Alguns aspectos importantes
O Pilates é um método multifuncional, voltado especialmente para o treinamento físico e para a reabilitação em geral, tanto de enfermidades físicas quanto neurológicas. Mas ele não encerra a sua potencialidade nesses dois exemplos, porque sua versatilidade permite que seja adaptado para atender uma quantidade imensurável de demandas. Assim, o método cresceu e hoje reúne variadas aplicabilidades.
O segredo do método está em sua abordagem integralizada. Isso significa que o Pilates é manejado para o trabalhar indivíduo em sua completude, englobando corpo, mente e espírito. Mas vamos tornar essa compreensão mais fácil. Na prática, quer dizer que cada exercício do método exige do praticante uma conexão muito forte dessa tríade.
Como assim? A explicação vem com os princípios do Pilates, que são: respiração, concentração, controle, fluidez, precisão e centralização. Cada movimento do método requer do praticante o envolvimento com todos os princípios simultaneamente. E cabe ao profissional da área explicar sobre isso aos seus alunos e extrair deles o máximo que cada um pode dar, respeitando sua condição e limitações. Mas, claro, buscando os avanços possíveis.
Então, quando pensamos no Pilates antes e depois, a resposta vai muito além de uma mudança visual no corpo.
Pilates antes e depois: o que muda em nossa vida?
As modificações no corpo ocorrem, porque a prática frequente do Pilates contribui, por exemplo, para o fortalecimento dos músculos, ganho de força, queima de gordura, melhora da postura e muito mais. A tendência é que a pessoa conquiste com o tempo um corpo mais definido e torneado. Porém existem outras mudanças ainda mais relevantes, que tornam a diferença do Pilates antes e depois muito marcante.
Dessa forma, há transformações práticas relativas à eficiência do movimento, que ajudam os indivíduos no enfrentamento dos desafios da vida diária. Dentre os benefícios do Pilates está o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades que desempenham papel fundamental na vida de qualquer pessoa. Por exemplo, flexibilidade, mobilidade, correção da marcha, equilíbrio e afins.
A prática do método faz com que o corpo responda melhor às exigências da vida ao executar movimentos com o máximo de precisão e o mínimo de esforço. Isso resulta em menos cansaço, menos dores e na produtividade e otimização da rotina. Afinal, com o corpo preparado fisicamente de forma personalizada, para o que você realmente precisa, ele atenderá muito melhor aos estímulos.
Por fim, entramos na terceira categoria de mudanças, que estão mais vinculadas com as questões psicológicas e mentais. Ou seja, têm ligação com a forma com que lidamos com as nossas emoções. Nesse sentido, o Pilates surge como uma opção terapêutica para o combate do estresse e ansiedade e até para aumentar a capacidade de concentração no desenvolvimento de alguma tarefa.
Isso acontece, porque o Pilates ensina o indivíduo a respirar de maneira técnica, explorando todos os seus atributos e propriedades. E a ciência já comprovou a eficácia da correta respiração no controle das demandas emocionais.
Somando todos esses proveitos, o Pilates se torna uma forma de autocuidado, que alavanca até a autoestima de seus praticantes.
Benefícios em todas as fases da vida
O grande diferencial do Pilates reside justamente nessa completude que ele oferece, tanto em relação aos benefícios que já apontamos acima, quanto em relação ao abundante público-alvo.
O método consegue ajudar de crianças, a adolescentes, adultos e idosos. Para cada fase da vida, existe um repertório de exercícios fantásticos, que estimulam exatamente aquilo que o aluno precisa.
Inclusive as pessoas que apresentam condições especiais, sejam permanentes ou momentâneas, conquistam ganhos incríveis com o método. Assim, mulheres gestantes, pessoas com deficiência, pessoas em processo de reabilitação pós-lesão ou pós-cirurgia, todos conseguem avançar em saúde e qualidade de vida com a prática do método.
Para completar a extensa lista, também os atletas profissionais estão encontrando no Pilates um poderoso aliado no treinamento, em busca do desenvolvimento de habilidades importantes em suas modalidades específicas.
Diante de todo esse cenário, a preocupação com o antes e depois do Pilates passa a fazer um sentido muito maior. A diferença é realmente exorbitante e magnífica para o corpo, claro, mas também para a mente e para a alma.