Controle seu corpo e sua vida

ColunasDestaque Home PageDestaquesLinha do TempoMovimento Controle seu corpo e sua vida

Olá amigos leitores da +Q Pilates!

Novamente estou aqui, muito feliz, falando de algo muito importante quando o assunto é o Método Pilates: os Princípios Básicos de Movimento!

E hoje é a vez do Controle! Este Princípio deu o nome original ao Método criado por Joseph, a “Contrologia”, definido por ele como “A arte do Controle do corpo!

JP acreditava que treinando o físico sob o controle total da mente, cada detalhe dos exercícios, com o tempo, ficaria guardado no subconsciente e que todos os nossos movimentos rotineiros, passariam a ter naturalmente a mesma qualidade e segurança daqueles desenvolvidos nas aulas. Desta forma, os benefícios adquiridos nas sessões de Contrologia passariam a fazer parte de nossa vida, trazendo mais facilidade nas nossas tarefas diárias, e nos movimentaríamos com o “mínimo de esforço e o máximo de prazer”!

“A Contrologia é a coordenação completa entre corpo, mente e espírito. Por meio dela, primeiro você adquire controle total do seu corpo, e depois, com repetições apropriadas dos exercícios, você adquire gradual e progressivamente um ritmo natural e a coordenação associada as atividades do subconsciente. ” (Pilates e Miller, 2010, p.120)

Para entender um pouco mais como trabalhar o Controle nas aulas  de Pilates, lembremos antes de tudo da necessidade de outros dois Princípios Básicos: Centralização e Concentração. Só conseguiremos controlar o nosso corpo se nos concentrarmos para acionar somente a musculatura necessária (e manter relaxados os músculos não solicitados) e iniciarmos todos os movimentos através do Centro de Força – Power House. A partir daí, teremos Controle!

CENTRALIZAÇÃO + CONCENTRAÇÃO = CONTROLE

Gallagher e Kryzanowska nos chamam atenção para outro ponto importante a ser considerado: a segurança proporcionada pelo Controle dos movimentos. Sem trancos ou exercícios bruscos, com a mente controlando a amplitude de cada movimento de acordo com o limite do indivíduo, com foco no alinhamento e posicionamento adequado do corpo, as chances de lesão durante a prática são quase nulas. Assim, podemos afirmar: o Método Pilates é uma atividade muito segura principalmente devido a este Princípio.

“Movimento e atividade sem controle levam a um conjunto de exercícios contraproducentes, sem objetivos. Alguns programas de exercícios não enfatizam a importância deste controle. É por isso, que eles frequentemente, fazem com que as pessoas se machuquem. ” (Gallagher e Kryzanowska, 2000, p.12)

Ao afirmar que o Controle é peça fundamental para desenvolver movimentos com a qualidade necessária para o desenvolvimento da Contrologia, Aparício e Perez nos lembram que a partir do Movimento Controlado alcançamos outro Princípio Básico: Precisão.

“Nada no Método Pilates é casual, o Controle é uma chave essencial para se conseguir a qualidade desejada do movimento, que tem de ser preciso. ” (Aparício e Perez, 2005, p. 38).

Mas este, será o assunto do meu próximo texto. Até lá!

+Q Pilates, Atividade Fisica, bem-estar, consciência corporal, controle, Contrologia, Equilíbrio, mais que pilates, Movimento, Pilates, Revista Mais Que Pilates, Revista Online
Post anterior
Exercício inspirado no Standing Hip Stretch
Próximo post
Diálogos +Q com Adriana Trotta e Alice Becker – parte 1

Mais Posts:

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This