Chair no Pilates: guia completo do aparelho

Turma de pilates utilizando a combo chair

A Chair é um equipamento de Pilates compacto, mas muito versátil. O seu formato é composto por uma estrutura que simula uma poltrona, com assento confortável, um pedal ou em alguns modelos dois pedais independentes e apoios de mãos laterais removíveis. Assim como os outros equipamentos de Pilates, ela possibilita um trabalho intenso de todo o corpo, com  a resistência e assistência oferecidas pelas molas ligadas ao(s) pedal(is).

Apesar do tamanho reduzido, a Chair é um aparelho extremamente funcional. Ele possibilita trabalhar com eficiência e intensidade o power house, os membros superiores e na verdade todo o corpo. Por ser menor que o Cadillac ou o Reformer, a Chair pode ser bem mais desafiadora, já que a base de apoio diminui.

Também conhecida pela sua tradução em português, a Cadeira permite que o profissional elabore uma quantidade muito grande de exercícios. Algumas teorias contam que ela foi desenvolvida por Joseph Pilates para oferecer as mesmas potencialidades do Reformer , mas com seu  formato mais simples e reduzido,  podendo ser utilizada  até dentro de casa, considerando os  espaços menores   de uma cidade grande onde o metro quadrado é caro.

Independente da veracidade dessa explicação, fato é que a Chair conquistou um público fiel e já possui seu espaço próprio. Ou seja, ela ocupa os studios de Pilates ao lado do Reformer, oferecendo incríveis desafios e exigindo muita força e equilíbrio dos praticantes de Pilates.

Benefícios do aparelho

A princípio, não há como discutir a praticidade que a Chair oferece. Seu tamanho permite que ela seja instalada em qualquer ambiente Apesar do tamanho, e até por conta dele, ela oferece um nível altíssimo de dificuldade aos praticantes do Pilates, exigindo muito equilíbrio, controle, organização e até força e mobilidade para a execução dos movimentos.

Seguindo no quesito praticidade, a Chair pode ser movida e transportada com facilidade. Porém não é só de praticidade que o equipamento vive. A alta resistência oferecida pelas molas dos pedais da Chair convidam o praticante a uma execução desafiadora em termos de intensidade. Com o jogo das molas, é possível facilitar ou dificultar o movimento, a depender da demanda do público. A pequena superfície de apoio desafia o praticante e leva os exercícios a níveis altos de controle. Acoplando à Chair uma caixa da mesma altura, se pode oferecer um apoio maior e assim facilitar para os alunos mais iniciantes.

Assim, chegamos a outra grande qualidade do aparelho, que é a sua adaptabilidade a públicos diversos. Na Chair, é possível realizar exercícios em todas as posições, ou seja, sentado, em pé e até deitado de lado, de frente ou de costas. Também é possível utilizar os apoios laterais de braço, as alças, ou retirá-las. E, ainda, dá para agregar vários acessórios ao trabalho .

A partir de agora, vamos apresentar os principais tipos de Chair disponíveis no mercado.

Combo Chair

A Combo Chair é a Chair mais completa e mais vendida do mercado. Tanto o design quanto a geometria do aparelho têm desenho cuidadoso, resultando em um equipamento que reúne, simultaneamente, beleza e funcionalidade. A Combo Chair da Balanced Body é representada pela Physio Pilates no Brasil.

 

combo chair
Combo Chair

 

O layout do aparelho foi desenvolvido com a colaboração do Dr. Brent Anderson, presidente e CEO da Polestar Pilates. Ele inseriu pedais independentes ao aparelho, que elevam os desafios e possibilitam movimentos rotatórios do tronco e movimentos recíprocos das extremidades. O modelo fez tanto sucesso, que acabou replicado por outros fabricantes.

Inclusive, o equipamento possui dimensões bem estudadas, pois sua altura combina perfeitamente com o Cadillac. Além disso, a Combo Chair utiliza as molas Balanced Body, de alta qualidade. Ou seja, o aparelho garante total segurança aos praticantes e muita durabilidade aos profissionais. São duas tensões de molas disponíveis, e várias alturas de fixação das mesmas, para ajustar à necessidade do cliente.

» Características da Combo Chair

– Sistema Cactus de conexão permite uma troca fácil, rápida e segura das molas;

– 4 posições de fixação no Cactus para cada mola;

– 4 molas (02 brancas e 02 pretas);

– Pedais que permitem movimento independente e alternado das pernas, tronco e braços, mas que pode virar apenas um pedal  único com a simples inserção de um  bastão;

– Pedais com revestimento acolchoado e antiderrapante, garantindo conforto e segurança;

– Alças laterais de inox acolchoadas para as mãos, que se ajustam em três alturas e são removíveis;

– Rodinhas que permitem movimentação rápida e fácil do equipamento.

– Tamanho do aparelho: 65x81x58 (AxCxL), com peso de 35kg.

Step Chair

A Step Chair segue a geometria da Combo Chair, no que diz respeito à presença de pedais com movimentos independentes. Assim, ela permite movimentos de rotação do tronco e movimentos recíprocos das extremidades. Além disso, seus pedais, em madeira, são fixados com dobradiças de aço inox.

"Step

 

A altura da Step Chair também é compatível com o Cadillac. Além disso, foram usadas molas Balanced Body, para aumentar a segurança e a durabilidade do equipamento.

» Características da Step Chair

– Sistema Cactus de conexão permite uma troca fácil, rápida e segura das molas;

– 4 posições de fixação no Cactus para cada mola;

– 4 molas (02 brancas e 02 pretas);

– Pedais que permitem movimento independente e alternado das pernas, tronco e braços e, que com a simples inserção do bastão, funcionam como um único;

– Pedais com revestimento acolchoado e antiderrapante, garantem uma utilização confortável e segura;

– Alças laterais de inox, com acolchoamento para as mãos, que se ajustam em três alturas e são removíveis.

– Tamanho do aparelho: 66,5x78x55 (AxCxL), pesando 36kg.

Wunda Chair

O Wunda Chair é um equipamento mais simples e o mais utilizado entre os profissionais de Pilates Clássico de todo o mundo. Isso porque é o aparelho que preserva as características desenvolvidas no século passado pelo criador do método, Joseph Pilates. É então a Cadeira tradicional, com o design original. Na Physio Pilates, ela possui seis anos de garantia.

"Wunda

 

O chassi é de madeira maciça, o que garante estabilidade e durabilidade. Assim, a Wunda Chair se destaca pela robustez e segurança. Suas medidas são exatamente as mesmas do modelo de origem. Ademais, ela também possui molas Physio Pilates. Ou seja, possuem nível de qualidade superior e oferecem total segurança.

» Características da Wunda Chair

– Design clássico e sistema de construção utilizando madeira maciça no seu chassi;

– Serve como cadeira de exercícios ou como poltrona. Portanto, basta virar o equipamento, e o pedal será o suporte para acrescentar a almofada no assento;

– Excelente para uso doméstico ou para quem tem pouco espaço;

– Pedal sólido com abafador de ruído e antiderrapante;

– Duas molas;

– Tamanho do aparelho: 61x77x54 (AxCxL), pesando 24kg

High Chair

O High Chair surgiu a partir da adaptação promovida por Joseph Pilates em uma cadeira de rodas. Assim, ao acrescer um encosto a ela, foi possível dar mais suporte  para pessoas com limitação de movimento.

"High

 

Também conhecida por Eletric Chair, a Cadeira é hoje um importante aparelho do método, para trabalhar o corpo todo . O equipamento possui um encosto  de madeira na parte posterior, a fim de que o aluno possa apoiar a coluna durante a execução de alguns exercícios.

As alças laterais em aço inox oferecem assistência durante os movimentos. Existem modelos com pedal único e modelos que possuem dois pedais.

Arm Chair ou Baby Chair

A Arm Chair, ou Baby Chair, é uma ferramenta maravilhosa do Pilates para desenvolvimento de controle de todo o corpo, em especial braços e tronco superior . Além disso, é muito eficiente para restaurar equilíbrio, estabilidade, função e força, nos casos de alunos que apresentam mais dificuldades e/ou limitações na parte superior do corpo.

"Arm

 

Possui um encosto móvel que se inclina para frente e para trás e tem as suas molas posicionadas na parte posterior do aparelho. De todos os equipamentos do método, a Baby Chair é a que utiliza as molas mais leves, porque são movidas pelos braços.

Arm Chair, Baby Chair, Chair, Chair para pilates, Combo Chair, Guia completo pilates, High Chair, Step Chair, Tipos de chair, tipos de chair para pilates, Wunda Chair
Post anterior
O Pilates e o princípio da respiração
Próximo post
Posição quadrúpede no CoreAlign: veja variação

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This