A Chair é um equipamento de Pilates compacto, mas muito versátil. O seu formato é composto por uma estrutura que simula uma poltrona, com assento confortável, um pedal ou em alguns modelos dois pedais independentes e apoios de mãos laterais removíveis. Assim como os outros equipamentos de Pilates, ela possibilita um trabalho intenso de todo o corpo, com  a resistência e assistência oferecidas pelas molas ligadas ao(s) pedal(is).

Apesar do tamanho reduzido, a Chair é um aparelho extremamente funcional. Ele possibilita trabalhar com eficiência e intensidade o power house, os membros superiores e na verdade todo o corpo. Por ser menor que o Cadillac ou o Reformer, a Chair pode ser bem mais desafiadora, já que a base de apoio diminui.

Também conhecida pela sua tradução em português, a Cadeira permite que o profissional elabore uma quantidade muito grande de exercícios. Algumas teorias contam que ela foi desenvolvida por Joseph Pilates para oferecer as mesmas potencialidades do Reformer , mas com seu  formato mais simples e reduzido,  podendo ser utilizada  até dentro de casa, considerando os  espaços menores   de uma cidade grande onde o metro quadrado é caro.

Independente da veracidade dessa explicação, fato é que a Chair conquistou um público fiel e já possui seu espaço próprio. Ou seja, ela ocupa os studios de Pilates ao lado do Reformer, oferecendo incríveis desafios e exigindo muita força e equilíbrio dos praticantes de Pilates.

Benefícios da Chair

A princípio, não há como discutir a praticidade que a Chair oferece. Seu tamanho permite que ela seja instalada em qualquer ambiente Apesar do tamanho, e até por conta dele, ela oferece um nível altíssimo de dificuldade aos praticantes do Pilates, exigindo muito equilíbrio, controle, organização e até força e mobilidade para a execução dos movimentos.

Seguindo no quesito praticidade, a Chair pode ser movida e transportada com facilidade. Porém não é só de praticidade que o equipamento vive. A alta resistência oferecida pelas molas dos pedais da Chair convidam o praticante a uma execução desafiadora em termos de intensidade. Com o jogo das molas, é possível facilitar ou dificultar o movimento, a depender da demanda do público. A pequena superfície de apoio desafia o praticante e leva os exercícios a níveis altos de controle. Acoplando à Chair uma caixa da mesma altura, se pode oferecer um apoio maior e assim facilitar para os alunos mais iniciantes.

Assim, chegamos a outra grande qualidade do aparelho, que é a sua adaptabilidade a públicos diversos. Na Chair, é possível realizar exercícios em todas as posições, ou seja, sentado, em pé e até deitado de lado, de frente ou de costas. Também é possível utilizar os apoios laterais de braço, as alças, ou retirá-las. E, ainda, dá para agregar vários acessórios ao trabalho .

A partir de agora, vamos apresentar os principais tipos de Chair disponíveis no mercado.

Combo Chair

A Combo Chair é a Chair mais completa e mais vendida do mercado. Tanto o design quanto a geometria do aparelho têm desenho cuidadoso, resultando em um equipamento que reúne, simultaneamente, beleza e funcionalidade. A Combo Chair da Balanced Body, representada pela Physio Pilates no Brasil, ainda oferece a maior garantia disponível no mercado, qual seja, de seis anos.

 

combo chair

Combo Chair

 

O layout do aparelho foi desenvolvido com a colaboração do Dr. Brent Anderson, presidente e CEO da Polestar Pilates. Ele inseriu pedais independentes ao aparelho, que elevam os desafios e possibilitam movimentos rotatórios do tronco e movimentos recíprocos das extremidades. O modelo fez tanto sucesso, que acabou replicado por outros fabricantes.

Inclusive, o equipamento possui dimensões bem estudadas, pois sua altura combina perfeitamente com o Cadillac. Além disso, a Combo Chair utiliza as molas Balanced Body, de alta qualidade. Ou seja, o aparelho garante total segurança aos praticantes e muita durabilidade aos profissionais. São duas tensões de molas disponíveis, e várias alturas de fixação das mesmas, para ajustar à necessidade do cliente.

» Características da Combo Chair

– Sistema Cactus de conexão permite uma troca fácil, rápida e segura das molas;

– 4 posições de fixação no Cactus para cada mola;

– 4 molas (02 brancas e 02 pretas);

– Pedais que permitem movimento independente e alternado das pernas, tronco e braços, mas que pode virar apenas um pedal  único com a simples inserção de um  bastão;

– Pedais com revestimento acolchoado e antiderrapante, garantindo conforto e segurança;

– Alças laterais de inox acolchoadas para as mãos, que se ajustam em três alturas e são removíveis;

– Rodinhas que permitem movimentação rápida e fácil do equipamento.

– Tamanho do aparelho: 65x81x58 (AxCxL), com peso de 35kg.

Step Chair

A Step Chair segue a geometria da Combo Chair, no que diz respeito à presença de pedais com movimentos independentes. Assim, ela permite movimentos de rotação do tronco e movimentos recíprocos das extremidades. Seus pedais, em madeira, são fixados com dobradiças de aço inox.

Step Chair

Step Chair

 

A altura da Step Chair também é compatível com o Cadillac. As molas Balanced Body foram utilizadas para aumentar a segurança e a durabilidade do equipamento.

» Características da Step Chair

– Sistema Cactus de conexão permite uma troca fácil, rápida e segura das molas;

– 4 posições de fixação no Cactus para cada mola;

– 4 molas (02 brancas e 02 pretas);

– Pedais que permitem movimento independente e alternado das pernas, tronco e braços e, que com a simples inserção do bastão funcionam como um único;

– Pedais com revestimento acolchoado e antiderrapante, garantem uma utilização confortável e segura;

– Alças laterais de inox, com acolchoamento para as mãos, que se ajustam em três alturas e são removíveis.

– Tamanho do aparelho: 66,5x78x55 (AxCxL), pesando 36kg.

Wunda Chair

O Wunda Chair é um equipamento mais simples e o mais utilizado entre os profissionais de Pilates Clássico de todo o mundo. Isso porque é o aparelho que preserva as características desenvolvidas no século passado pelo criador do método, Joseph Pilates. A Wunda Chair é então a Cadeira tradicional, com o design original. Na Physio Pilates, ela possui seis anos de garantia.

Wunda Chair

Wunda Chair

 

O chassi é de madeira maciça, o que garante a estabilidade e durabilidade da Chair. Assim, a Wunda Chair se destaca pela robustez e segurança. Suas medidas são exatamente as mesmas do modelo de origem. Ademais, ela também possui molas Physio Pilates, que possuem nível de qualidade superior e oferecem total segurança.

» Características da Wunda Chair

– Design clássico e sistema de construção utilizando madeira maciça no seu chassi;

– Serve como cadeira de exercícios ou como poltrona. Basta virar o equipamento, e o pedal será o suporte para acrescentar a almofada no assento;

– Excelente para uso doméstico ou para quem tem pouco espaço;

– Pedal sólido com abafador de ruído e antiderrapante;

– Duas molas de Chair;

– Tamanho do aparelho: 61x77x54 (AxCxL), pesando 24kg

High Chair

O High Chair surgiu a partir da adaptação promovida por Joseph Pilates em uma cadeira de rodas. Ao acrescer um encosto  a esta, foi possível dar mais suporte  para pessoas com limitação de movimento.

High Chair

High Chair

 

Também conhecida por Eletric Chair, a Cadeira é hoje um importante aparelho do método, para trabalhar o corpo todo . O equipamento possui um encosto  de madeira na parte posterior, a fim de que o aluno possa apoiar a coluna durante a execução de alguns exercícios.

As alças laterais em aço inox oferecem assistência durante os movimentos. Existem modelos com pedal único e modelos que possuem dois pedais.

Arm Chair ou Baby Chair

A Arm Chair, ou Baby Chair, é uma ferramenta maravilhosa do Pilates para desenvolvimento de controle de todo o corpo, em especial braços e tronco superior . Além disso, é muito eficiente para restaurar equilíbrio, estabilidade, função e força, nos casos de alunos que apresentam mais dificuldades e/ou limitações na parte superior do corpo.

Arm Chair

Arm Chair

 

Possui um encosto móvel que se inclina para frente e para trás e tem as suas molas posicionadas na parte posterior do aparelho. De todos os equipamentos do método, a Baby Chair é a que utiliza as molas mais leves, já que são movidas pelos braços.

, , , , , , , , , ,
Post anterior
O Pilates e o princípio da respiração
Próximo post
Posição quadrúpede no CoreAlign: veja variação

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This