Como empreender com Pilates em 7 passos

dicas para empreender com Pilates

A tarefa de empreender com Pilates parece muito mais complexa do que realmente é. A barreira que separa a decisão consciente da precipitação se chama planejamento. Quanto melhor você planejar o seu studio, mais chances de ele tem de crescer e dar certo. Mas o que significa planejar? Tem a ver justamente com pensar em cada detalhe que envolve o empreendedorismo.

Você precisa verificar o orçamento disponível, analisar a parte estrutural, levantar as questões burocráticas que devem ser resolvidas, identificar os recursos humanos necessários ao funcionamento do espaço e também avaliar como será a rotina de trabalho. Nesse artigo, te apresentaremos, portanto, 10 etapas para quem quer abrir o próprio studio de Pilates.

1. Informe-se sobre os aspectos legais para empreender com Pilates na região que você mora

A abertura de qualquer negócio exige o cumprimento de legislações e obrigações fiscais. Não é diferente para empreender com Pilates. Ou seja, é fundamental saber como registrar o seu negócio, quais alvarás você precisa, quais impostos terá que pagar, como é feita a emissão de nota fiscal, o registro dos funcionários etc.

Sim, são muitas questões envolvidas, mas nada que um bom contador não possa te ajudar. Então, para não correr o risco de cometer algum equívoco, você pode buscar um profissional que te oriente acerca da abertura da empresa.

2. Avalie o mercado da região onde você pretender abrir seu studio

Uma das etapas mais importantes do planejamento para empreender com Pilates é justamente fazer a análise do mercado. Isso significa que você deve avaliar o público-alvo, a concorrência, a acessibilidade. Ou seja, faça um levantamento de todos os prós e contras relacionados ao local. Existem excelentes ferramentas disponíveis, para te ajudar nesse sentido, a exemplo da Análise Setorial, da Análise de Cenários, da Análise SWOT, da definição das Metas SMART. Com todos os dados em mãos, você conseguirá identificar se a região é a melhor opção para o seu studio.

3. Escolha o espaço físico 

Temos um artigo muito bom aqui no blog, com várias dicas para te ajudar a escolher a estrutura física do seu studio de Pilates. A definição do espaço irá impactar em várias questões, como, por exemplo, na aquisição de equipamentos e acessórios. Com a definição do espaço, você terá mais elementos para definir quais aparelhos investir inicialmente, especialmente em razão do espaço disponível.

Aqui vale pensar em questões adjacentes. Por exemplo, você pode optar por um espaço maior, que tenha outras salas, para alugar essas salas a outros profissionais de áreas correlatas, como nutricionista, fisioterapeuta etc. Ou, ainda, você pode investir em uma sala grande, para compartilhar o espaço com outro profissional de Pilates.

4. Invista em aparelhos de qualidade, duráveis e seguros

A escolha dos equipamentos e acessórios para o seu studio de Pilates é uma etapa importante. Lembre-se que esse é um projeto de vida, portanto, faça escolhas inteligentes e conscientes. Aqui, vale a máxima de que o barato sai caro. Então, escolha aparelhos que tenham qualidade comprovada. Aparelhos duráveis te darão muito menos problemas ao longo do tempo. Isso reduzirá seu com manutenção e substituição.

Temos um artigo completo orientando como escolher equipamentos de Pilates. Nossa recomendação é que você monte o seu studio com os equipamentos da Physio Pilates. A empresa possui mais de 30 anos de mercado e representa com exclusividade no Brasil a Balanced Body, que é a maior fabricante de equipamentos de Pilates do mundo.

Além das questões relativas à longa vida útil dos equipamentos de qualidade, tem também o fator segurança. Ou seja, investir em bons equipamentos te dará tranquilidade em relação à segurança de seus alunos e dos profissionais. Não negligencie essa etapa.

5. Defina os recursos humanos necessários

Identifique qual a equipe será necessária para atuar no seu studio de Pilates. Você precisará contratar outros profissionais de Pilates? Precisará de alguém para o atendimento? Uma boa ideia é compartilhar o espaço, para otimizar os seus custos. Ou seja, você pode alugar o studio para outros profissionais em horários ou dias específicos. Essa etapa também requer uma atenção especial, afinal, o atendimento fará total diferença na conquista e fidelização de clientes. Escolha bons profissionais para trabalhar ao seu lado, porque o seu nome estará em jogo.

6. Pense nas formas de divulgação do seu studio

De que forma você irá divulgar o seu espaço, para que ele se torne conhecido? Nessa etapa, vale a pena investir nas redes sociais, que hoje são uma fonte inesgotável de oportunidades para o marketing digital. Além disso, você pode pensar em criar parcerias com empresas e oferecer descontos aos clientes destas empresas. Aqui, você precisa considerar o seu público-alvo e como chegar até ele. Não existe uma fórmula mágica, é necessário estudar as possibilidades e escolher aquelas que se adequem melhor ao seu espaço e objetivos.

7. Dê o primeiro passo!

O sonho não se tornará realidade se você não der o primeiro passo. Para empreender com Pilates, assim como em qualquer outra área de atuação, você precisa começar a agir. Uma boa forma de começar, é buscar a assessoria do Sebrae de sua cidade. O órgão oferece várias orientações e cursos gratuitos para quem busca o caminho do empreendedorismo. Ademais, eles têm um material online disponível justamente para quem busca abrir um studio de Pilates.

+Q Pilates, Empreender com Pilates, Physio Pilates
Post anterior
Exercite-se para viver mais
Próximo post
Conheça os 4 principais aparelhos de Pilates

Mais Posts:

Mulher praticando Pilates realizando elevação pélvica

5 motivos para fazer Pilates

Estudos, Notícias, Pilates
O Pilates é um método revolucionário, porque consegue promover melhorias significativas na qualidade de vida de todos os públicos, em todas as faixas etárias e com condições clínicas variadas. Seja…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This