Por que fazer Pilates? Conheça 5 motivos

Entenda por que fazer pilates

O Pilates é uma das atividades físicas mais versáteis, que consegue trabalhar a musculatura de todo o corpo, oferece inúmeros benefícios, é indicado para objetivos diversos e pode ser praticado por todos os públicos. Além disso, o método pode ser utilizado tanto para trabalhar a parte de condicionamento físico, quanto para bem estar geral e refinamento de performance corporal, além de reabilitação e prevenção de lesões. Com essas informações básicas, você já consegue mensurar a importância do método, mas, dentre as tantas vantagens, vamos apresentar aqui 5 motivos por que fazer Pilates.

1. Fortalece toda a musculatura do centro de forças

O método trabalha toda a musculatura profunda do indivíduo, os chamados músculos profundos ou locais. Eles, inclusive, funcionam como suporte para executar todos os movimentos corporais, incluindo os exercícios do Pilates. São músculos profundos, importantes para estabilizar a coluna e sustentar os órgãos internos. Ou seja, contribuem para a postura correta e, consequentemente, interferem positivamente no equilíbrio e nas estratégias motoras inteligentes e eficientes do corpo.

Assim, a prática do Pilates auxilia no alinhamento da coluna. Isso significa que o praticante conquistará a posição ideal do corpo, a fim de que consiga executar os movimentos do dia a dia de forma mais eficiente possível, sem impor estresse desnecessário às articulações. Tudo isso a partir dos seus seis princípios basilares, a concentração, controle, precisão, centralização, respiração e fluidez.

São esses princípios que servirão de suporte para a execução de cada movimento. E, no Pilates, o movimento inicia a partir da ativação do alongamento axial, ou vertical da coluna. Por isso, o Pilates é tão eficiente no fortalecimento de todo o corpo e interfere tão positivamente na postura e equilíbrio.

2. Indicado para objetivos variados

Uma das grandes vantagens do Pilates é, sem dúvida alguma, a sua versatilidade, pois ele consegue oferecer excelentes resultados a diversos objetivos. Assim, se você busca condicionamento físico, fortalecimento muscular, tratamento para problemas de saúde físicos ou neurológicos, prevenção e até mesmo a perda de gordura corporal, o método possui soluções eficientes.

O importante é que, ao procurar o profissional, você esclareça quais são suas necessidades e objetivos com a prática do método. O profissional levará em conta suas demandas e também as questões que ele identificar durante sua avaliação. A partir daí, você terá acesso a uma rotina de exercícios individualizada, focada em suas metas específicas.

Por que fazer pilates? Saiba aqui

3. Por que fazer Pilates? O método oferece resultados rápidos

Sim, é verdade! Você consegue perceber os primeiros resultados com poucas semanas de treino de Pilates. Mas isso só será possível se você se comprometer com suas aulas. Ou seja, é fundamental seguir as orientações que o seu professor passar, cumprir os horários, manter a assiduidade e se concentrar nos movimentos durante a prática. Tudo isso em conjunto promoverá benefícios rapidamente perceptíveis na sua qualidade de vida.

Isso acontece, porque o Pilates é um método que trabalha com o movimento eficiente. Cada exercício possui uma construção que vai do movimento mais básico ao mais avançado, de forma progressiva. Além disso, o método oferece uma gama de possibilidades, com exercícios no solo, em aparelhos e até com auxílio de acessórios variados.

É fundamental também escolher um bom instrutor, para que você esteja nas mãos de um profissional competente e apto a desenvolver um plano de aula efetivamente individualizado. O Pilates não funciona como uma receita de bolo, pois cada aluno possui demandas específicas, e o método apresenta uma enorme variedade de movimentos. Assim, o profissional precisa ter bagagem e conhecimento técnico suficientes para elaborar um plano de aula que atenda de forma adequada essas demandas.

Mais do que isso, é necessário que o professor consiga enxergar o aluno além do que ele fala, por meio dos movimentos que ele executa durante as aulas. Dessa forma, o instrutor conseguirá compreender os sinais que o aluno mostra e adaptar os movimentos em busca dos melhores resultados.

4. O Pilates ajuda a desenvolver a consciência corporal

Você sabe o que significa consciência corporal e como ela exerce influência no dia a dia das pessoas? Pois se você não sabe a resposta, não se sinta excluído. Muitas pessoas também não possuem compreensão clara sobre o tema, por isso vamos trazê-lo aqui.

A consciência corporal tem a ver com a percepção e o conhecimento do próprio corpo. Ou seja, o conceito engloba questões referentes à educação postural, coordenação motora e à orientação espacial. E, sim, também tem a ver com a otimização da respiração. Em outras linhas, a consciência corporal se relaciona com o conhecimento e domínio do próprio corpo, na busca por cada vez mais autonomia e eficiência nas práticas motoras.

O criador do método, Joseph Pilates, já dizia que o Pilates é estar presente, concentrado e nunca distraído. Assim é que o método auxilia no desenvolvimento da consciência corporal. Por meio dos seus princípios, o método estimula que o praticante assuma o controle do próprio corpo, observe como ele se movimenta, conecte cada movimento de maneira fluida.

Além disso, o método facilita uma respiração mais profunda e melhor distribuída durante os movimentos. Isso colabora para aliviar as tensões e para a própria execução do movimento com mais eficiência e competência. O resultado disso é muito mais qualidade de vida para o praticante do método.

Cinco motivos por que fazer Pilates
Cinco motivos por que fazer Pilates

5. Indicado para todos os públicos

Você sabia que o Pilates não possui nenhuma contraindicação absoluta? Ou seja, o método é indicado para todos os públicos, das crianças aos idosos. Além disso, o Pilates possui uma vertente em reabilitação muito forte, o que significa que o método é também indicado como terapia alternativa para o cuidado uma série de questões relativas à saúde.

Em nosso blog, você pode conferir os benefícios do Pilates no tratamento, por exemplo, da dismenorreia, incontinência urinária, câncer, problemas com o sistema vestibular, problemas posturais e até de doenças neurológicas. Ademais, o método apresenta inúmeras vantagens também para as gestantes e para os portadores de necessidades especiais, como o nanismo.

+Q Pilates, Atividade Fisica, bem-estar, Physio Pilates, Revista Mais Que Pilates
Post anterior
Shelly Power responde 7 dúvidas sobre respiração
Próximo post
Entrevista: Alice Becker fala sobre o Pilates no Brasil

Mais Posts:

Guias de Movimento centrada no Controle da Fáscia proximal da marcha

George, um eco empreendedor de 6’4 “, chega para a sua nomeação de Pilates movendo-se com cautela. Sua parte inferior direita se sente vulnerável como se pudesse sair a qualquer momento. O parceiro de George, que vem às sessões várias vezes por semana, incentivou George para tentar Pilates. George agenda suas nomeações entre viagens de negócios, com uma média de duas vezes por mês.

3 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This