Como corrigir a postura com o Pilates

Saiba como corrigir a postura

A postura tem relação direta com a saúde, qualidade de vida e bem-estar geral das pessoas. As comuns e incômodas dores nas costas causam não apenas desconforto, mas também refletem na qualidade de vida do indivíduo. Por isso, adotar uma postura adequada se torna tão importante. Nesse contexto, saber como corrigir a postura é fundamental. E o uso do Pilates para esse fim é eficiente e cientificamente comprovado.

A insatisfação com a postura pode decorrer não apenas de fatores clínicos, mas também de questões estéticas, já que interfere na posição do corpo. No entanto, ainda que o problema comece com uma questão estética, é bem provável que a má postura se torne um inconveniente depois. Muito provavelmente, em algum momento da vida, a má postura vai causar dores e desconfortos, podendo também provocar disfunções fisiológicas.

Finalmente, o que é postura?

Como corrigir a postura? Com Pilates

A definição de postura, para os teóricos do assunto, possui dois sentidos. No primeiro deles, diz respeito à maneira de se sustentar o próprio corpo. A segunda, por sua vez, tem a ver com a posição do corpo direcionada à realização de uma atividade específica.

Alguns autores, inclusive, defendem que não existe uma única postura correta. O que existe, portanto, é uma postura adequada a cada indivíduo, capaz de suprir as suas necessidades mecânicas e mantê-lo em uma posição ereta, exigindo o mínimo de esforço muscular e articular.

Uma postura correta exige um nível de simetria, para que não haja sobrecarga em alguma estrutura do corpo exigida no processo de sustentação. Assim, se é identificada uma assimetria, ela poderá causar desequilíbrios, problemas de mobilidade, funcionalidade, flexibilidade e dores. Por isso, é importante conhecer como corrigir a postura.

Principais causas e por que entender como corrigir a postura

São inúmeras as razões que podem causar problemas posturais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial já sentiu ou vai sentir dores de coluna em algum momento da vida. E muitas vezes, essa dor vem associada a um problema na postura. Ou seja, trata-se de um problema muito comum, que aflige uma quantidade significativa de pessoas.

Dentre os principais fatores que levam a problemas de posturas incorretas estão, por exemplo, o hábito de manter a postura inadequada ao longo das tarefas diárias; encurtamento muscular; dores na região; problemas relacionados aos ligamentos ou articulações; sobrepeso ou obesidade; e fraqueza muscular geral.

Buscar identificar a causa do problema com a postura é fundamental, para que o indivíduo consiga tratá-la com eficiência e ter qualidade de vida. Corrigir a postura, muitas vezes, será consequência do tratamento dessa causa, por isso é tão necessário identificá-la.

Como corrigir a postura? Aposte no Pilates

Aprenda como corrigir a postura com o Pilates

O Pilates é um método de movimento aplicável no ambiente de fitness  ou artístico e também de reabilitação. Um dos grandes benefícios do Pilates é justamente a correção postural e o alívio das dores e disfunções associadas à coluna. Inicialmente, é fundamental destacar que a boa postura está proporcionalmente ligada à relação e o conhecimento que o indivíduo possui do  próprio corpo.

Ou seja, manter uma boa postura exige o desenvolvimento da consciência corporal. Por outro lado, as consequências dos problemas posturais são muito desagradáveis. Além das dores frequentes e persistentes, muitas pessoas relatam falta de ar e dificuldade com a respiração.

Essas queixas ligadas ao sistema respiratório acontecem por tanto a manutenção de má postura por tempo prolongado ou de forma repetitiva, como por deformidades que comprimem a caixa torácica do indivíduo, reduzindo sua capacidade respiratória. Assim, quando você curva demais o seu corpo, você comprime uma parte dos pulmões, reduzindo sua expansão e a consequente  absorção de oxigênio.

Essa postura comprimida afeta todo fluxo de energia e de líquidos dos diversos tecidos, a comunicação e portanto a troca de informações e substâncias entre todas as partes do corpo. 

Resumindo, essa diminuição de oxigenação, fluxo e de trocas, afeta praticamente todo o corpo e todas nossas funções fisiológicas, nosso humor, nosso sono e até mesmo nossa percepção da vida. 

De que forma o Pilates ajuda a  corrigir a postura?

O Pilates trabalha com a tríade corpo, mente e espírito. O método desenvolve a consciência corporal e o controle muscular. Um de seus pontos fortes, historicamente falando, é o trabalho com o Power House, o centro de força do indivíduo. Essa região possui vários músculos, que, integrados com o sistema musculoesquelético, estabilizam a coluna, na estática e na dinâmica, sustentando órgãos internos e otimizando postura.

Ao ativar e fortalecer o power house e integrá-lo ao corpo de forma harmônica, o praticante de Pilates alcança benefícios importantes, como redução de dores, estabilização da coluna e melhora da postura. Ademais, o Pilates fortalece todo o corpo, incluindo de forma importante a região abdominal, contribuindo para que todo o corpo realize movimentos do dia a dia mais eficientes.

O movimento eficiente evita sobrecargas desnecessárias nas articulações, por exemplo, e para evitar lesões. O inventor do Pilates, Joseph Pilates, chamava seu método de Contrologia e já dizia na sua época, o quão necessário é que todo o corpo esteja em controle perfeito, para que o indivíduo alcance uma boa postura.

Considerando essas questões, é salutar a prática do Pilates para a conquistar uma postura mais adequada. Com os exercícios, o praticante passa a manter a postura com mais naturalidade, diminuindo o esforço por manter as partes do corpo numa relação mais econômica entre elas.

Como a postura está ligada ao alinhamento do corpo e sua funcionalidade, é importante praticar uma atividade direcionada a promover melhorias e corrigí-la. Dentre as disponíveis, o Pilates ganha destaque.

Por fim, o Pilates ajuda na propriocepção e na percepção do próprio corpo. Assim, fica mais fácil manter o alinhamento do corpo e se movimentar de uma maneira resolutiva, com menos esforço e mais eficiência. Ficamos mais confiantes e nossa vida fica mais leve e prazerosa.

, , , ,
Post anterior
Como envelhecer de forma saudável?
Próximo post
Footwork Series na Wunda Chair

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This