A instrutora de Pilates Clássico e colunista de nossa revista, Aline Haas, apresenta no vídeo um pouco da história do aparelho, além de fazer uma demonstração do Footwork Series na Wunda Chair. O nome do equipamento tem uma história curiosa, já que é originário da palavra wonderful, que significa maravilhoso. Portanto, a chamada cadeira maravilhosa oferece infinitas possibilidades ao profissional de Pilates.
É possível treinar todo o corpo na Wunda Chair, tanto membros superiores quanto inferiores, o power house, tronco, cintura escapular, cintura pélvica e tudo mais que o profissional quiser. Para isso, basta usar a criatividade na construção das sequências de aulas.
Curiosidade sobre a Wunda Chair
Joseph Pilates criou o aparelho para que ele pudesse ser utilizado dentro dos apartamentos. Além de funcionar como equipamento de Pilates, a Wunda Chair é um móvel útil no espaço. Assim, quando não estiver em uso nos treinos, o aparelho se transforma em uma poltrona/cadeira.
Seu design diferenciado, no entanto, apresenta molas e ganchos. Ao virar a poltrona, o indivíduo tem uma Wunda Chair pronta para todo tipo de exercício, mesmo dentro de sua própria casa.
Footwork Series na Wunda Chair
A série apresentada por Aline Haas também também pode ser executada no Reformer. Porém, nessa posição, os exercícios trabalham em um outro nível de resistência.
Para realizar o Footwork Series na Wunda Chair, é importante colocar uma mola no ponto mais alto e outra no ponto mais alto dos ganchos. A altura da mola, no entanto, pode variar de acordo com a intensidade do exercícios.
Outra dica importante é prestar atenção no alinhamento de todo o corpo, e especialmente no posicionamento dos pés, das pernas e na posição dos braços, que pode variar um pouco. A partir daí, é só descer e subir os pés, controlando o movimento com a resistência das molas.
Agora é só realizar os exercícios!