Romana Kryzanowska e a primeira geração do Pilates

Romana Kryzanowska

O Pilates, diferentemente da Dança, da Yoga, das Artes Marciais, dentre outras técnicas tem apenas um criador. Por isso, podemos dizer que o método é único, e as pessoas que divulgam e trabalham com essa técnica honram a integridade da proposta original. O seu criador é Joseph Pilates, que teve na aluna Romana Kryzanowska uma discípula, para quem transmitiu os ensinamentos pessoalmente. E

Romana era uma jovem bailarina da School of American Ballet, que havia lesionado seu tornozelo e estava impedida de dançar. Na época (1941), no entanto, não havia a fisioterapia ou a medicina esportiva. Por isso, a única alternativa era a cirurgia. Ainda assim, naquele período, muito pouco desenvolvida para estes casos.

Romana Kryzanowska ea primeira experiência com o Pilates

Romana foi levada até Joseph Pilates por George Balanchine e passou a fazer aulas de Pilates. Já na sua primeira sessão, estranhou o fato de que precisava exercitar todo o corpo, para tratar apenas uma lesão de tornozelo. Ela não compreendia porque fazia exercícios não específicos para a área lesionada.

Após a sua terceira sessão, notou que já não havia inchaço e que não mais sentia dor. Assim, compreendeu o primeiro princípio do método: “circulação cura”.

Quando retornou às aulas de ballet, notou que tinha mais força, equilíbrio corporal e domínio de seus movimentos. Além disso, estava totalmente recuperada. Tornou-se aluna de Pilates e, já em 1942, professora sob supervisão de Joseph. Posteriormente, em 1973, passou a ter direito a 50% da renda do estúdio de Nova York (PANELLI e De MARCO, 2016).

Eu percebi que algo estava diferente, uma sensação agradável de equilíbrio e de força integrados, que eu nunca tive antes de trabalhar com Joe. Senti que tinha um completo controle de cada parte do corpo. Minha perna estava perfeita e meu trabalho estava melhor do que nunca. Desde aquele momento, passei a acreditar em Pilates (Kryzanowska, 2001).

A cura pelo Pilates: caso da família de Romana Kryzanowska

Paul Mejía, um dos filhos de Romana Kryzanowska, teve poliomielite na infância, a qual superou sem apresentar sequelas. Romana Kryzanowska afirmou que os exercícios do método contribuíram muito para a recuperação do seu filho. Isso porque Joseph Pilates criou alguns movimentos especialmente para ele (PANELLI e De MARCO, 2016).

Sari Mejia Santo, também filha de Romana Kryzanowska, foi introduzida no método aos oito anos de idade, quando teve complicações de uma enfermidade que a levou a uma cirurgia no tendão do pé. Ela ficou incapacitada para andar por seis meses. Os músculos do pé e da perna ficaram muito atrofiados, e seu prognóstico foi de que teria lesões permanentes e não voltaria a dançar.

Segundo Kryzanowska, a menina não só conseguiu recuperar-se, como voltou a dançar profissionalmente. Da mesma forma como ocorreu com Paul Mejía, foram feitas associações entre sua cura e a ajuda de exercícios de solo ensinados por Joseph(PANELLI e De MARCO, 2016).

Há várias outras histórias de curas contadas diretamente por Romana, como também por outros professores que passaram muito tempo ao seu lado. Entretanto, não há comprovações científicas de que apenas com seus exercícios Joseph Pilates tenha conseguido os resultados positivos.

Segunda geração do Pilates, pós Romana Kryzanowska

Sari Mejia representa,portanto, a segunda geração de instrutores a continuar a tradição do ensino do Pilates em sua forma original, conforme ensinado por sua mãe. Atualmente, denominam-se seguidores de Romana Kryzanowska aqueles que seguem os ensinamentos transmitidos diretamente ou indiretamente por ela. Assim como também há outras denominações relativas a outros professores que treinaram diretamente com Joseph e Clara Pilates, considerados a primeira geração de instrutores.

Um pouco mais sobre o Pilates

O método é um sistema alternativo de movimentos, utilizado na reabilitação, pós-reabilitação e no condicionamento físico. Isso significa que podemos utilizar seus princípios e benefícios desde o leito hospitalar até com atletas, bailarinos profissionais etc.

Serve de complemento a qualquer outra atividade física. Por exemplo, é muito utilizado como preparação física de bailarinos e atletas de elite. Hoje, já há muitos exemplos e algumas comprovações científicas. Publiquei minha dissertação de mestrado em 2004 provando cientificamente os resultados do método na preparação física de atletas na prevenção do surgimento de lesões.

Acessórios clássicos do método Pilates

Os denominados acessórios clássicos do Método Pilates são conhecidos como pequenos aparatos que auxiliam na aplicação da técnica, ora desafiando ora facilitando a execução. Alguns são utilizados como Pré-Pilates, ou seja, exercícios preparatórios, quando não é possível ensinar o exercício como em sua forma original. Especialmente para pessoas com necessidades especiais. A intenção é apresentá-los ou redescobri-los. São eles:

  • FOOT CORRECTOR
  • TOE CORRECTOR
  • MAGIC CIRCLE
  • NECK STRETCHER
  • TOWEL, PENCIL
  • TWO BY FOUR
  • SAND BAG OU BEAN BAG
  • MAGIC SQUARE OU NECK STRETCHER
  • AIRPLANE BOARD
  • PUSH UP DEVICE
  • BREATH A CIZER OU PINWHEEL
  • WEIGHTS
  • TENS-O- METER

A proposta é estimular as necessidades especiais e individuais com ênfase em estimular sempre todo o corpo, pois somente assim é possível obter um resultado favorável, baseado na proposta de unidade corporal desenvolvida por Joseph Pilates.

Estarei citando com relevância o FOOT CORRECTOR, por ter sido o primeiro a ser construído. Joseph Pilates estava sempre muito preocupado com os pés dos clientes, já que os pés representam a nossa “base”. Em seu livro, escreveu sobre a importância de manter essa estrutura muito forte e flexível, para que se pudesse ter um corpo alinhado corretamente e, consequentemente, saudável. Falou sobre a importância de andarmos descalços e em terrenos irregulares para evitar as atrofias e irregularidades que nos acometem devido ao uso excessivo de calçados.

Em nossos estudos sabemos que os pés sustentam o peso de nosso corpo. Por isso, há um índice elevado de lesões nos pés, como tendinites, entorses, fasceítes, hálux valgo dentre outras.

Importância dos acessórios

Esses acessórios são infinitamente importantes para o nosso trabalho diário, oferecem sempre opções para casos diversos nas mais variadas patologias. A preocupação de criar algo para que todos os casos pudessem ser atendidos fez de Joseph Pilates um grande mestre, criando esses acessórios interessantes e cuja função tem a capacidade de superar qualquer expectativa.

Benefícios do Método Pilates

O Método Pilates traz o equilíbrio entre os fatores força e flexibilidade promovendo melhor harmonia entre as cadeias musculares. Fornecendo comprimento a musculatura “encurtada” e fortalecimento aos músculos enfraquecidos e harmonizando o corpo todo.

E através da maravilhosa combinação de princípios da calma, concentração, relaxamento e flexibilidade, ao mesmo tempo em que interage com a força, o desenvolvimento do tônus muscular e o movimento.

A conclusão que me permito chegar é que Joseph Pilates, amante da beleza, das lutas e das artes gregas, possa ter se inspirado na mitologia deste povo, onde os contrários, os opostos se unem para que haja o equilíbrio. A conjunção de forças opostas nos da o significado de nossa existência! Portanto permito escrever que sua obra é completa e universal.

fbq(‘track’, ‘ViewContent’);

+Q Pilates, bem-estar, mais que pilates, Movimento, Pilates Clássico, qualidade, Revista Mais Que Pilates, Revista Online, Saúde
Post anterior
Footwork Series na Wunda Chair
Próximo post
Exercícios podem reduzir sintomas da Covid-19

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This