Como escolher o instrutor de Pilates

Como você escolhe seu instrutor de pilates

Cada vez mais pessoas estão buscando um estilo de vida saudável. Nesse contexto, o Pilates surge como uma excelente alternativa para quem deseja cuidar do corpo e da mente. Contar com um instrutor de alto nível deve ser uma das principais metas tanto para alunos quanto para studios. Por isso, vamos dar aqui algumas dicas para você saber como escolher o instrutor de Pilates.

Com o boom da modalidade no Brasil, houve um notável crescimento na oferta de profissionais do ramo, nem sempre qualificados para exercer a função. Isso pode comprometer tanto a saúde dos alunos quanto a credibilidade de quem oferece a aula. Qualquer exercício físico ensinado e executado de forma incorreta pode gerar lesões e incômodos. Então, é preciso adotar alguns critérios na hora de escolher quem vai ensinar Pilates.

A seguir, listamos algumas características essenciais a este profissional tão requisitado.

Contar com uma excelente e completa formação em Pilates

Um dos critérios fundamentais para a credibilidade de qualquer studio ou academia que deseje oferecer a prática do Pilates é contar com profissionais altamente qualificados em sua equipe.  Mas quais seriam as competências exigidas para o ensino do método? O Pilates pode ter uma aplicação multidisciplinar, na qual o método relaciona-se de acordo com atribuições de diversas categorias de profissionais.

Fisioterapeutas, por exemplo, utilizam o método voltado para a reabilitação, enquanto educadores físicos, bailarinas e terapeutas ocupacionais utilizam-no para promover o condicionamento físico. Assim, a recomendação principal, seja qual for a graduação de origem, é que o instrutor tenha um conhecimento pleno sobre anatomia e sobre as ciências que lidam com o movimento humano.

O profissional interessado em dar aulas de Pilates deve conhecer a fundo o método, estudando sua história, os princípios básicos que o norteiam, seus equipamentos e todo o repertório de movimentos. Portanto, é indispensável realizar uma Formação Completa em Pilates, com aulas práticas e teóricas. O profissional ter repertório amplo, e será fundamental contar em sua formação com a supervisão de ministrantes com larga experiência.

Para garantir que a formação seja de alto nível, capacitando o profissional a orientar adequadamente os seus alunos, o ideal é buscar cursos em escolas certificadas. Isso é o que acontece com a Physio Pilates, que segue normas estabelecidas internacionalmente, obedecendo as diretrizes determinadas pelo criador do método, Joseph Pilates.

Esse investimento acompanhará o profissional por toda a sua vida e dará mais segurança para quem contratar os seus serviços.

Conheça a formação Pilates Polestar Brasil.

Como escolher o instrutor de Pilates? Observe se ele praticar o Pilates no seu dia a dia

Para garantir que os movimentos fluam bem, uma aula de Pilates deve explorar bem o reforço visual. Em muitos casos, os alunos não conseguem compreender o exercício apenas ouvindo a explicação de como executá-lo, sendo necessário que o instrutor demonstre na prática como este funciona.

Para tanto, é preciso que o profissional tenha experiência prática e pleno domínio do método no próprio corpo, compreendendo quais musculaturas serão solicitadas em cada movimento.

Essa bagagem prática ajudará o profissional a preparar melhor uma aula, ensinando com maior precisão e entendendo as potenciais dificuldades em termos de trabalho muscular que seus alunos experimentarão durante as sessões.

Saber que o professor compreende os esforços e as facilidades do aluno em cada movimento ajuda a estreitar os laços entre ambos.

A atenção às necessidades de cada aluno é importante na hora de escolher o instrutor de Pilates

Para que as aulas de Pilates tenham o resultado desejado, é fundamental que a relação entre professor e aluno seja de total confiança e respeito mútuo. Um dos fatores que contribui para que este aspecto prevaleça é a atenção especial dada pelo instrutor a cada aluno. Isso deve ocorrer mesmo nas aulas em grupo.

É dever de um professor dedicado elaborar um programa específico para cada cliente, seja ele do nível básico, intermediário ou avançado, sabendo lidar com os diferentes tipos de corpos, modificando os exercícios de acordo com os objetivos e as limitações de cada um.

Cada caso exige um trabalho muscular específico. Dividir os exercícios de acordo com a demanda particular de cada aluno ajuda a deixar a aula mais proveitosa para quem ensina e para quem aprende.

Definir metas seguras é uma estratégia importante para gerenciar a evolução do aluno de maneira qualificada e eficiente, fortalecendo áreas particulares de seu corpo, corrigindo problemas pontuais e detectando erros de execução durante as atividades.

Oferecer um repertório de exercícios diversificado

As aulas de Pilates são estruturadas em um amplo sistema de exercícios. Ou seja, são mais de 400, entre movimentos para serem realizados no solo ou com a utilização de equipamentos e acessórios.

Uma das melhores maneiras de tornar a aula mais dinâmica e deixar os alunos instigados é modificar a programação com regularidade. Assim, o profissional altera a rotina de exercícios conforme a evolução do praticante ou da turma. Gradativamente, e respeitando os limites dos alunos, deve haver uma evolução no nível de dificuldade dos exercícios.

Essa possibilidade de customização proporcionará uma maior criatividade na montagem das aulas, ajudando na promoção de treinos mais inovadores e desafiadores.

Aprender de maneira contínua

Para evoluir e estar a par das novidades do ramo, o instrutor de Pilates deve investir em aprendizado constante. Ou seja, apostar em cursos, grupos de estudo, workshops, eventos e formações complementares ao método.

Além de se manter atualizado sobre as práticas do mercado, é possível também focar na especialização em determinados equipamentos. Ainda é possível focar no atendimento a públicos específicos, ensinando Pilates para gestantes, pessoas com algum tipo de deficiência, idosos e crianças. Ou seja, diversificar seu público-alvo.

Como escolher o instrutor de Pilates deve levar em conta esse perfil, pois reciclando-se regularmente, o profissional segue estimulado em sua prática. Além disso, ele oferecerá um serviço de alta qualidade para quem contrata seu serviço.

Para você, o que é indispensável a um grande instrutor de Pilates?

Aula de Pilates, Estúdio de pilates, Instrutor de Pilates, Pilates, Professor de Pilates, Studio de Pilates
Post anterior
Eficácia do Pilates no tratamento da dismenorreia
Próximo post
Pilates para pessoas com nanismo: saiba tudo

Mais Posts:

Nossos pés no Pilates

Hoje venho falar de uma das coisas que mais temos possibilidades para trabalhar no Pilates, e muitas vezes damos pouca importância, os pés. O pé é uma estrutura complexa formada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This