Pilates ajuda a cuidar da saúde mental. Saiba como

como cuidar da saúde mental

O tema da saúde mental envolve inúmeros fatores relacionados à qualidade de vida e bem-estar em geral. Nesse sentido, buscar práticas que promovam a saúde mental significa ter uma vida não apenas mais saudável, e também mais feliz. Nesse artigo, você entenderá o conceito de saúde mental, terá acesso a dicas sobre como preservá-la e verá como o Pilates contribui para cuidar da saúde mental das pessoas.

Afinal de conas, compreender o significado de saúde mental é fundamental para conseguir identificar as pessoas ao seu redor que estão com problemas. E isso pode salvar vidas. Então, leia esse artigo até o fim e faça sua parte na atenção consigo e com o outro.

O que é saúde mental?

Saúde mental é um conceito que define a forma como uma pessoa lida e reage às exigências e demandas da vida, especialmente diante dos obstáculos, dificuldades e adversidades. Assim, cuidar da saúde mental assume um lugar tão importante quanto cuidar da saúde física. Até porque os problemas que afetam a saúde mental, na maioria dos casos, causam sintomas físicos.

Ter saúde mental, portanto, significa muito mais do que simplesmente não ter doença mental. Ou seja, você pode não possuir diagnóstico de transtorno mental, mas, ainda assim, estar com a saúde mental abalada. Inclusive, o conceito difundido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta muito bem essa ideia.

Então, de acordo com a OMS, a saúde mental é “um estado de bem-estar, em que o indivíduo realiza suas capacidades, supera o estresse normal da vida, trabalha de forma produtiva e frutífera e contribui de alguma forma para sua comunidade”.

Ou seja, é uma situação de bem-estar geral, que permite ao indivíduo enfrentar os desafios diários impostos pela vida, sem que isso lhe cause doenças ou sintomas físicos desconfortáveis ou incapacitantes.

Como identificar que sua saúde mental não está bem

Existem algumas características que podem ser indícios de que há problemas na saúde mental. Dessa forma, se você apresenta ou conhece alguém que esteja com alguns dos sintomas abaixo, ligue o alerta.

  1. Sensação constante de desânimo, apatia e tristeza;
  2. Falta de interesse em interagir com outras pessoas e atitude de isolamento social;
  3. Compulsão alimentar, com o exagero na hora de comer;
  4. Falta de apetite frequente;
  5. Batimentos cardíacos acelerados diante de alguma situação;
  6. Sensação inesperada de medo, pânico, pavor diante de algum desafio;
  7. Sintomas físicos associados à situação de estresse, como fores de cabeça, dor de barriga, palpitação;
  8. Problemas para pegar no sono ou para manter sua regularidade;
  9. Alterações anormais no humor, irritabilidade frequente.

Dicas para manter a mente sã

No que tange às pessoas portadoras de transtornos mentais, existe uma legislação de proteção e de instituição dos direitos dessas pessoas. A Lei 10.216/01 também apresenta as diretrizes do modelo assistencial de saúde mental. Ou seja, o tema é tão importante, que é considerado uma questão de saúde pública.

Mas para além do que dita a legislação, existem pequenas mudanças de hábitos que podem ajudar na regulação da saúde mental. Assim, se você quer dar um upgrade na sua saúde mental, pode investir nas dicas abaixo:

  • Reserve um tempo de sua vida para praticar atividades de lazer, que te deem prazer e tragam sensação de bem-estar;
  • Passe mais tempo com as pessoas que você ama, ou seja, com sua família e amigos;
  • Dê atenção especial a sua autoestima, então promova ações de autocuidado;
  • Estabeleça metas e objetivos para sua vida, faça planos e planejamento para realizar seus sonhos;
  • Siga pessoas nas redes sociais que te causem bons sentimentos;
  • Mantenha hábitos alimentares saudáveis, pelo menos equilibrados;
  • Cuide de sua saúde física, ou seja, pratique atividade física com regularidade;
  • Se você está com muita dificuldade de lidar com as emoções, busque ajuda profissional. Procure um psicólogo e comece já um processo de terapia.

Como o Pilates ajuda no cuidado com a saúde mental

Dentro do item do cuidado com a saúde física, o Pilates entra como um protagonista para melhorar a saúde mental das pessoas. O método traz um conjunto de benefícios que promovem o bem-estar geral, a qualidade de vida, a saúde física, o autocuidado, as habilidades motoras, a interação social. Tudo isso, junto, é excelente para quem busca ter uma mente mais sadia.

No Pilates, existem aulas em grupo, que incentivam a troca e a interação social. Com a prática regular do método, o indivíduo desenvolve importantes habilidades, como a concentração, a flexibilidade, o equilíbrio, o controle dos movimentos. Essa habilidades são fundamentais para a execução dos movimentos do dia a dia com qualidade, eficiência, agilidade e sem dores.

Outro ponto importante é que no Pilates você aprende a respirar da forma correta. A respiração é crucial nas situações de estresse, porque interfere no autocontrole e também no controle dos batimentos cardíacos.

Por fim, o Pilates eleva a autoestima das pessoas, que passam a ter um corpo mais forte, mais bonito e também mais funcional, porque está preparado para encarar os desafios da vida. Assim, se você quer cuidar da saúde mental, procure um Studio de Pilates próximo de você e comece suas aulas.

** Se você já faz Pilates, conte pra gente nos comentários como o método ajuda sua saúde mental.

+Q Pilates, bem-estar, Physio Pilates, Pilates, Saúde Mental
Post anterior
O Pilates e o controle das sequelas da hanseníase
Próximo post
Vídeo: dica de exercício de solo no Pilates Arc

Mais Posts:

Saiba tudo sobre a Diabetes

Pilates
Estima-se que em 2035, 600 milhões de pessoas no mundo sejam diabéticas. A patologia, que tem múltiplas origens, é caracterizada pela falta de um hormônio chamado insulina (ou por sua incapacidade), que…

2 Comentários. Deixe novo

  • Mauricio Pinheiro
    30/01/2024 11:03 am

    Essas informações que vocês transmitem, são essenciais para aumentar nossos conhecimentos.

    Responder
    • +Q Pilates
      30/01/2024 4:48 pm

      Obrigada pelo feedback, Mauricio. E se tiver alguma sugestão de tema que queira que nós abordemos por aqui, é só mandar. Nosso objetivo é proporcionar conhecimento e deixar os nossos leitores e clientes cada dia mais preparados para o mercado profissional.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This