Vídeo: dica de exercício de solo no Pilates Arc

O Pilates Arc é um aparelho muito versátil e funcional, que permite a realização de uma grande diversidade de movimentos com objetivos diversos. Neste artigo, trazemos um vídeo com uma dica de exercício de solo no Pilates Arc, para mobilizar a coluna por meio de sua extensão. Quem apresenta o movimento é a presidente da Polestar Pilates Brasil, Alice Becker, com a participação da experiente profissional, Lana Scott.

Conheça o Pilates Arc

O Pilates Arc é um aparelho bastante funcional, porque é versátil e muito leve. O seu formato assimétrico é inovador e facilita a sua multifuncionalidade.

Ou seja, dá para usar o Pilates Arc como Spine Corrector, para mobilizar a coluna vertebral, ombros e quadris. Além disso, dá para aproveitar o seu formato em arco e promover movimentos de mobilidade.

Por fim, ainda é possível encaixá-lo no carrinho do Reformer da Physio Pilates e ampliar o repertório de exercícios do Reformer.

Ademais, o equipamento é composto por duas partes, arco e alça, que podem também ser utilizadas de forma separada.

Exercício de solo no Pilates Arc: extensão da coluna

No vídeo apresentado acima, você pode observar o quanto o equipamento é ergonômico e eficiente. A dica de exercício de solo no Pilates Arc apresentada no vídeo é uma opção para mobilização da coluna em extensão com a assistência da gravidade, conforme explica Alice Becker durante a demonstração.

Então, após se posicionar no aparelho e iniciar a execução é importante prestar atenção em algumas orientações. Primeiramente, ao encostar e retirar a coluna do arco, é fundamental executar o movimento desenrolando a coluna aos poucos, sentindo cada ossinho se posicionar no aparelho ou sair dele.

Mas se o aluno apresenta algum tipo de problema para fazer a extensão completa da coluna, no vídeo há a demonstração de uma variação. Assim, todos os alunos conseguem executar o movimento na medida de suas limitações, sem qualquer tipo de risco.

Outro detalhe na hora de descer e subir a coluna está na posição dos braços, porque é necessário estar com os cotovelos bem abertos e com alinhamento. Além disso, as mão devem permanecer na parte de trás da cabeça. No final do exercício, é bom esticar todo o corpo, inclusive os braços e pernas, para alongar todo o corpo.

De acordo com Alice Becker, os exercícios de extensão de coluna e de quadril são indispensáveis para quem busca longevidade e saúde e devem ser realizados diariamente, especialmente em razão do sedentarismo que acomete boa parte da população.

* Texto atualizado, publicado originalmente em 14 de dezembro de 2015.

+Q Pilates, Dica de exercício, Exercício de solo, mais que pilates, Physio Pilates, Pilates, Pilates Arc
Post anterior
Pilates ajuda a cuidar da saúde mental. Saiba como
Próximo post
Qual a melhor marca de aparelhos de Pilates?

Mais Posts:

Marcela Andrade

Posso praticar em casa?

Pensando sobre esse mover nato, seria egoísmo de nós profissionais da saúde e do movimento, restringir o 01movimento a uma sala de aula. Isso porque, como já disse antes, nossa missão é trazer consciência e autonomia para que possamos realizar todas nossas atividades diárias, de esporte e de lazer com a maior destreza possível, independente de nossa idade cronológica. Ando pensando que nós temos mesmo uma “idade do mover”, mas essa conversa fica pra outro dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This