O Pilates e o controle das sequelas da hanseníase

sobre controle das sequelas da hanseníase

O Pilates auxilia no tratamento de inúmeras condições físicas e mentais, porque é um método completo, que eleva a qualidade de vida das pessoas e melhora sua saúde em geral. Por isso, é fundamental que o profissional de Pilates busque cada vez mais informações sobre os problemas que a prática do Pilates ajuda a tratar. Assim, terá uma formação mais sólida, completa e diferenciada. Inclusive, pode até se especializar no atendimento a um público específico, se assim preferir. O nosso blog está recheado de artigos baseados em estudos científicos que apontam os benefícios do Pilates em diversas situações de saúde. E, nesse texto, você compreenderá como o Pilates auxilia no tratamento do controle das sequelas da hanseníase.

O que é a hanseníase?

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que atinge os nervos periféricos do corpo, causando lesões tanto nesses nervos quanto na pele.

Esse comprometimento nos nervos pode levar o portador da doença a desenvolver incapacidades e, nos casos mais graves, a algumas deformidades físicas. Mas a doença tem cura e quanto mais rápido o diagnóstico, menores as sequelas.

Os exercícios físicos são importantes, porque ajudam a prevenir e tratar as incapacidades e eventuais deformidades, devolvendo qualidade de vida e autonomia ao indivíduo. É nesse sentido que o Pilates ajuda no controle das sequelas da hanseníase e veremos mais a seguir.

Por que a prática do Pilates é importante para o controle das sequelas da hanseníase?

A prática de exercícios é comprovadamente benéfica como tratamento complementar para o controle das sequelas da hanseníase. Inclusive, essa é uma das orientações presentes no guia prático sobre a hanseníase, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Portanto, é importante estimular essa prática.

Mas por que a prática do Pilates surge como uma das indicações mais efetivas e que traz resultados assertivos a curto prazo? Porque o método foi desenvolvido inicialmente para processos de reabilitação. Ou seja, o Pilates nasceu para tratar problemas de saúde em geral. Então, o método possui um repertório de movimentos muito rico, adaptável a qualquer tipo de limitação ou restrição.

Assim, o profissional de Pilates tem ferramentas criar uma sequência de movimentos específica e individualizada para cada indivíduo, considerando sua capacidade física. E, dessa forma, o paciente/aluno consegue evoluir suas habilidades físicas e motoras no decorrer da prática do método.

Mas, claro, para que isso ocorra com eficiência, é fundamental que o profissional de Pilates busque informações sobre o assunto e se capacite para o atendimento desse público.

O Pilates no tratamento das sequelas da hanseníase

O Pilates ajuda o indivíduo a ter consciência sobre o próprio corpo e a executar os movimentos do dia a dia com mais segurança, de forma a preservar a funcionalidade de cada parte envolvida nesse movimento. Ou seja, o método reeduca o indivíduo a se movimentar da maneira correta, com mais consciente.

Para além da consciência corporal, o Pilates é um método muito versátil e rico em recursos. Isso significa que o profissional pode adaptar o método para qualquer necessidade. Então, além da reabilitação, o método é excelente também no condicionamento físico e na prevenção de lesões, por exemplo.

No caso específico do controle das sequelas da hanseníase, o paciente pode apresentar sintomas variados. Dentre eles, limitação dos movimentos, deformidades, quadros de dor. Tudo isso afeta a condição física da pessoa e, consequentemente, sua qualidade de vida.

Benefícios do método

Já nas primeiras semanas de prática regular do método Pilates, o indivíduo que convive com as sequelas da hanseníase consegue perceber os ganhos. São eles:

  • Redução dos episódios de dor;
  • Fortalecimento muscular;
  • Tratamento e prevenção de deformidades;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Alongamento dos músculos;
  • Melhora na mobilidade articular.

Como o profissional de Pilates deve atuar diante de um paciente com sequelas da hanseníase

A eficiência do atendimento do profissional começa a partir de uma profunda avaliação inicial do aluno de Pilates. A anamnese é uma das etapas mais importantes do atendimento, porque ali o profissional consegue entender as necessidades do aluno, suas limitações e condições de saúde.

Ao tomar ciência das sequelas da hanseníase que o aluno apresenta, o profissional deve planejar uma aula específica, focada na melhora desses sintomas. Mas, claro, não precisa se ater a isso, é fundamental também associar movimentos que tragam benefícios para além da melhora dos sintomas.

Ademais, é sempre importante se aprofundar no problema, conhecer suas especificidades, para oferecer um atendimento responsável, com uma abordagem realmente eficaz. Algumas dicas podem ajudar:

    • Avaliar o grau de incapacidades e incluir movimentos que tratem as deformidades;
    • Promover um plano de aula que contemple exercícios que tratem as sequelas e outros preventivos;
    • Incluir movimentos para melhorar a mobilidade articular, o fortalecimento dos músculos, o alongamento e flexibilidade;
    • Promover o fortalecimento da coluna e a correção da postura;
    • Avaliar, na prática, o nível do condicionamento físico e das limitações, a fim de individualizar os exercícios.
+Q Pilates, bem-estar, hanseníase, Physio Pilates, Pilates, Saúde, sequelas
Post anterior
Vídeo: aprenda a execução do exercício Side to Side
Próximo post
Pilates ajuda a cuidar da saúde mental. Saiba como

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This