10 artigos de Pilates para praticantes

Praticante de pilates realizando movimento abdominal

O Pilates chegou em solos brasileiros no ano de 1990 pelas mãos da diretora da Polestar Brasil, Alice Becker. Apesar de algumas décadas já terem passado desde então, muitas pessoas ainda guardam várias dúvidas acerca da prática do método. Por isso, reunimos aqui alguns artigos interessantes, para que os praticantes de Pilates possam conhecer um pouco mais do método.

A prática do método traz uma quantidade enorme de benefícios, elevando bastante a qualidade de vida das pessoas. Por seu um método com pouquíssimas contraindicações e, em sua natureza, de baixo impacto, o Pilates atinge um público-alvo variado, que vai desde crianças até idosos.

Além disso, seus praticantes vão desde pessoas saudáveis, em busca de condicionamento físico, até portadores de limitações físicas ou neurológicas. Inclusive, os que apresentam restrições motoras. Inclusive, o método é muito utilizado também por atletas de alto rendimento que buscam performance.

Ou seja, o método possui um repertório de exercícios infinito, limitado apenas pela capacidade criativa do instrutor. Por isso, ele pode ser adaptado de maneira muito eficaz para todos esses públicos. Assim, consegue promover benefícios a todos.

Pilates para condicionamento físico e performance diária?

Muitas pessoas têm ideias equivocadas sobre o Pilates, imaginando que é uma atividade restrita para idosos e pessoas com lesões.

No entanto, quando o Pilates foi criado, a proposta era justamente melhorar o condicionamento e a performance diária dos praticantes, além de contribuir com o bem estar e melhora da qualidade de vida, ou ainda com o processo de reabilitação.

Praticante de pilates utilizando aparelho para fazer alongamento
Melhores artigos de Pilates para praticantes

 

Com os estudos realizados ao longo do tempo, descobriu-se que a eficácia do Pilates ia muito além. Nesse artigo, você compreenderá a importância da prática de exercícios físicos.

Também terá informações sobre o conceito de condicionamento, sobre o Pilates e seus benefícios e também de que forma o Pilates ajuda no condicionamento físico.

Onde fazer Pilates? Saiba escolher um estúdio

Uma dúvida frequente que surge entre os interessados em praticar Pilates é o que devem avaliar antes de escolher onde começar suas aulas. Por isso, esse artigo foi escrito, para auxiliá-los nessa busca e garantir que sua escolha seja a melhor.

Nesse artigo, você conhecerá os benefícios do Pilates e terá acesso a várias dicas que ajudarão a escolher um bom studio para realizar as aulas.

Pilates dá resultado mesmo? Saiba tudo aqui

Mas e será que o Pilates realmente dá resultados? Esse é um dos artigos de Pilates para praticantes, pois responde a essa importante questão.

Nesse texto você vai ler por que e quando deve escolher o Pilates. Além disso, ele contém uma série de dicas fundamentais para que você consiga alcançar os resultados que deseja com o método.

Aula de Pilates emagrece? Clique e saiba tudo

Um dos artigos para praticantes de Pilates que mais repercutem é justamente sobre se o método emagrece. Pois bem, nesse artigo, tratamos desse assunto.

Esse texto aborda como nasceu o Pilates, suas indicações, quem pode fazer as aulas e dá sugestões de como conseguir emagrecer praticando o método.

Praticante de pilates realizando movimento de alongamento
Leia artigos de Pilates para praticantes

 

Grávida pode fazer Pilates? Saiba tudo aqui

Você conhece os benefícios que o Pilates proporciona à mulher gestante? Nesse artigo você conhecerá todas essas vantagens e muito mais.

O texto apresenta quando a gestante deve iniciar as aulas de Pilates e quais exercícios são indicados para cada período da gravidez.

Além disso, você saberá quais são as precauções e contraindicações do Pilates para gestantes. Ou seja, como praticar e em que situações a gestante não pode praticar o método.

Saiba tudo sobre os benefícios do Pilates para homens

Sim, o Pilates é uma atividade muito indicada para o público masculino. O método ajuda desde o ganho de força muscular à melhora do desempenho sexual, passando pela evolução do rendimento esportivo.

Nesse artigo, você entenderá um pouco as diferenças biológicas entre homens e mulheres. Além disso, conhecerá todos os benefícios específicos do Pilates para os homens.

Pilates auxilia na recuperação de pacientes em reabilitação

A reabilitação consiste na atuação multiprofissional direcionada à recuperação da saúde e bem-estar do paciente.

O Pilates, por sua vez, possui eficácia cientificamente comprovada na reabilitação de diversos problemas de saúde, físicos e emocionais.

Nesse artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o método Pilates e seus princípios e como o método contribui para o processo de reabilitação dos pacientes.

Ademais, para exemplificar, terá informações específicas sobre a atuação do Pilates nos processos de reabilitação de AVC, doenças cardíacas e hérnia de disco.

Pilates para idosos melhora funções e qualidade de vida

O envelhecimento é um processo progressivo e irreversível, que causa perdas funcionais importantes, como equilíbrio, coordenação motora e força muscular.

Quando o idoso pratica Pilates, ele consegue reverter muitas dessas perdas. A partir da recuperação de funções, o idoso resgata sua independência e autonomia.

Nesse artigo, você compreenderá os benefícios da atividade física para os idosos, especialmente o Pilates.

Eleve o nível de qualidade de vida com a prática do Pilates

A prática do Pilates aumenta significativamente a qualidade física, mental e espiritual do indivíduo. Os benefícios que o Pilates proporciona são inúmeros.

O método atua na reabilitação, promove condicionamento físico, melhora da performance de todas as atividades e funções corporais, desenvolve equilíbrio, força e coordenação motora, atua no controle emocional e muito mais.

Nesse artigo, você vai saber mais sobre o método e por que ele é propulsor da qualidade de vida do praticante. Ademais, terá informações sobre como o Pilates trabalha a parte psicológica.

Atividade física em casa: por que escolher o Pilates?

Em tempos de pandemia e isolamento social, as pessoas perceberam a importância de realizar a atividade física, mesmo em casa.

Simultaneamente, os profissionais passaram a oferecer aulas a distância, com o suporte das tecnologias. Os profissionais de Pilates estão incluídos neste grupo.

Nesse artigo, você terá informações sobre a necessidade de realizar atividades físicas em casa, quando existe impossibilidade de frequentar um local externo.

O texto também demonstra a razão de o Pilates ser uma das atividades mais indicadas nessa prática. Além disso, lista várias dicas para começar o Pilates em casa.

#maisquepilates, +Q Pilates, artigos de pilates, Dicas de Pilates, Exercícios de Pilates, Pilates
Post anterior
RPG ou Pilates? Entenda as diferenças
Próximo post
No Mat, No dor: uma abordagem sobre reabilitação

Mais Posts:

Os benefícios do Pilates

Movimento, Pilates
O Pilates, um método que hoje leva o sobrenome do seu criador, Joseph Hubertus Pilates. Foi desenvolvido e formatado como método entre o final do séc XIX e o início…
cansaço

Hábitos para vencer o cansaço

Pilates
Pesquisa do Ibope mostra que 98% dos brasileiros andam se sentindo exaustos. Aqui, especialistas dão conselhos para quem quer escapar do cansaço. Quantas vezes na última semana você repetiu a…
fisioterapia e pilates

Onde o Pilates e a Fisioterapia se Encontram

Estudos, Pilates
Entrevista com o Dr. Brent Anderson, da Polestar PilatesPor Marguerite Ogle Geralmente, quando pensamos em reabilitação física, pensamos em fisioterapia. No entanto, com o excepcional ganho de popularidade do Pilates…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This