Saiba tudo sobre os benefícios do Pilates para homens

São muitos os benefícios do Pilates para homens

A popularidade do Pilates entre o público feminino criou um falso conceito de que as mulheres são as únicas privilegiadas pelo método. Uma pesquisa na internet ou um bate-papo com um profissional do ramo é capaz de identificar inúmeros benefícios do Pilates para homens. Eles vão do ganho de força muscular à melhora do desempenho sexual, passando pela evolução do rendimento esportivo. Nesse artigo, enumeramos vantagens expressivas para o público masculino. 

Inicialmente, se voltarmos um pouco o tempo, vamos lembrar que o Pilates foi criado durante a I Guerra Mundial, por Joseph Pilates. Porque era alemão, ele foi preso em Londres, considerado inimigo estrangeiro. Com o intuito de ajudar os companheiros de prisão, muitos debilitados e com a saúde comprometida, Joseph improvisou a criação de equipamentos. Utilizando as molas das camas, suas cabeceiras e pés, conseguiu simular resistência para a prática de atividade física mesmo por quem estava acamado

Só por aí já dá para perceber que o Pilates não foi idealizado para um público específico, não é mesmo? Os primeiros clientes do método, que foi batizado inicialmente de Contrologia, tinha idades, gêneros e limitações variados. Inclusive, tinha entre eles soldados feridos e mutilados pela guerra. Posteriormente, já fora da prisão e morando nos Estados Unidos, Joseph Pilates aprimorou o método e abriu o primeiro Studio de Pilates da história. 

Diferenças biológicas entre homens e mulheres

Não há como negar que homem e mulher são biologicamente diferentes. Existem peculiaridades que fazem com que seja mais fácil ou mais demorado conquistar certos objetivos, especialmente na parte física. Para exemplificar, os homens secretam mais o hormônio testosterona. Por sua vez, as mulheres produzem mais estrogênio. 

Isso significa a capacidade anabólica do homem é melhor. Ou seja, a deposição de proteína nos músculos é maior. Consequentemente, a capacidade de hipertrofia do homem é bem superior à da mulher. Por sua vez, o estrogênio produzido pela mulher aumenta a deposição de gordura em tecidos. Assim, o índice de gordura na composição corporal feminina é maior do que nos homens.

Agora, claro que estamos falando de tudo isso em condições naturais, avaliando as características medianas de cada grupo. Obviamente, há como melhorar índices hormonais de diversas formas, seja pela melhora alimentar ou por manipulação clínica. Mas isso não é assunto pra esse artigo. Então vamos em frente, com os benefícios do Pilates para o público masculino.

Então quais são os benefícios do Pilates para homens?

Incluir a prática de execícios físicos frequentes na rotina é benéfico em diversos aspectos. Além de tratar doenças, a atividade física também atua como fator de prevenção e interfere no humor e no bem-estar. Definitivamente, esse hábito só vai fazer bem ao indivíduo. Nesse contexto, onde entra o Pilates? É uma atividade física completa, versátil, indicada para todos os públicos e altamente adaptável a objetivos diversos

Prática traz benefícios do Pilates para homens

Arquivo Physio Pilates
Prática traz benefícios do Pilates para homens

 

As técnicas de Joseph Pilates promovem o desenvolvimento conjugado de corpo e mente. Ao praticar o método com constância, os homens amplificam inúmeras habilidades. Além disso, as aulas exploram as potencialidades do corpo e melhoram a capacidade respiratória. Isso significa que o Pilates é indicado inclusive para quem pratica outros esportes e quer evoluir neles. Mas agora vamos ao que interessa. Enumeramos uma série de benefícios do Pilates para homens. 

Definição e fortalecimento muscular

O Pilates tem um repertório de exercícios gigantesco, que permite trabalhar todos os músculos do corpo de forma intensa e eficiente. Se o objetivo do homem é ganhar e definir músculos, pode investir no método sem medo. Como a atividade é bastante versátil, dá para trabalhar todo o corpo progredindo gradativamente nos níveis de intensidade. As sequências vão desde exercícios básicos aos super desafiadores, de alto grau de dificuldade. 

Para os aficionados pelo abdômen sarado, o Pilates vai virar seu companheiro de treino, porque vai potencializar os resultados da academia. O método trabalha bastante toda a região do core, que é a base dos exercícios de Pilates. Inclusive, você vai conseguir desenvolver aqueles músculos que são mais difíceis de ativar na academia. Sem contar que o Pilates não impõe monotonia na rotina, os grupos musculares são trabalhados de incontáveis formas. 

O treino de Pilates atua diretamente nos músculos estabilizadores do corpo. Com pouco tempo de prática, o aluno já consegue perceber as diferenças. A execução dos movimentos evolui consideravelmente. Ao mesmo tempo, o tempo de contração muscular aumenta, elevando a resistência e a força. Por isso, o Pilates para homens é bastante indicado. 

Correção postural e dor nas costas

A má postura causa diversos problemas e é uma das maiores causas de dor nas costas. O Pilates fortalece toda a musculatura do core, o que inclui essa região. Dessa forma, o Pilates pode atuar de duas formas. Inicialmente, pode ser utilizado como método de reabilitação, no tratamento de problemas já diagnosticados de postura. Ou ainda pode ser um método preventivo, que vai ajudar o praticante a manter o alinhamento da postura e os músculos da região fortes.

Rendimento em outras modalidades esportivas

Os homens que gostam de praticar esportes conquistam uma melhora de rendimento relevante, quando conciliam os treinos com a prática do Pilates. As aulas de Pilates são desenvolvidas individualmente, a fim de que atendam às necessidades específicas de cada aluno. Assim, os exercícios de Pilates serão adaptados à modalidade que o aluno pratica e à área que ele pretende desenvolver. 

No entanto, o Pilates já auxilia no desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades, que, por si só, darão um up na prática da modalidade esportiva. Sem sombra de dúvidas, uma delas é a propriocepção. Provavelmente, você nem tenha ainda ouvido falar nisso, mas vamos explicar. 

A propriocepção é a capacidade de o indivíduo perceber o movimento que está realizando e a sua localização espacial, mesmo de forma inconsciente. Ela ajuda a manter o equilíbrio e também tem função de proteção, pois ajuda o corpo a reagir em situações adversas, como no caso de quedas e desequilíbrios. 

No mais, vale lembrar que, independente de seu esporte, o Pilates vai contribuir com aumento da flexibilidade, resistência física, equilíbrio, coordenação motora, concentração. Vai te ajudar a controlar melhor a respiração, aperfeiçoar a mobilidade e elevar a sua consciência corporal. Além disso, é possível fazer um trabalho consistente de prevenção de lesões e fortalecimento muscular.

Melhora o bem-estar e combate o estresse

A rotina atribulada é capaz de gerar níveis elevados de estresse no indivíduo. O excesso de atividades aliado ao prazo limitado para cumprí-las gera desgaste mental e tira a paz. Como o Pilates é excelente para a concentração, ele também é um método eficaz no combate ao estresse e à ansiedade.

A justificativa é simples. O método requer um nível de concentração elevado do praticante, permitindo que ele se desconecte totalmente da realidade externa, enquanto realiza seus exercícios. E tem mais, a execução dos movimentos exigem bastante o trabalho respiratório, o que proporciona relaxamento. Em suma, o Pilates trabalha tanto o corpo quanto a mente.

Flexibilidade e mobilidade

Ter boa flexibilidade e mobilidade é um benefício para a vida. Inclusive, ajuda até na realização das tarefas do dia a dia. A flexibilidade permite que o indivíduo alcance a maior amplitude possível na execução de cada movimento. Em geral, o público masculino tende a ter um pouco menos de flexibilidade do que as mulheres. 

Benefícios do Pilates para homens são inúmeros

Arquivo Physio Pilates
Benefícios do Pilates para homens são inúmeros

 

Ocorre que, com o passar da idade, o indivíduo vai perdendo a flexibilidade naturalmente. Por esse motivo, é muito importante praticar uma atividade que desenvolva a flexibilidade. Um indivíduo flexível consegue realizar com eficácia atividades com mais força, agilidade e facilidade.

Por sua vez, a mobilidade é a habilidade do sistema neuromuscular de executar os movimentos das articulações com eficiência. Com uma boa mobilidade, a pessoa consegue realizar os movimentos sem dores ou lesões. No final das contas, os conceitos de mobilidade e flexibilidade estão entrelaçados e ajudam na qualidade de vida do indivíduo. 

Atendimento a diferentes perfis

O Pilates é indicado para todos os homens em fases diferentes da vida. Desde os mais jovens aos mais idosos, dos sedentários aos atletas profissionais, todos têm ganhos com a prática do método. A versatilidade do método permite que os treinos sejam adaptados às condições individuais de cada cliente. 

Melhora no desempenho sexual 

Quando se fala em função sexual, existe uma associação de fatores fisiológicos e psicológicos envolvidos. E ambos podem ser modulados a partir da prática de atividade física. Isso acontece porque a prática de exercício ajuda no aumento dos níveis de óxido nítrico, que é a principal molécula dentro do processo da função sexual masculina. Em outras palavras, o óxido nítrico atua no tecido erétil e ajuda na ereção

Resumindo, a prática do Pilates é uma forma de tratamento não farmacológico, capaz de contribuir substancialmente com a atividade sexual masculina. Além de agir sobre o aspecto fisiológico, o Pilates também atua na esfera psicológica do homem. É uma medida de dupla ação positiva. Essa é mais um dos benefícios do Pilates para homens. 

Como usufruir dos benefícios do Pilates para homens? Escolha um bom estúdio

Apesar de tantos benefícios, você só irá alcançá-los se estiver acompanhado por um bom profissional. É fundamental escolher com cuidado o local onde praticar, para que você tenha segurança na execução dos exercícios e no ganho dos benefícios. Nesse link, temos uma relação de estúdios de Pilates espalhados pelo País, para que você possa fazer sua escolha com tranquilidade e sem preocupações. Agora é só buscar um local próximo a você, se matricular e dar início a sua prática.

, , , , , ,
Post anterior
Como montar um estúdio de Pilates
Próximo post
Grávida pode fazer Pilates? Saiba tudo aqui

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This