Aula de Pilates emagrece? Clique e saiba tudo

Aula de Pilates emagrece

Uma das perguntas mais frequentes sobre Pilates nos buscadores de internet é justamente se aula de Pilates emagrece. Essa é também uma das dúvidas que surgem regularmente nos studios. Uma parte das pessoas que procura o método tem interesse no tema. Porém, será que o Pilates ajuda mesmo na perda de peso? É isso que vamos abordar nesse texto, mas, antes, vamos entender um pouco mais sobre o método e os problemas relacionados à obesidade no Brasil.

Atualmente, 55,7% dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso. Além disso, quase 20% possui obesidade, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018. Independente das questões estéticas, o excesso de peso está ligado a uma série de doenças crônicas. Dentre elas, a diabetes, hipertensão arterial e cardiopatias. Sem tratamento adequado, essas doenças são fatais.

Diante desse cenário, a prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção de um peso saudável e para o controle dessas doenças crônicas. Dentre tantas opções de atividades físicas disponíveis no mercado, o Pilates é uma das modalidades que mais oferece benefícios agregados. Além de promover o bem-estar e a saúde integral do indivíduo, o Pilates é um método flexível, que se adapta facilmente ao objetivo do cliente. Como, por exemplo, o emagrecimento.

Como nasceu o Pilates?

O Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, na década de 1920, baseado no conceito de contrologia. Em outras palavras, o método busca o controle de cada movimento que o corpo realiza, de forma consciente e ordenada. Preso na Inglaterra em um campo de concentração, Joseph Pilates desenvolveu técnicas para reabilitar seus companheiros. Foi daí que nasceu o Pilates.

Posteriormente, utilizou sua metodologia para cuidar dos feridos de guerra que estavam acamados. Com a estrutura das camas e das molas, ele inventou aparelhos capazes de devolver a capacidade física aos pacientes debilitados de forma mais rápida e eficiente. Já nos Estados Unidos, abriu o primeiro estúdio de Pilates. Mas só a partir dos anos 40, o método começou a crescer.

Para que o Pilates é indicado?

O Pilates é uma atividade multifuncional, promotora da qualidade de vida das pessoas, que possui inúmeras indicações e resultados comprovados por pesquisas científicas. Além de sua atuação no processo de reabilitação de pacientes, o Pilates é uma ótima estratégia para a prevenção de lesões.

Saiba se a aula de Pilates emagrece de verdadeAdemais, muitos atletas buscam o método para melhora de rendimento em suas modalidades esportivas. Some-se a isso a indicação para condicionamento físico, melhora da coordenação motora, ganho de eficiência do movimento, perda de peso etc.

Vamos listar aqui dez indicações do Pilates.

  1. O método é auxiliar no trabalho de reabilitação de pacientes que possuem doenças físicas ou neurológicas;
  2. Em razão do conjunto de benefícios que proporciona, o Pilates melhora o desempenho de atletas em outras modalidades esportivas;
  3. O desenvolvimento da consciência corporal é um dos benefícios mais importantes do método, pois se relaciona com a percepção do próprio corpo e o domínio e controle dos movimentos;
  4. Com a prática, os movimentos realizados pelo corpo ficam muito mais eficientes, inclusive, melhorando a coordenação motora;
  5. Para quem busca resultados aparentes, o Pilates aumenta a força muscular e a massa magra;
  6. Equilíbrio, concentração e foco são características fundamentais para uma vida saudável e produtiva. Pois todas elas são trabalhadas no Pilates;
  7. As pessoas perdem flexibilidade e mobilidade com o passar dos anos, o que causa dificuldade no movimento. O Pilates devolve ambas capacidades ao indivíduo;
  8. Muitas pessoas sofrem com dores persistentes na coluna. Para quem tem esse problema, o Pilates é uma ótima alternativa, porque fortalece toda a musculatura da região abdominal e trata, inclusive, alguns desvios;
  9. O Pilates combate o estresse e a ansiedade, devolvendo o bem-estar;
  10. Por fim, sim, aula de Pilates emagrece. No entanto, não existe mágica, e vamos falar disso mais para a frente.

Quem pode fazer Pilates?

Por ser uma atividade geralmente de baixo impacto, o Pilates é indicado praticamente para todos os públicos. Os benefícios do método atuam em crianças, jovens, adultos e idosos, de qualquer gênero, inclusive homens, plenamente saudáveis ou portadores de doenças físicas ou neurológicas.

Uma das atividades mais democráticas do mundo, o Pilates também é adaptável para públicos específicos, como as gestantes e os portadores de necessidades especiais. Ou seja, são pouquíssimas as contraindicações ao Pilates e muito específicas. Por exemplo, alguns casos em que a gestante fica impossibilitada de praticar o método, como explicamos nesse artigo.

Quantas calorias queima em uma aula de Pilates?

Normalmente, a duração de uma aula de Pilates varia entre 45 minutos e uma hora, a depender do studio. Durante uma aula, o aluno pode consumir aproximadamente entre 200 e 400 calorias, a depender da intensidade dos exercícios. Quando o aluno explica ao profissional de Pilates que o seu objetivo é emagrecimento, certamente o instrutor vai montar uma rotina de exercícios focada nessa necessidade. 

Assim, primeiro passo é buscar um profissional de confiança, qualificado, que tenha repertório amplo para criar rotinas de exercícios específicas e focadas nos diversos objetivos de cada aluno. A Physio Pilates possui uma lista de estúdios em seu site, espalhados por todo Brasil, onde você pode praticar Pilates com tranquilidade e segurança de que está em boas mãos

Aula de Pilates emagrece, mas não existe milagre

Assim como qualquer atividade física, o Pilates contribui para o processo de emagrecimento do indivíduo que busca esse objetivo. Porém, não basta frequentar a aula de Pilates para perder peso. A aula de Pilates emagrece, mas apenas quando você conjuga a prática a um estilo de vida saudável, que inclui mudanças de hábitos alimentares. Nenhuma atividade física, sozinha, vai conseguir promover uma perda de peso significativa, se o indivíduo não se preocupar com a alimentação.

Aula de Pilates emagrece? Saiba tudoA perda de peso é resultado de uma equação que envolve o déficit calórico. Ou seja, nas condições normais, a pessoa vai perder peso se ingerir menos calorias do que perde por dia. Existem casos específicos, no entanto, de comorbidades e alterações fisiológicas, que prejudicam a perda de peso. Mas em uma pessoa saudável, o déficit calórico é que vai promover a redução do peso do corpo. E você só consegue alcançar essa fórmula se adotar uma alimentação equilibrada.

Fique de olho na composição corporal. Aula de Pilates emagrece e pode te fazer ganhar massa magra

Por fim, uma informação muito importante. Cuidado na maneira como você avalia a perda de peso. Se você é obcecado pelos números que aparecem na balança, chegou a hora de rever seus conceitos. Não é apenas a gordura que interfere no peso corporal. Os músculos, ossos e líquidos também contribuem para o número final.

Algumas vezes, o praticante de Pilates percebe que suas roupas estão mais folgadas, porém, não nota diferença no número que a balança convencional mostra. A resposta para essa dúvida está justamente na composição corporal.

Nesse caso, pode estar ocorrendo uma troca de gordura por músculo. Ou seja, a pessoa não reduziu números na balança, porque o quilo do músculo é muito mais compacto do que o quilo da gordura. Por isso, ela nota a diferença apenas nas medidas.

Para saber exatamente o resultado dos seus treinos, o recomendável é fazer uma avaliação de composição corporal. Isso significa que o praticante precisa realizar a bioimpedância. Esse exame fará uma análise da composição corporal e dará indicações mais certeiras sobre a evolução do emagrecimento. 

E se você quer saber se está com algum nível de sobrepeso ou obesidade, é só fazer o cálculo do IMC. Assim, você já terá um parâmetro para avaliar.

, , ,
Post anterior
Como ser instrutor de Pilates? Saiba tudo aqui
Próximo post
Pilates dá resultado mesmo? Saiba tudo aqui

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This