O que avaliar ao arrumar o Studio de Pilates

O que avaliar ao arrumar o studio de Pilates

Ao arrumar o seu Studio de Pilates, você precisa levar em consideração algumas questões. Ou seja, não basta sair colocando aparelhos e acessórios de forma aleatória no espaço, porque isso pode acabar atrapalhando a sua rotina durante as aulas e até comprometendo a segurança e bem-estar de seus alunos.

Se você possui verba, é uma boa ideia contratar um arquiteto ou designer de interiores, para projetar essa etapa junto com você. Mas se o orçamento está apertado, não se preocupe. Nesse artigo, te apresentaremos dicas e aspectos para analisar na hora de organizar a disposição dos itens e do mobiliário em geral em seu Studio de Pilates. A partir daqui, certamente você terá um ambiente muito mais apropriado para trabalhar e receber seus alunos.

1. Avalie a melhor disposição dos aparelhos para garantir conforto térmico

A primeira questão que levantaremos nesse artigo é o conforto térmico, ou seja, o seu Studio de Pilates deve proporcionar uma sensação térmica agradável. Aqui então entram itens que, combinados, proporcionam essa sensação de satisfação e bem-estar. Por exemplo, a temperatura, umidade, radiação, ventilação e afins. Portanto, ao arrumar o Studio de Pilates, você precisa pensar nisso.

Mas como assim? Te daremos algumas sugestões. Primeiramente, observe como funciona a ventilação do espaço, antes de definir a disposição de seus aparelhos. Assim, se o ambiente possui uma boa ventilação natural, como janela, basculante e cobogó, evite fechar a entrada de ar com aparelhos ou mobiliários. Ambientes frescos e arejados criam uma sensação mais confortável. Mas se o seu espaço é totalmente fechado, pense na possibilidade de investir em ventiladores ou ar condicionado.

Se o imóvel é arejado, mas recebe incidência direta da luz solar em pontos específicos em algum momento do dia, você também pode evitar colocar os aparelhos nesses locais. Mas, por outro lado, se não der para modificar a localização do aparelho em razão do tamanho ou da estrutura do studio, invista em um blackout, para interromper a incidência direta da luz no aluno que utiliza aquele aparelho naquele horário.

Resumindo, a nossa dica é: lembre-se de pensar em soluções que resolvam simultaneamente as questões de iluminação, ventilação, temperatura e afins. Seja criativo!

2. Ao arrumar o Studio de Pilates, pense na facilidade de circulação, sua e de seus alunos

Outra circunstância relevante na hora de definir como arrumar o Studio de Pilates é pensar em uma organização que facilite a circulação. Os aparelhos e acessórios devem estar dispostos no ambiente de forma a permitir que você tenha uma visão geral da sala. Além disso, essa arrumação deve facilitar a locomoção de todos dentro do studio.

Até porque em muitos casos você precisa se aproximar do aluno para corrigir alguma postura, por exemplo, ao mesmo tempo em que outro aluno faz exercícios no equipamento do lado. E a sua ação de corrigir um aluno não pode atrapalhar a execução do outro.

Por isso, deixe um espaço adequado entre os equipamentos, para viabilizar o seu acesso a eles a qualquer momento. Especialmente porque as aulas costumam ser em grupos, com várias pessoas utilizando aparelhos distintos ao mesmo tempo.

3. Invista em um mobiliário para guardar os acessórios que você utiliza na aula

Se você tem um studio espaçoso, o ideal é que você armazene os acessórios conjuntamente e de forma organizada. Isso facilitará a sua vida, se precisar pegar algum deles para um exercício específico.

O bom profissional de Pilates já planeja a aula com antecedência e prevê os acessórios que serão utilizados naquele momento com cada aluno. Mas imprevistos acontecem e você pode necessitar de um acessório que não estava inicialmente previsto, para fazer a adaptação de algum exercício com o aluno.

Assim, ao arrumar o Studio de Pilates, tudo deve estar organizado de forma a facilitar o seu trabalho.

Caso o seu espaço seja reduzido, temos um artigo aqui no blog com dicas para organizar Studio de Pilates pequeno. Porém, de antemão, pense na possibilidade de incluir armários suspensos, prateleiras e soluções que otimizem o uso do espaço.

4. A segurança de todos deve ser prioridade ao arrumar o Studio de Pilates

Garantir a segurança de todos é a palavra-chave quando o assunto é arrumar o Studio de Pilates. Portanto, toda a composição do espaço deve ser pensada com foco na segurança. O aluno que está executando um movimento em um aparelho não pode correr o risco de se esbarrar em um acessório, em outro aparelho ou em outro aluno que está fazendo a prática no equipamento do lado.

5. Faça um esboço da estrutura do lugar no papel

Todos os detalhes devem ser considerados na hora de definir as posições em que os aparelhos e acessórios serão colocados. Uma dica é que você faça um rascunho à mão, em um pedaço de papel. Reproduza em proporções menores o formato do seu Studio de Pilates e vá inserindo os aparelhos de forma ordenada e pensada.

Avalie as composições que você criou, faça as mudanças e adaptações necessárias até encontrar o formato ideal. Alguns aparelhos de Pilates são grandes e pesados, então é melhor que você pense em todas essas questões antes de arrumar o Studio de Pilates, para não precisar mudar tudo de lugar depois.

*** Gostou de nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários.

+Q Pilates, mais que pilates, Physio Pilates, Pilates, Revista Mais Que Pilates, Studio de Pilates
Post anterior
Pilates auxilia no tratamento da esclerose múltipla
Próximo post
Controle da enxaqueca: veja os benefícios do Pilates

Mais Posts:

Saiba tudo sobre a Diabetes

Pilates
Estima-se que em 2035, 600 milhões de pessoas no mundo sejam diabéticas. A patologia, que tem múltiplas origens, é caracterizada pela falta de um hormônio chamado insulina (ou por sua incapacidade), que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This