7 dicas para organizar estúdio de Pilates pequeno

Estúdio de Pilates pequeno? Escolha aparelhos adequados

Você quer montar seu estúdio de Pilates, mas está preocupado com o espaço reduzido que possui? Pois saiba que, sim, é possível ter um estúdio de Pilates pequeno e funcional, que atenda plenamente às necessidades de seus clientes. Nesse artigo, reunimos dicas importantes, a fim de que você possa otimizar o seu espaço. Assim, com a escolha certa dos equipamentos e a organização adequada do ambiente, você terá um studio eficiente e confortável para oferecer seus serviços com qualidade.

A dúvida dos profissionais surge, porque alguns equipamentos de Pilates são grandes e ocupam muito espaço. No entanto, é possível investir em aparelhos menores e na variedade de acessórios. O mais importante é que você tenha consciência do espaço disponível antes de adquirir os aparelhos. Dessa forma, você não terá surpresas desagradáveis, como ter comprado aparelhos que não cabem no espaço.  Então vamos às dicas que te ajudarão nesse processo.

1. Avalie o seu espaço e o tamanho dos equipamentos

O tamanho ideal para instalar um estúdio de Pilates é aproximadamente entre 30m² e 100m². Mas isso não significa que se você possui um espaço menor, não poderá montar um bom estúdio. O mais importante é que você tenha a noção real do tamanho do espaço. Portanto, se houver dúvidas sobre o tamanho, faça a medição da sala antes de adquirir qualquer aparelho. Desse modo, você não correrá o risco de comprar um equipamento que não cabe no espaço.

Ao pesquisar os aparelhos, preste atenção no tamanho deles. Se você possui dinheiro guardado para contratar um arquiteto, ótimo. Esse será um ótimo investimento. Mas se a grana está limitada, tenha calma. Não precisa desanimar. Uma ideia interessante é fazer o desenho de sua sala em proporções menores em uma folha de papel ofício. Decerto, com o desenho de sua sala reproduzido em um papel, o passo seguinte é fazer uma relação dos equipamentos e acessórios que você precisa instalar em seu estúdio de Pilates.

De antemão, lembre-se que você vai precisar de alguns móveis, para organizar os acessórios. Portanto, faça a relação de tudo o que terá no espaço. A partir daí, você já vai organizando a disposição dos equipamentos nesse desenho, respeitando os limites de espaço. Assim, você terá uma noção muito melhor do ambiente e de como organizá-lo. Mas não esqueça de que você precisa ter espaços de livre circulação entre os aparelhos e móveis. Preveja isso em seu desenho.

2. Faça combinações de equipamentos inteligentes

Combinação Reformer Trapézio para estúdio de Pilates pequeno

Combinação Reformer Trapézio

Se o seu espaço é reduzido, você precisa fazer escolhas inteligentes. Algumas combinações de aparelhos podem funcionar perfeitamente em um espaço menor. Abaixo listamos algumas sugestões:

a) Substitua o Cadillac pelo Wall Unit ou pela Prancha de Molas com Barra Torre

O Cadillac é o maior dos equipamentos. Para otimizar o espaço, você pode substituí-lo por outros aparelhos, como o Wall Unit com colchão. Além do espaço, você fará uma economia financeira, já que o custo dele é menor. Mesmo com a troca, ainda poderá realizar boa parte do repertório de exercícios do Cadillac. Outra possibilidade é colocar uma Prancha de Molas com Barra Torre. Também será possível realizar parte do repertório do Cadillac e economizar ainda. Mas lembre-se que as duas opções precisam ser fixadas em uma parede firme.

b) Escolha equipamentos 2 em 1

A opção da Combinação Reformer Cadillac é ideal para quem possui um estúdio de Pilates pequeno. Com essa escolha, você tem um Reformer e um Cadillac em um único aparelho. E o mais interessante é que a transição entre as duas funções nesse equipamento é super fácil e rápida.

c) Opte pela Chair com rodinhas

Ao comprar a Chair, opte pela Combo Chair, que possui um sistema de rodinhas para facilitar o transporte e a movimentação do equipamento no espaço. Assim, você poderá afastá-la com facilidade para abrir espaço para realizar exercícios Mat, no solo. As rodinhas também vão evitar danos no piso de seu estúdio, caso você precise puxar ou empurrar o aparelho com frequência. Ademais, você terá muito mais agilidade nessa movimentação e garantirá todo conforto para os instrutores.

d) Troque o Ladder Barrel por um Spine Corrector

A troca do Ladder Barrel pelo Spine Corrector vai reduzir o repertório de exercícios, mas nada que não seja suprido com criatividade. O Spine Corrector permite a realização de uma gama de exercícios, sendo uma maneira viável de dar início a seu estúdio com qualidade, mas economizando em espaço e dinheiro.

3. Otimize os espaços disponíveis de seu estúdio de Pilates pequeno

Todos os espaços de seu estúdio podem ser aproveitados de forma estratégica, basta que você tenha um pouquinho de criatividade. As paredes são ótimas aliadas nesse desafio que é otimizar espaços pequenos. Quando você cria soluções inovadoras, você consegue potencializar a funcionalidade do ambiente. Para um estúdio de Pilates pequeno, investir em móveis planejados é uma ótima saída. Como eles são construídos sob medida, vão se encaixar perfeitamente em cada cantinho disponível.

Wall Unit: opção para estúdio de Pilates pequeno

Wall Unit

Para armazenar os acessórios, você pode apostar em armários suspensos. Dá até para guardar as bolas suíças na parte da alta da parede, utilizando os apetrechos corretos. Outra possibilidade é colocar um pequeno corrimão na parede, para pendurar faixas elásticas, minibands e afins. Elas ficarão super organizadas, acessíveis e com um layout bem moderno. Caixas organizadoras também ajudam bastante. Se você tiver, por exemplo, um Cadillac, poderá utilizar o espaço embaixo dele para encaixar as caixas organizadoras.

4. Faça pesquisas para buscar inspiração de estúdio de Pilates pequeno

A internet pode ser uma grande aliada na missão de organizar um estúdio de Pilates pequeno, pois reúne um arsenal de exemplos e inspirações. Portanto, não economize em suas pesquisas, para buscar ideias e influências. Para exemplificar, você pode utilizar o Google Imagens e até redes sociais, como o Pinterest. Nessas ferramentas, você vai encontrar espaços já organizados e decorados.

Observar pequenos espaços e estúdios já decorados é uma ótima alternativa para ajudar a desenvolver suas próprias estratégias de organização. Mas não esqueça de adaptar as ideias a sua realidade e necessidades. Não adianta copiar um projeto já pronto, apenas pela estética. Ele precisa ser realmente útil e funcional para você. Um estúdio de Pilates pequeno precisa de soluções criativas e utilitárias. Assim, a parte estética precisa estar conectada com isso.

5. Invista em cursos de capacitação em Pilates Mat

O Pilates Mat é a modalidade em que os movimentos são executados no solo, sem o suporte de equipamentos. Ele é uma excelente opção para o profissional que possui um espaço limitado e quantidade reduzida de aparelhos. Quanto maior for o seu repertório de exercícios no solo, maior será a sua independência dos equipamentos. Assim, o aluno terá acesso a uma aula de alto nível de qualidade, utilizando o peso do próprio corpo associado a acessórios variados.

Então, invista na sua qualificação profissional, para dominar os exercícios no solo. A Polestar Brasil oferece cursos de formação de alto nível, para desenvolver as habilidades e o raciocínio crítico do profissional. Além de ter acesso a uma quantidade significativa de exercícios e variações em todos os níveis, o profissional vai desenvolver sua capacidade da raciocínio e de criação.

6. Ao escolher os acessórios, dê prioridade aos que você domina

Na hora de escolher os acessórios, opte por aqueles que você já conhece e domina o uso. E para completar o seu kit, invista em outros que oferecem mais possibilidades e desafios. Se você tem um estúdio de Pilates pequeno, mas possui um conjunto de acessórios versátil, poderá criar treinos mais variados.

Estúdio de Pilates pequeno: invista no soloOu seja, para quem tem pouco espaço, a escolha dos acessórios deve ser ainda mais cuidadosa. Não é o tamanho do estúdio que vai determinar a qualidade do seu serviço. Assim, o que vai determinar a qualidade do seu trabalho é a sua formação, o seu conhecimento e a eficiência do seu trabalho. Um estúdio de Pilates pequeno não vai determinar o tamanho do seu potencial. Não existe qualquer relação direta entre essas variáveis.

7. Acredite em seu potencial e dê o primeiro passo

Se você é um profissional criativo, que investe em qualificação profissional, que sabe escolher os aparelhos e acessórios mais funcionais, você conquistará seu espaço no mercado. Com o tempo e com a repercussão de seu trabalho, se esse for um objetivo, você conseguirá ampliar suas instalações.

O importante é que você acredite em seu potencial e dê o primeiro passo. Assim, o crescimento de seu negócio será consequência do tempo, empenho e dedicação aplicados no seu estúdio. No nosso blog há alguns artigos que te ajudarão nessa caminhada. Leia nossos materiais sobre como montar um estúdio de Pilates, como escolher o melhor curso de Pilates do Brasil, como divulgar o seu estúdio de Pilates, kit essencial para montar seu estúdio de Pilates e 10 dicas para gerenciar um estúdio de Pilates.

O conhecimento é seu principal parceiro nessa jornada. Investindo nele, o sucesso será apenas consequência.

, , , ,
Post anterior
Estabilidade do tronco
Próximo post
Polestar Brasil oferece melhor formação em Pilates

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This