Atividade física em casa: por que escolher o Pilates?

Academias e estúdios fechados, campeonatos esportivos interrompidos, limitações aos exercícios ao ar livre. As restrições são muitas, mas a necessidade de realizar atividade física em casa no período de quarenta se mostra ainda maior. A ausência de ergonomia dos móveis utilizados no home office, o excesso de tempo sentado ou deitado e a pouca mobilidade no período de isolamento social são causadores de incômodos, dores e desconfortos.

Diante do cenário, que inclui a falta de perspectiva sobre a reabertura dos centros de treinamento espalhados pelo País, a alternativa é adotar a prática regular de atividade física em casa. Com tantos benefícios, o Pilates se mostra um dos métodos mais indicados para suprir essa necessidade. Além de promover condicionamento físico e ganho muscular, o método é indicado para prevenção de lesões e reabilitação funcional. E o melhor, tudo isso com qualidade e eficiência.

Importância da prática de exercícios

Incluir exercícios físicos na rotina é imprescindível em qualquer circunstância. A prática é associada diretamente à qualidade de vida, ao bem-estar, à saúde e até ao envelhecimento saudável. Em suma, a atividade física melhora as taxas de açúcar e gordura no organismo, ajuda no controle da pressão arterial e previne cardiopatias. Inclusive, é responsável pela redução do uso de medicamentos por portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.

A instalação da pandemia causada pelo coronavírus gerou uma mudança brusca no dia a dia das pessoas. Especialistas, órgãos mundiais de saúde e governos indicaram o isolamento social como única forma eficaz de gerenciamento da crise instalada na saúde pública. Apesar de a permanência constante em casa trazer segurança, esse comportamento traz também consequências nada agradáveis. Indiscutivelmente, podemos citar dentre elas a falta de estímulo físico ao corpo.

A ausência de movimento é causadora de dores de coluna, musculares e nas articulações. O sedentarismo é uma doença autoadquirida, que provoca diversas regressões funcionais. Por consequência, todas as enfermidades que a atividade física ajuda a controlar, o sedentarismo aumenta a incidência. Em síntese, é quase aquela regrinha matemática do inversamente proporcional. Por isso, qualquer pessoa deve incluir na sua programação de vida um tempinho para mexer o corpo.

Atividade física em casa é escolha produtiva

Para quem está acostumado a treinar em ambientes específicos, cheios de gente, ou ao ar livre, passar a fazer atividade física em casa, muitas vezes sozinho, pode parecer desanimador. Mas é preciso lembrar que há duas importantes características que o ser humano precisa desenvolver para se dar bem na vida. Primeiramente, é fundamental ser flexível. Simultaneamente, também é crucia ser capaz de se moldar às mudanças. Afinal de contas, nem tudo é do jeito que a gente planeja, às vezes é apenas necessária uma singela adaptação.

Se você ainda não parou para analisar o quanto essas qualidades não relevantes, esse é um bom momento. E o tema da atividade física em casa pode ser uma excelente oportunidade. A questão é apenas começar, dar o primeiro passo. Consequentemente, essa prática vai virar um hábito. Uma forma de agilizar essa adaptação é imaginar a atividade física como um tratamento terapêutico para o período. Já falamos aqui dos benefícios que ela proporciona para o corpo, mas existem inúmeros outros benefícios psicológicos.

Ao dar início à atividade física em casa, você estará iniciando concomitantemente um ritual de autocuidado. A frequência dos exercícios vai melhorar seu sono, vai ajudar a lidar com o estresse e ansiedade, vai expandir a autoestima e ainda ajudar na liberação dos hormônios do bem-estar, a exemplo da endorfina. Muita coisa boa, não é mesmo? Fora que é possível, sim, manter a forma e o condicionamento físico treinando em casa, só depende de você, de seu esforço e empenho.

Por que escolher o Pilates para a atividade física em casa?

O Pilates é uma atividade completa, que trabalha a parte física e a mental e que ajuda no desenvolvimento e amplificação de habilidades. Ao decidir dar início a uma atividade física em casa, escolha uma modalidade que seja viável ser praticada nessas circunstâncias e no espaço que você possui. Também é bom levar em consideração a possibilidade de incluir aquela atividade na sua rotina diária e pensar nos benefícios que ela pode proporcionar nesse momento.

O conjunto de benefícios proporcionados pelo Pilates é bem significativo. Ele vai melhorar a sua postura e minimizar as dores, pois trabalha intensamente a consciência corporal. O Pilates vai auxiliar no aumento do tônus muscular, já que são exigidas nos exercícios a contração e a força muscular. Do mesmo modo, melhora a flexibilidade e a mobilidade articular, pois a modalidade propõe movimentos com o corpo integralmente.

Prática de atividade física em casa

Prática de atividade física em casa

O relaxamento, com o alívio das tensões e do estresse é outra particularidade do Pilates. A prática trabalha profundamente a respiração e o autocontrole, criando o ambiente perfeito para a conexão entre o corpo e a mente. Tem também a parte de desenvolvimento de habilidades, como o equilíbrio e a concentração. Sem contar que você pode trabalhar a reabilitação, se possui alguma deficiência prévia, e até focar na prevenção de lesões. No caso da reabilitação, lembre-se de buscar um profissional habilitado.

Por fim, o Pilates é uma atividade que pode ser executada por toda a família, desde às crianças até os idosos. Você pode motivar seu grupo familiar para partilhar desse novo desafio com você. Assim, uns irão acompanhar o desenvolvimento e evolução dos outros, e a prática ficará ainda mais motivadora e até divertida.

Dicas para começar o Pilates em casa

Agora que você já escolheu o Pilates para praticar atividade física em casa, vamos te ajudar a achar a melhor forma de dar início a suas atividades. Basta seguir as nossas dicas!

*Procure um profissional que ofereça aulas a distância. No nosso site, você vai encontrar diversas opções de estúdios qualificados, é só entrar em contato e procurar saber sobre a oferta de aulas online;

*Antes de fechar um contrato, pergunte sobre a aula experimental gratuita, será a maneira adequada para conhecer o Pilates – caso nunca tenha praticado – e a didática do instrutor;

*Analise a melhor opção de treino para você. Receber vídeos gravados, para realizar os exercícios na hora mais conveniente, ou fazer as aulas por videochamada. Converse sobre isso com o instrutor;

*Se você tiver alguma limitação em relação ao espaço, explique a seu instrutor, para que ele pondere essa questão na hora de te passar a série de exercícios;

*Possui alguma lesão prévia, sente alguma dor específica ou possui enfermidades? Converse com o instrutor a respeito;

E tem mais…

*Se você possui algum acessório, como faixas elásticas, bolas, pesos e afins, também sinalize. O instrutor pode inclui-los nos treinos;

*Organize o seu cantinho de Pilates, retire os objetos próximos, para que não atrapalhem ou prejudiquem a prática. Mantenha o espaço limpo;

*Use roupas confortáveis, que facilitem os movimentos;

Use roupas confortáveis na atividade física em casa

Use roupas confortáveis na atividade física em casa

*Crie o hábito de efetivamente fazer os treinos. Separe um horário na sua agenda, para que você consiga realmente se dedicar. É importante se concentrar em sua atividade;

*Conjugue com a prática do Pilates uma alimentação saudável e a ingestão de bastante líquido. Afinal de contas, boa nutrição e a hidratação do corpo só lhe trarão benefícios;

*Agora que você já implementou um cotidiano de atividade física em casa, é só manter o ritmo, acompanhar a sua evolução e comemorar os ganhos dessa importante transformação em sua vida.

,
Post anterior
Aula de Pilates online: mantenha sua renda na quarentena
Próximo post
Reabertura dos estúdios de Pilates: novas perspectivas

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This