5 benefícios do Pilates que te farão praticá-lo

Turma feminina de pilates realizando movimento em dupla

O Pilates é um programa de treinamento bastante rico, que oferece inúmeros benefícios aos seus praticantes, elevando consideravelmente seu nível de qualidade de vida. Por meio da manipulação dos movimentos, o método consegue trabalhar de forma simultânea o lado físico e o mental, consolidando ambos os conceitos como uma unidade. Em outras palavras, o Pilates promove saúde integral e bem-estar.

A sua versatilidade é tamanha, que o Pilates tem várias indicações, como para reabilitação, prevenção e até condicionamento físico. Ou seja, qualquer que seja o seu objetivo, haverá um treino no Pilates que te ajude a alcançá-lo com qualidade e efetividade. Nesse artigo, reunimos cinco benefícios do Pilates que farão com que você busque o método para melhorar a sua vida.

1. O Pilates é indicado para todos os públicos

Praticamente não há contraindicações para a prática do Pilates. Por ser um exercício de baixo impacto e considerado altamente adaptável, o Pilates atende a públicos diversos. Isso significa que o método pode ser utilizado por idosos, crianças, gestantes, pessoas com dificuldade de locomoção, indivíduos com problemas neurológicos e portadores de necessidades especiais. Esses são apenas alguns exemplos.

Claro que os indivíduos que possuem problemas de saúde precisam conversar com seu médico acerca da possibilidade de dar início às aulas de Pilates. Além disso, é indispensável também dialogar abertamente com o instrutor de Pilates sobre o seu quadro de saúde, para que ele possa criar uma rotina de treinos adequada e adaptada a essa condição.

Mas não é apenas o público que apresenta problemas de saúde ou limitações que se enquadram nesses grupos especiais. Os atletas profissionais, de alta performance, acumulam conquistas enormes com a prática do Pilates, que culminam com incrementos significados no desempenho de sua modalidade esportiva.

Os benefícios do Pilates são inúmeros e devem ser direcionados a cada caso especificamente. Dessa forma, o instrutor pode trabalhar em cima do objetivo e necessidade de cada aluno. Ou seja, ele vai montar sequências de movimentos individualizadas, que atendam às especificidades de seus alunos e ajudem-no em suas metas.

2. Pode ser utilizado para objetivos variados

Muitas pessoas ainda guardam um conceito bastante restritivo do Pilates, porque nunca buscaram, efetivamente, informações detalhadas sobre o método. Embora haja quem acredite que o Pilates é uma atividade leve, utilizada apenas para reabilitação, a verdade é que a indicação da prática vai muito além disso.

Assim, o Pilates é eficiente para objetivos diversos, desde a reabilitação, prevenção, condicionamento físico, até o emagrecimento. Contudo, é necessário estar orientado por um profissional capacitado, que tenha repertório e conhecimento para construir uma rotina de exercícios que atenda à necessidade do aluno.

Nesse sentido, procure um instrutor de Pilates que tenha formação sólida.

3. Entre os benefícios do Pilates está a promoção do relaxamento e combate do estresse

Por mais pesada que seja a aula, o Pilates estará sempre exigindo do praticante uma conexão de corpo e mente, a partir do controle da respiração e de todo o corpo. No Pilates, o aluno aprende a respirar com qualidade, porque ela faz total diferença na execução dos movimentos. Inclusive, a respiração é um dos princípios do método, de tão importante que é para a prática.

Da mesma maneira, essa busca pelo ritmo respiratório adequado , facilita  ao praticante obter  muito controle do próprio corpo e do movimento. O tempo inteiro, o Pilates requer do praticante um nível intenso de concentração. Logo, a prática vai desenvolver no aluno a capacidade de autocontrole, para lidar melhor com as situações adversas, de tensão e estresse.

4. Melhora da qualidade da marcha é mais um benefício do Pilates

Resumidamente, a marcha é o movimento que o corpo realiza durante o processo de locomoção. Para que um indivíduo consiga atravessar de um ponto a outro, ele se projeta para a frente, alternando o peso do corpo sobre cada perna. Apesar de parecer um processo simples, já que fazemos isso automaticamente, a marcha envolve uma série de fatores.

Engana-se quem pensa que a marcha está associada apenas aos pés. A marcha envolve praticamente todo o corpo. Só para exemplificar, existe acionamento do quadril, glúteos, pelve, joelho, articulações e até da coluna. Uma mudança de posicionamento da cabeça sobre os ombros pode alterar toda a estratégia motora de uma marcha. Portanto, várias alterações no corpo vão incidir e interferir diretamente na qualidade da marcha.

O Pilates faz a ativação dos músculos de forma correta e melhora a postura, por meio dos exercícios. Com a musculatura fortalecida e a postura mais organizada, a marcha vai evoluir gradativamente. Isso é muito importante para qualquer indivíduo. Ainda mais importante para públicos especiais, como idosos, gestantes e pessoas com problemas neurológicos.

É possível explorar o Pilates de diversas formas nesses casos. Para exemplificar, é possível criar rotinas de exercícios com o objetivo de estabilizar e mobilizar a coluna, fortalecer toda a musculatura de membros inferiores e superiores , além de alongar os músculos eventualmente encurtados.

Assim, o método contribui até para pessoas que praticam a corrida, seja profissional ou amadoramente.

5. Recuperar funções do corpo e prevenir lesões é um dos mais importantes benefícios do Pilates

Reabilitação é um processo multidisciplinar, com vistas a devolver funcionalidade às pessoas que apresentam algum tipo de limitação em sua interação física, sensorial, social, psicológica ou intelectual. O objetivo primordial da reabilitação é desenvolver as ferramentas necessárias para que o indivíduo conquiste independência e autonomia.

O Pilates é um método auxiliar de eficácia comprovada na reabilitação de diversas enfermidades. Várias pesquisas e artigos científicos tratam do tema. Em síntese, os estudos comprovam o quanto o Pilates tem devolvido qualidade de vida àqueles que apresentam problemas de saúde. Esse é um dos benefícios do Pilates que fazem uma diferença enorme na vida de milhares de pessoas.

Instrutor auxiliando aluno a utilizar equipamento de pilates

Benefícios do Pilates são inúmeros

No entanto, o uso do Pilates para reabilitação só é autorizado aos profissionais de saúde que atuam com reabilitação (a exemplo dos fisioterapeutas) e que possuem formação específica em Pilates. Em outras palavras, não basta ser profissional da saúde nem basta ser instrutor de Pilates para usar o método na reabilitação de pacientes. É preciso conjugar as duas funções.

Isso acontece porque reabilitação é um assunto muito sério. É fundamental que o profissional tenha conhecimento profundo sobre aplicações, contraindicações, indicações, abordagens, movimento. Tudo isso é necessário para que o profissional possa usar o método de forma adequada ao caso do paciente. Muitas vezes, é primordial adotar diversas adaptações.

Prevenção

Nesse segmento, o Pilates pode auxiliar os indivíduos na prevenção de uma série de problemas de saúde, sejam músculo-esqueléticos ou neurológicos. O método atua no desenvolvimento da consciência corporal, da força e do equilíbrio  muscular. Além disso, restabelece o alinhamento postural, melhora a flexibilidade, mobilidade e estabilidade, dentre outros ganhos.

A partir da personalização do atendimento e de uma avaliação inicial, o instrutor de Pilates é capaz de identificar certas predisposições a que estão sujeitos seus alunos. Desta forma, é possível programar treinamentos com a finalidade específica de prevenção.

Agora que você já conhece o quanto o Pilates contribui para a saúde das pessoas, é só buscar um estúdio qualificado para iniciar a prática.

, , , , , ,
Post anterior
O princípio da precisão do método Pilates
Próximo post
O Pilates e o princípio da respiração

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This