5 motivos para fazer Pilates

Mulher praticando Pilates realizando elevação pélvica

O Pilates é um método revolucionário, porque consegue promover melhorias significativas na qualidade de vida de todos os públicos, em todas as faixas etárias e com condições clínicas variadas. Seja para alavancar a performance esportiva, física ou artística, seja para avançar na reabilitação, o método oferece rotinas de treinos bem eficientes. Nesse artigo, vamos apresentar cinco motivos para fazer Pilates.

Cada vez mais, o número de adeptos ao Pilates vem crescendo mundo afora. Ao longo dos anos, suas aplicações e resultados passaram a ser estudados cientificamente. As evidências mostram que o Pilates oferece benefícios variados. Os praticantes conseguem ganhar força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento físico, resistência, amplitude de movimento, melhoria da respiração. E isso é só para exemplificar.

1. Método democrático, adaptável a diversos objetivos

Um dos grandes pontos positivos do Pilates é sua versatilidade. Ou seja, ele pode ser adaptado para realidades diversas, a depender dos objetivos e necessidades de cada aluno.

Isso significa que, se a sua necessidade for modificada ao longo de sua prática, você não precisará buscar outra espécie de treino. Basta conversar com seu instrutor, que ele vai rever a sua rotina de exercícios e montar seu treino direcionado a essa nova realidade.

Assim, se você praticava o método para melhorar o desempenho em sua modalidade esportiva e, por acaso, sofreu uma lesão no esporte, o Pilates vai continuar sendo funcional para você.

Turma de alunas de Pilates realizando o movimento de elevação pélvica segurando Magic Circles
Motivos para fazer Pilates são vários / FreePik

O que vai acontecer é apenas que o seu treino será modificado para atender à nova demanda de reabilitação. Mudam os movimentos, o foco, o objetivo. Mas a eficiência, a funcionalidade e a eficácia continuam.

Por isso, o Pilates é indicado mesmo que você pratique outro tipo de atividade física ou esporte. Os resultados serão potencializados, e você ainda terá um suporte de treino focado não só na melhora de performance, mas também na prevenção.

2. Corrige a postura e alivia as dores comuns na região da coluna é um dos motivos para fazer Pilates mais comuns

A postura incorreta é um dos problemas mais comuns encontrado na sociedade. A quantidade de pessoas que busca atendimento médico em razão de dores frequentes nas costas é enorme. Ou seja, é mais fácil ver alguém com uma postura incorreta do que alguém que tenha a postura totalmente adequada hoje em dia.

O resultado dessa má postura são as frequentes dores nas costas, que incomodam bastante e interferem na rotina diária dos indivíduos. As tarefas do dia a dia ficam muito mais penosas, e as dores ainda podem refletir de forma negativa no desempenho profissional.

Os exercícios do Pilates trabalham a região do core, fortalecendo toda a musculatura associada à coluna. Dessa forma, por consequência, a postura melhora e as dores desaparecem. Você ganha muito mais qualidade de vida e conforto para realizar as tarefas cotidianas.

3. Ajuda no combate ao estresse e ansiedade

A respiração é fundamental para o método Pilates. Por isso, cada movimento deve ser executado em sintonia com o ciclo respiratório. Isso significa que o instrutor vai treinar o aluno também a respirar corretamente, potencializando seus benefícios.

O que a respiração, no entanto, tem a ver com estresse e ansiedade? Muita coisa. A respiração aumenta a oxigenação das células e elimina uma quantidade significativa de toxinas do organismo.

A pessoa que sofre com ansiedade tende a respirar em uma velocidade acelerada. Isso já demonstra o quanto a respiração tem conexão com o nosso estado emocional. Por isso, o controle da respiração é capaz de controlar também o corpo e a mente.

Ao respirar de forma controlada, o indivíduo retoma o equilíbrio entre corpo e mente. Ademais, respirar corretamente ajuda também a restaurar o equilíbrio e a concentração, aliviando os sintomas emocionais da ansiedade e do estresse.

4. Redução dos riscos de sofrer lesões

A prática regular do Pilates funciona como um tratamento preventivo de lesões. Assim, se você é um aluno assíduo e dedicado, você estará preparando seu corpo para evitar uma quantidade grande de enfermidades. Esse é um dos importantes motivos para fazer Pilates.

Isso porque os exercícios trabalhados no Pilates oferecem incontáveis benefícios. Dentre eles estão: equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, consciência corporal, mobilidade, fortalecimento muscular, combate ao estresse e ansiedade e a correção postural.

Contudo, esses são apenas alguns exemplos. Juntos, esses benefícios ampliarão a sua qualidade de vida e garantirão que você tenha um corpo forte e saudável, para encarar os desafios diários a que ele é submetido.

Mulher praticando Pilates realizando prancha com elevação de uma perna
Conheça alguns motivos para fazer Pilates / FreePik

5. Melhora da sensação de bem-estar, do humor e da saúde em geral é um dos mais importantes motivos para fazer Pilates

Quer mais motivos para fazer Pilates? Aqui vai mais um. O método promove melhoria generalizada no quadro clínico, físico e emocional do indivíduo. Por isso, sua prática reflete em todo o seu estado de bem-estar, humor e saúde.

Os movimentos do Pilates, por sua vez, provocam um trabalho intenso da mente. Ademais, eles também contribuem para a liberação de hormônios importantes que atuam no bem-estar, a exemplo da endorfina e da serotonina.

#maisquepilates, Benefícios do Pilates, Correção de postura, Pilates combate a ansiedade, Pilates combate o estresse, Pilates e ansiedade, Pilates e o bem estar, Pilates melhora o humor, Pilates reduz risco de lesões, Qualidade de Vida, Revista +Q Pilates, Saúde
Post anterior
Esclareça as principais dúvidas sobre Pilates
Próximo post
Cinco dicas para divulgar o estúdio de Pilates

Mais Posts:

Pilates Day

Conheça mais sobre o Pilates Day

Notícias, Pilates
Ei, você conhece o Pilates Day? O movimento internacional iniciado pela PMA (Pilates Method Alliance) tem o objetivo de propagar os benefícios que o método tem e torná-lo mais acessível…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This