Pilates é indicado para condicionamento físico?

Pilates auxilia no ganho de condicionamento físico

Quando o Pilates foi criado, a ideia era, prioritariamente, contribuir com o processo de reabilitação e condicionamento físico. O que Joseph Pilates talvez não imaginasse, naquela época, é que o método seria tão eficiente para alcançar diversos outros objetivos.

Ao longo do tempo, foram feitos testes, pesquisas e estudos, e o Pilates despontou como um método incrível e muito assertivo, também indicado para fortalecimento muscular, ganho de flexibilidade e mobilidade e, inclusive, para ganho de força e resistência.

Importância da prática de exercícios físicos

A prática de atividade física está diretamente ligada ao conceito de promoção da saúde. É uma ferramenta terapêutica eficaz, para manter o corpo e a mente sãos.

O sedentarismo, por sua vez, que traduz a ausência de exercícios, é um fator de alto risco, sendo associado à alta incidência de uma série de doenças crônicas. Por exemplo, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e obesidade.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que a América Latina é a região do mundo com o maior índice de pessoas sedentárias, com 39% do total. O Brasil encabeça essa lista, pois 47% da população não pratica o mínimo de atividade física recomendada para se manter saudável.

Se o indivíduo não pratica qualquer atividade física, ele reduz drasticamente o gasto calórico diário. A realização de exercícios rotineiros é responsável pelo ganho de condicionamento físico, o que eleva a qualidade de vida do praticante.

O que é condicionamento físico?

O condicionamento físico é uma condição de capacidade física alcançada pelo indivíduo, que permite que ele responda com eficiência aos desafios físicos impostos pela sua rotina.

Assim, uma pessoa fisicamente condicionada consegue ter uma performance melhor em suas tarefas, otimizando todos os ramos de sua vida.

Quando uma pessoa é submetida a um programa adequado de condicionamento físico, esse trabalho produz significativas mudanças, especialmente, nos sistemas cardiovascular, respiratório e neurológico. Portanto, auxilia na promoção da saúde, na prevenção, estabilização, regressão e reabilitação de lesões e doenças diversas.

Assim, o condicionamento físico eleva a qualidade de vida de um modo geral, porque eleva a habilidade de o indivíduo executar qualquer função aeróbia do dia a dia com qualidade.

Sobre o Pilates

O alemão Joseph Pilates foi o responsável pela criação e sistematização do método que leva seu nome. De acordo com alguns historiadores, ele teria começado a se interessar pelos temas relacionados à saúde, em razão de sua própria condição, já que sofria com asma e febre reumática.

O Pilates enquanto método de reabilitação teria sido criado na época em que Joseph Pilates estava detido na Inglaterra, por ser alemão, em plena Primeira Guerra Mundial. Ele utilizou os objetivos que estavam acessíveis, como camas e cadeiras, para criar aparelhos e ajudar na recuperação de seus companheiros de prisão e de feridos na guerra.

Pilates é indicado para condicionamento físico?
Baseando-se em fundamentos da fisiologia humana e da medicina oriental, começou a desenvolver uma série de exercícios, que conseguiam melhorar o quadro físico geral das pessoas. Assim, teria nascido a técnica e, justamente, visando ao condicionamento físico dos praticantes.

As amplas possibilidades de adaptação do Pilates são possíveis graças à ideia de individualização do treino disseminada por seu criador. Os resultados positivos alcançados pelo Pilates fizeram com que o método fosse experimentado para tratar novas enfermidades. Assim, o Pilates se disseminou e ganhou adeptos em todo o mundo.

Quais os benefícios do Pilates?

Depois que o Pilates surgiu, inúmeros benefícios foram sendo observados em quem praticava o método. Assim, começaram a surgir pesquisas, para comprovar esses benefícios e entender de que forma eles poderiam ser despertados.

Dentre esses benefícios que o Pilates proporciona, estão:

  • Melhorar flexibilidade e mobilidade;
  • Recuperar o equilíbrio e desenvolver a coordenação motora;
  • Desenvolver a consciência corporal e o controle dos movimentos;
  • Aumentar a força muscular e ganhar massa magra;
  • Melhorar seu condicionamento físico;
  • Aumentar a capacidade respiratória;
  • Inibir as dores de coluna;
  • Corrigir a postura;
  • Combater o estresse e a ansiedade;
  • Buscar reabilitação de doenças físicas e/ou neurológicas;
  • Prevenir lesões;
  • Melhorar o rendimento nos esportes;
  • Promover o relaxamento e o autocontrole;
  • Fortalecer e alongar os músculos do corpo.

Como o Pilates ajuda no condicionamento físico

O método Pilates é uma alternativa muito procurada e com resultados cientificamente comprovados para quem busca evolução no quesito condicionamento físico, porque o método é capaz de oferecer um programa de condicionamento físico completo e flexível.

Em outras palavras, não importa se o indivíduo é saudável ou portador de alguma enfermidade, o Pilates pode ajudá-lo em ambas circunstâncias.

Pilates é indicado para condicionamento físico?
Tampouco importa se ele possui todas as suas funções motoras preservadas ou se apresenta algum tipo de limitação. É possível, com o Pilates, criar programas de condicionamento físico adaptados a qualquer condição.

Inclusive os públicos especiais podem usufruir desse benefício. Assim, sob a orientação de um profissional de Pilates, idosos, crianças e gestantes podem conquistar ou manter o condicionamento necessário a uma vida mais saudável.

O Pilates pode ajudar no condicionamento físico de atletas de alto desempenho?

O condicionamento físico é pré-requisito imprescindível para qualquer indivíduo que pretende encarar uma modalidade esportiva de forma profissional.

Além de garantir um desempenho mais alto, o condicionamento físico é fundamental para reduzir os riscos de lesões. Não apenas isso, porque um atleta fisicamente bem condicionado consegue, inclusive, se recuperar muito mais rápido de lesões.

O Pilates contribui de forma decisiva na preparação desportiva, que é parte do processo de treinamento de qualquer atleta.

Nesse sentido, o método consegue resultados significativos no desenvolvimento de diversas capacidades físicas essenciais a um atleta, como, por exemplo, flexibilidade, força, coordenação, resistência e mobilidade.

A partir da consideração das necessidades de sua modalidade esportiva e de sua avaliação física geral, o atleta será submetido a treinamentos específicos, a fim de que desenvolva as capacidades necessárias a sua evolução.

No entanto, é fundamental que o atleta busque um profissional de Pilates capacitado, para que consiga obter os resultados desejados. A fim de ajudar nessa escolha, fizemos um artigo, com dicas de como escolher um local adequado para praticar o Pilates e usufruir de todos os seus benefícios.

#maisquepilates, Condicionamento físico, exercicio, pilates melhora o condicionamento, qualidade de exercicio, Qualidade de Vida
Post anterior
Importância da qualificação para profissional de Pilates
Próximo post
05 benefícios do Pilates para gestantes

Mais Posts:

Criança pode praticar pilates?

Criança pode praticar pilates?

Pilates
Por Maria Militão Pode e deve! Desenvolvendo um corpo inteligente com o método pilates! Joseph Pilates afirmou em seu livro que “com a respiração e a postura corretas, a criança…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This