Cinco dicas para divulgar o estúdio de Pilates

Nuvem de emojis em frente de notebook para campanha de marketing

A divulgação é uma ferramenta importantíssima para qualquer empresa que deseja alcançar resultados positivos para seu negócio. Além de tornar a marca conhecida no mercado, a divulgação amplia o alcance e é uma excelente estratégia de fidelização. No entanto, para que isso ocorra, é fundamental usar a divulgação com sabedoria, destacando os diferenciais da empresa com verdade e criatividade. Neste artigo, apresentaremos cinco dicas para divulgar o estúdio de Pilates.

Por que divulgar o estúdio de Pilates?

Qualquer empresa que pretenda ter vida longa precisa construir uma marca fortalecida. Já a partir do momento em que você decide abrir o seu estúdio de Pilates, é necessário pensar na divulgação. Quando bem executada, a estratégia de divulgação será responsável por chamar clientes para seu estúdio. Ademais, a divulgação é um instrumento eficiente de comunicação com seu público-alvo, com seus alunos e com os clientes potenciais.

A captação e fidelização de clientes é o principal desafio enfrentado por quem está iniciando seu negócio. Por essa razão, a divulgação precisa ser qualificada, com uma abordagem clara e direta, focada nos seus diferenciais. Afinal de contas, o que faria uma pessoa se matricular no seu estúdio de Pilates e não no concorrente? A divulgação de seu espaço precisa dar essa resposta ao público-alvo com assertividade.

Importância do planejamento do negócio

Planejar é o primeiro passo de praticamente tudo o que buscamos conquistar na vida. Quando você planeja, você consegue compreender melhor o seu nicho de mercado, delimitar seus objetivos e os passos que precisa seguir para alcançá-los. O planejamento reduz os riscos e consegue prever alguns problemas que você terá de enfrentar quando estiver com o negócio em funcionamento.

O plano de negócios vai simular o cenário de sua atividade, vai embasar a tomada de decisões, vai te mostrar com mais clareza o melhor caminho. Se você abriu o seu estúdio de Pilates sem montar o planejamento, ainda dá tempo. Primeiramente, o plano de negócios será fundamental até para você construir um projeto de divulgação funcional. Afinal, você precisa conhecer profundamente o seu estúdio de Pilates para conseguir divulgá-lo bem, não é mesmo?

Designer mulher negra tomando café em em sua mesa de trabalho em frente a macbook

Conheça dicas para divulgar o estúdio de Pilates / Foto: rawpixel

E quando nós falamos em conhecer profundamente, nos referimos a entender todo o mercado que envolve o seu negócio. Estamos falando em saber seus diferenciais, saber onde você quer chegar, entender como você pretende chegar aonde quer. Conhecer profundamente significa também ter detalhes sobre fornecedores, público-alvo, o produto ou serviço que você está vendendo. As dicas para divulgar o estúdio de Pilates serão ainda mais eficazes se você conhece o seu negócio com detalhes.

O planejamento também te fará transitar com mais facilidade pelas adversidades que encontrar na jornada. Se você não sabe por onde começar para construir o seu plano de negócios, procure o Sebrae mais próximo de você. Certamente, eles te darão todo o suporte necessário nessa etapa. Inclusive, esse período é bem propício, já que muitos estúdios de Pilates precisaram se reinventar para enfrentar a pandemia e agora se reestruturam para voltar a funcionar com normalidade.

Cinco dicas para divulgar o estúdio de Pilates

1. Entenda o perfil do seu cliente

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o perfil do seu cliente. Se você já tem um plano de negócio, isso ficará mais fácil. Se você ainda não possui esse planejamento, está na hora de elaborar. Com o perfil do público-alvo bem delimitado, ficará mais fácil construir estratégias para se comunicar com ele.

Tudo interfere na forma como você abordará o seu negócio no momento de divulgá-lo. É importante conhecer como o seu público-alvo se comporta na hora de adquirir produtos e serviços, qual a linguagem mais eficiente para utilizar com ele. Tem mais, observar as pessoas que transitam pela região onde está instalado seu estúdio de Pilates pode de dar boas dicas de comunicação.

2. Marque presença na internet

Você precisa marcar território na internet. Como você vai fazer isso? Construindo seu site e criando perfis para seu estúdio de Pilates nas redes sociais mais relevantes para seu negócio. Hoje em dia não tem como sobreviver comercialmente fora da rede mundial, porque toda a sua concorrência certamente estará lá.

>>Construa seu site

O site vai encurtar o caminho entre você e as pessoas que procuram estúdios de Pilates nos buscadores da internet. Você pode contratar um profissional para fazê-lo. Mas se a verba está curta, você mesmo pode utilizar as ferramentas gratuitas de construção de site. Por exemplo, existem plataformas como o Wix, o WordPress, o Google Sites, o Webnode, o Jimdo, o Jyro ou o Webs. Você pode entrar em cada uma delas, ler o que oferecem e verificar qual melhor te atende.

Você pode começar com uma página simples, que contenha todas as informações relevantes sobre o seu estúdio de Pilates. Estamos aqui falando de dicas para divulgar o estúdio de Pilates, portanto, aproveite o espaço para informar todos os canais de comunicação. Deixe claro em seu site os serviços que você oferece, as suas especialidades. Especifique os horários e dias de funcionamento.

Crie uma página para falar sobre você, sobre sua formação e experiência. Outra parte fundamental é ter um espaço em seu site para que os clientes possam deixar mensagens e tenham um canal direto de comunicação com você.

>>Aposte nas redes sociais

As redes sociais oferecem muitas vantagens, quando o assunto é divulgação. Primeiramente, o custo é super baixo e você pode alcançar resultados incríveis. Analise as redes que podem funcionar melhor para você. Nossa dica é que você tenha páginas, pelo menos, no Facebook, Instagram e no LinkedIn.

Invista em conteúdo qualificado em suas redes sociais. Utilize todas as ferramentas que as redes viabilizam. Pense nos tópicos que você quer abordar e organize uma agenda de publicação. Lembre-se que é fundamental manter as redes sociais atualizadas. No nosso e-book Como utilizar as mídias sociais a favor do seu estúdio de Pilates, você contará com informações relevantes sobre o assunto, que vão contribuir para o incremento de suas redes.

3. Firme parcerias está entre as ótimas dicas para divulgar o estúdio de Pilates

As parcerias, quando bem pensadas, podem trazer ótimos resultados. Você pode criar uma série de estratégias para aumentar o número de alunos, utilizando parcerias. Inicialmente, você pode buscar empresas vizinhas ao seu estúdio de Pilates e procurar saber se você pode deixar cartões de visita. Da mesma forma, pode entregar seus cartões para pessoas que trabalham nessas empresas.

Existem diversas formas de parcerias que podem ser viabilizadas. Você pode conversar com o RH de empresas próximas ao seu estúdio para oferecer descontos aos funcionários. Além disso, pode buscar os conselhos regionais das categorias de classe e também os sindicatos, para propor descontos aos associados. Analise quais categorias seriam viáveis, relacionando ao público-alvo de seu estúdio de Pilates.

Estamos aqui tratando de dicas para divulgar o estúdio de Pilates, então tenha em mente que essa divulgação precisa trazer impactos positivos. Lembre-se que seu estúdio tem limite de capacidade. Então realize as parcerias com calma, aos poucos. Vá dimensionando o resultado da primeira parceria firmada, para propor as próximas.

Nada de ir com muita sede ao pote e acabar não conseguindo atender à demanda. Quando o assunto é negócio, todo cuidado é bem-vindo. Afinal de contas, a imagem de seu estúdio de Pilates está em jogo. Então tenha atenção em toda ação que irá impactar nessa imagem. Desfazer uma imagem ruim é muito difícil e dá trabalho. Melhor precaver-se.

O LinkedIn também é uma ótima ferramenta para alavancar boas parcerias profissionais. Você pode negociar com profissionais da área de saúde para indicar seu estúdio de Pilates. Em troca, pode oferecer descontos e bolsas integrais. Pense nisso. As possibilidades são inúmeras. Basta exercer um pouquinho de criatividade.

4. Promova eventos em seu estúdio de Pilates

Pensar fora da caixinha é um trampolim no mundo dos negócios. Até aqui, já reunimos várias dicas para divulgar o estúdio de Pilates. Portanto, nada como colocar a cabeça para funcionar e pesquisar novas ideias. Uma dessas ideias é aproveitar o espaço de seu estúdio de Pilates para promover eventos que tenham ligação com sua área de atuação.

Você pode promover treinamentos variados na área de saúde, é só combinar com os profissionais que irão ministrá-los. Desse modo, você pode atrair para o seu espaço profissionais de educação física, de dança, esteticistas, nutricionistas. Essas ações conjuntas farão bem para ambos profissionais e ajudam bastante a quem está no início das atividades a ganhar popularidade.

Pode ainda oferecer cursos variados de capacitação em Pilates. Assim, você fará de seu espaço também um centro de treinamento avançado de Pilates. Busque cursos, workshops e oficinas interessantes para levar a seu estúdio. Divulgue esses treinamentos entre profissionais de Pilates e estudantes e profissionais das áreas de saúde e de movimento.

Turma de Pilates no Reformer

Ótimas dicas para divulgar o estúdio de Pilates / Foto: PhysioPilates

Outra possibilidade é abrir seu estúdio para ações comunitárias na vizinhança. A proposta aqui é se juntar com outros profissionais, para oferecer serviços diversos e gratuitos naquela data específica. Ou, ainda, promover uma feirinha para vendas de produtos artesanais, e abrir seu espaço para sediar essa feirinha.

5. Mantenha uma relação estreita com seus clientes

Claro que conquistar novos clientes é fundamental, mas conseguir manter a fidelidade dos mais antigos também deve ser um propósito diário. Por isso, construa uma relação próxima com seus clientes, esteja presente na vida deles, preocupe-se com eles. Caso faltem às aulas, procure saber o que aconteceu. Dê dicas que possam ajudá-los no dia a dia. Por exemplo, sobre como manter uma postura melhor no trabalho.

Esse relacionamento é precioso, aumentará o nível de confiança em você. Certamente, uma das mais eficazes formas de divulgação é aquela exercida espontaneamente pelas pessoas que já são seus clientes. Assim, valorize essas pessoas, cuide delas com carinho e amor. Das inúmeras dicas para divulgar o estúdio de Pilates que podem ser enumeradas, cuidar com dedicação de cada cliente está entre as mais valiosas. Coloque essa em prática antes de adotar qualquer outra.

, , , ,
Post anterior
5 motivos para fazer Pilates
Próximo post
Equipamentos para estúdio de Pilates: kit essencial

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This