Equipamentos para estúdio de Pilates: kit essencial

Studio de Pilates / Arquivo Physio Pilates

Abrir o próprio negócio é motivo de realização para boa parte da população. No ramo de Pilates, há muitas questões que devem ser levadas em conta para montar um studio de Pilates, fizemos um artigo completo sobre o assunto. E um desses aspectos tem a ver com a estrutura física, com a avaliação e escolha de equipamentos para estúdio de Pilates. Hoje, vamos apresentar o kit essencial que todo studio deve ter, para que você possa dar início a suas atividades com segurança e qualidade.

Existe uma diversidade incrível de aparelhos e acessórios disponíveis no mercado para incrementar as aulas em um estúdio de Pilates. Para quem está começando, é possível investir em uma quantidade menor e estratégica de equipamentos e, ainda assim, manter o alto nível no padrão das aulas. Porém, é fundamental que o investimento inicial seja feito com inteligência, nos aparelhos de Pilates certos.

O conjunto básico de aparelhos para um estúdio de Pilates que está iniciando suas atividades deve ser composto por, pelo menos, Studio Reformer, Step Chair, Ladder barrel e Cadillac Trapézio. No entanto, é fundamental ficar atento à qualidade dos produtos, para adquirir aparelhos que ofereçam a segurança necessária aos praticantes. Ao mesmo tempo, que lhe renda economia em manutenção e tranquilidade para trabalhar.

Se você ainda não faz ideia de onde encontrar produtos de qualidade, recomendamos conhecer a linha de aparelhos da Physio Pilates. Estes vão durar para sempre, a manutenção é mínima. Aí, você se ocupa com o que gosta de fazer: dar suas aulas ou administrar seu negócio, em vez de ter que ficar cuidando de consertar ou trocar equipamentos.

Equipamentos para estúdio de Pilates: Studio Reformer

O Studio Reformer é tão completo e versátil, que se você só puder comprar um equipamento agora, compre este! Ele atende aos clientes mais inciantes e ao mesmo tempo super desafia os mais avançados. O Reformer é composto por uma cama móvel, ombreiras, barra de apoio, molas e alças, resultando em um equipamento capaz de trabalhar todo o corpo. Joseph Pilates o criou como um carrinho que corria sobre uma superfície horizontal elevada, puxado por pesos que pendiam de uma extremidade. Mais tarde, os pesos foram trocados pelas molas, e assim surgiu o modelo que vem sendo usado até hoje.

Reformer, equipamentos para estúdio de Pilates

Reformer, equipamentos para estúdio de Pilates

Aparelho instigante, o Reformer desafia o praticante em diversas vertentes, como força, equilíbrio e alongamento. Ademais, as alças e molas do Reformer auxiliam na execução do movimento pelos alunos que possuem algum tipo de limitação. Por fim, é um dos equipamentos para estúdio de Pilates que propicia a execução de movimentos em todas as posições, sendo adaptável aos públicos diversos.

É possível utilizar diversos acessórios conjugados com o Reformer, elevando as oportunidades criativas que o aparelho propõe. No mais, é um excelente aparelho para ganho de condicionamento físico. Além disso, o Reformer oferece a segurança necessária também para os pacientes em processo de reabilitação. Nesse sentido, a base de suporte grande, a  carga extra que as molas fornecem e que sustenta o  peso do corpo, além das propriedades de biomecânica favorável ao aprendizado motor, facilitam a construção da autonomia. Isso produz um movimento seguro e eficiente e pode depois evoluir para um trabalho mais intenso e desafiador.

Por que comprar o Studio Reformer?

– Oferece possibilidade de trabalho muscular integral;

– Trabalho intenso de integrar o core ao corpo todo e vice-versa;

– Movimentos variados desde pequenas até grandes amplitudes;

– Melhora força,  flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio;

– Exercícios que desafiam a estabilidade e a mobilidade;

– Variedade de resistência e de posições, além da assistência aos movimentos.

Equipamentos para estúdio de Pilates: Cadillac Trapézio

É o equipamento maior e mais fotografado e postado nas mídias dentre os  desenvolvidos por Joseph Pilates. Ele teria sido idealizado por Joseph Pilates a partir da improvisação de camas para o tratamento de seus companheiros de prisão.

As molas das camas foram removidas e acopladas às estruturas de metal das camas, fazendo surgir um equipamento de treino multifacetado. Apesar de ter sido criado para facilitar a reabilitação de pacientes acamados, o aparelho é incrivelmente eclético.

Cadillac, equipamentos para estúdio de Pilates

Cadillac, equipamentos para estúdio de Pilates

O aparelho é composto por uma plataforma sólida, estática, acompanhada de uma enorme variedade de acessórios, como molas, alças, trapézio, cinto e barras. Você também pode acoplar nele outros equipamentos de Pilates, como a Chair, ou pequenos acessórios, como o Airplane e o Neck Stretcher.

Muito confortável, o Cadillac é adequado para a realização de todo tipo de exercício nas posições deitada, sentada, em pé e pendurada! Por isso, é muito utilizado por atletas de elite e também nos processos de reabilitação de pacientes. É aquele tipo de aparelho que você vai utilizar com todos os tipos de aluno, de todas as condições físicas e com qualquer objetivo.

O uso do Cadillac também é muito indicado para o desenvolvimento da consciência corporal, melhorando muito a qualidade de vida do praticante. A estrutura forte e estável garante total segurança aos alunos que apresentam qualquer tipo de limitação. Os seus acessórios são ajustáveis e adaptáveis para todos os públicos.

Por que comprar o Cadillac Trapézio?

– Excelente para reabilitação;

– Trabalha a musculatura de todos o corpo;

– Adaptável a todos os tipos de públicos, a exemplo de gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais;

– Muito eficiente para trabalhar correção postural e fortalecimento dos músculos profundos da coluna;

– excelente para atletas e profissionais de movimento de alto rendimento;

– Melhora a mobilidade articular;

– Alcança ótimos resultados com zero impacto;

Equipamentos para estúdio de Pilates: Chair

Conta-se que a Step Chair foi desenvolvida por Joseph Pilates, como um móvel normal que, ao mudar de posição, se transformava em um equipamento, para facilitar a prática de exercícios diários em uma cidade, como Nova Iorque, onde os  espaços são caros e se torna raro ter espaço suficiente para abrigar um Reformer.

À primeira vista, é um equipamento muito versátil, composto por um assento, duas alças laterais e um pedal que pode ser inteiro ou se dividir em dois, promovendo mais possibilidades de movimento. Apesar de ser um aparelho com estrutura reduzida, ele é multifuncional e possibilita uma enorme variação de exercícios, oferecendo bastante resistência, assim como assistência para  o corpo.

Chair, equipamentos para estúdio de Pilates

Chair, equipamentos para estúdio de Pilates

A Chair é utilizada especialmente para treinos de mobilidade, alongamento, força, equilíbrio e estabilização. Com ela, dá para trabalhar tronco, membros superiores e inferiores com a mesma intensidade e qualidade. Apesar de ser mais desafiadora que outros equipamentos, por conta de ter uma superfície de apoio menor, a versatilidade da Chair é tão incrível, que ela é bastante exigida tanto nos treinos de prevenção, quanto nos exercícios voltados à reabilitação.

Sem contar que a Chair é excelente para fortalecimento de todo o corpo. Também é possível associar o aparelho de Pilates a outros acessórios, para criar novos exercícios, sendo alguns mais simples e fáceis e outros mais desafiadores e complexos. Dessa forma, a Chair amplia ainda mais sua usabilidade, propiciando um trabalho intenso de prevenção e de reabilitação.

A Step Chair pode ser utilizada por todos os públicos, porque permite adaptação de exercícios. Ademais, o seu tamanho reduzido permite que seja transportada e modificada de lugar com mais facilidade.

Por que comprar a Step Chair?

– Aparelho compacto, que ocupa pouco espaço;

– Fácil de manusear;

– Custo mais acessível;

– Versátil e desafiador;

– Oferece possibilidades de treinos em vários níveis de intensidade;

– Melhora o equilíbrio, a concentração, a postura, a estabilidade do centro de força, a consciência corporal, coordenação motora, o alongamento, a força e o controle muscular.

Equipamentos para estúdio de Pilates: Ladder Barrel

Literalmente, a tradução do Ladder Barrel é barril escada. O nome faz referência ao formato do equipamento, que possui uma parte semicircular acolchoada, fixada a um encosto que lembra uma escada. Ele propicia uma assistência ou resistência aos movimentos, por meio da força da gravidade, e assim mobilizando e coluna principalmente em flexão e extensão, flexão lateral e combinações .

Mas não é só a coluna que se beneficia com este equipamento. Assim como todos os equipamentos de Pilates, este também trabalha todo o corpo de forma integrada, com a diferença que em vez de molas. Nele, usamos a gravidade como elemento facilitador ou desafiador dos movimentos. Vale ressaltar que o Ladder Barrel não possui nenhum tipo de acessório conjugado, como alças e molas.

Ladder Barrel, equipamentos para estúdio de Pilates

Ladder Barrel, equipamentos para estúdio de Pilates

O uso do aparelho é famoso por ser excelente para o trabalho de flexibilidade e alongamento. Ele também  permite a inclinação do corpo em todas as direções, ativando  os músculos abdominais mais profundos e, assim, obtendo controle dos movimentos. Além do mais, ele é ainda bastante eficaz no trabalho de mobilidade do quadril e força e alongamento dos isquiotibiais. Como resultado, o praticante vai evoluir bastante sua marcha e postura.

Por que comprar o Ladder barrel?

– Trabalho intenso de flexibilidade e alongamento;

– Muito eficiente para a mobilidade de coluna e o fortalecimento da musculatura relacionada;

– Indicado para elevar a força e estabilidade do core;

– Eficiente no desenvolvimento do controle do corpo;

– Excelente para o fortalecimento dos membros inferiores;

– Indicado para movimentos de correção postural.

Acessórios que incrementam os equipamentos para estúdio de Pilates

O kit básico de equipamentos para estúdio de Pilates, como a expressão já diz, é o essencial. Além disso, é importante que o profissional faça investimento em alguns acessórios. Assim como podem ser utilizados conjuntamente com os aparelhos, os acessórios vão ampliar consideravelmente o repertório de exercícios. De antemão, é preciso analisar as escolhas. Acima de tudo, a ideia é otimizar o trabalho e não apenas ocupar espaço.

Nesse ínterim, vamos sugerir a aquisição de alguns acessórios bem funcionais e versáteis, para você dar início a suas atividades de maneira tranquila.

Magic Circle

O acessório de Pilates possui formato circular, muito indicado para aumentar a resistência em exercícios de braços e pernas. A Physio Pilates possui três modelos distintos do acessório, para se moldar à necessidade do profissional. O Flex Ring Toner® é totalmente envolto em um revestimento emborrachado antiderrapante, muito macio e confortável.

Ladder Barrel, equipamentos para estúdio de Pilates

Ladder Barrel, equipamentos para estúdio de Pilates

O Ultra Fit Circle foi projetado para uso doméstico, feito de plástico flexível, com revestimento emborrachado e macio. Por sua vez, o Mini Ultra Fit Circle foi desenvolvido para um ajuste perfeito ao público de menor estatura e ombros mais estreitos.

Rolos

Os rolos, oriundos do método Feldenkrais, também são uma ótima opção, para favorecer a variação de exercícios. Muito indicado para movimentos de alongamento, flexibilidade e, principalmente, de controle e equilíbrio, o corpo de forma integrada. Do mesmo modo, o rolo serve de apoio para joelho, pés e coluna, oferecendo instabilidade e intensificando o movimento. Por último, é ótimo também para automassagem e liberação miofascial.

Rolos, equipamentos para estúdio de Pilates

Rolos, equipamentos para estúdio de Pilates

Na loja virtual da Physio Pilates estão disponíveis produtos específicos. O Rolo Magic Cinza é de alta performance, com espuma que não deforma e superfície antiderrapante. O Black Foam Roller é mais firme, em espuma de alta densidade. Por sua vez, o Soft 6 é resistente e mais leve, feito com espuma de poliestireno expandida. Já o rolo de 4 foi projetado para clínicas, academia e uso domiciliar.

Flymoon

Flymoon, equipamentos para estúdio de Pilates

Flymoon, equipamentos para estúdio de Pilates

A Flymoon é uma meia lua inovadora, criada a partir do Baby Arc do Pilates, mas transformada num equipamento potente e versátil, pela da metodologia da Instabilidade Poética, de sua criadora a Clara Trigo. Ela trabalha intensamente a criatividade e exploração dos movimentos, integrando força, equilíbrio e propriocepção de uma maneira lúdica. Junto com os equipamentos para estúdio de Pilates, o acessório vai permitir as funções que o Baby Arc tem e acrescentar infinitas possibilidades, ampliando a oferta de exercícios criativos e divertidos. Dessa forma, a aula se tornará desafiadora de uma maneira leve.

Orbit®

Orbit, equipamentos para estúdio de Pilates

Orbit, equipamentos para estúdio de Pilates

Uma plataforma sólida, com superfície acolchoada, montada sobre três rodinhas resumem a estrutura do Orbit®. O acessório proporciona uma infinidade de exercícios e um treino forte do core. Nesse sentido, dá para realizar movimentos circulares e lineares em todas as direções, com variações de intensidade, integrando membros superiores e inferiores, corpo e mente.

, , , , , ,
Post anterior
Cinco dicas para divulgar o estúdio de Pilates
Próximo post
Como melhorar o equilíbrio? O Pilates pode ajudar

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This