Está em busca de bem-estar? Faça Pilates

Pilates oferece bem-estar

O Pilates é uma das melhores atividades físicas disponíveis em todo o mundo, para quem busca qualidade de vida, saúde e bem-estar. Mais do que isso, o método é uma forma eficiente de prevenção de lesões e enfermidades diversas. Ou seja, ele contribui para uma vida mais longeva e um envelhecimento mais autônomo e independente.

Inclusive, os historiadores contam que Joseph Pilates criou o método como técnica auxiliar de melhoria da performance artística, performance de atividades do dia a dia, além da reabilitação, para ajudar na recuperação mais rápida dos pacientes acometidos por enfermidades variadas. Nesse sentido, o Pilates ajuda não apenas na reabilitação de doenças físicas, como também na melhoria da qualidade de vida de uma forma geral, tanto nos seus aspectos emocionais, quanto espirituais, físicos e fisiológicos.

O Pilates, portanto, é indicado como prevenção de patologias e também como terapia alternativa no tratamento de diversos problemas, sendo uma das melhores formas de promoção da saúde e do bem-estar. O Pilates beneficia milhares de pessoas em todo o mundo, que enxergam no método uma forma de melhorar o estilo de vida. 

O que é bem-estar?

O conceito de bem-estar sofreu diversas modificações ao longo do tempo, em virtude das transformações sociais e do avanço tecnológico e científico. O conceito já esteve ligado às questões físicas, depois agregou algumas perspectivas materiais até chegar à percepção que predomina hoje em dia. Então, atualmente, a definição de bem-estar diz respeito a um conjunto de situações que envolve aspectos físicos, emocionais e sociais. Portanto, a expressão envolve a circunstância de uma vida confortável, feliz, saudável, segura e equilibrada. Ou seja, abrange a saúde, mas vai muito além dela. 

Bem-estar é um benefício do Pilates
Bem-estar é um benefício do Pilates

Qualidade de vida

O Pilates também é um importante disseminador da qualidade de vida. Este conceito, definido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, diz respeito à percepção que o indivíduo produz sobre si mesmo e sobre a sua posição na vida, levando em conta os fatores culturais e os sistemas de valores nos quais ela vive. Também considerando aspectos como seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A qualidade de vida, portanto, trata de fatores físicos e psicológicos e tem relação com diversos aspectos, como autonomia, independência, situação financeira, lazer etc.

Benefícios do Pilates para o bem-estar

Mas por que o Pilates está tão associado a esses conceitos de qualidade de vida e bem-estar? Para responder essa pergunta, basta relacionarmos o grande número de benefícios que o método proporciona. Pois são esses inúmeros benefícios que interferem diretamente na vida de seus praticantes, elevando essas sensações. 

O Pilates é considerado um método de treinamento do corpo, da mente e do espírito.

Então, para começar, ele é excelente para o ganho de força e de massa muscular. O método também ajuda no desenvolvimento de importantes capacidades motoras e fisiológicas, favorecendo a estabilidade, flexibilidade, mobilidade e atividades funcionais básicas a exemplo da marcha.

Os movimentos e exercícios do Pilates foram desenvolvidos para promover a consciência corporal e propriocepção, isso significa que o praticante tem muito mais noção sobre os movimentos que executa em sua rotina diária e sobre o posicionamento espacial de seu corpo. Isso ajuda a reduzir riscos de lesões e de acidentes de forma bem considerável. 

Outro ponto muito positivo do método é que ele ajuda no gerenciamento do estresse e da ansiedade. Sim, o Pilates exige do praticante um alto nível de concentração e ensina como praticar a respiração combinada com os movimentos, de forma eficiente. Essas duas características, juntas, promovem uma espécie de meditação ativa, sendo fundamentais para o manejo e controle do estresse e ansiedade. 

E tem mais, o Pilates ajuda não apenas no tratamento de doenças, mas também e principalmente, na prevenção. Inclusive, o método é praticado por muitos atletas e bailarinos profissionais como atividade complementar de treinamento e refinamento da performance

Além de tudo o que já foi enumerado até aqui, é importante frisar que o Pilates é um método integrativo, que trabalha os movimentos, a partir de seus princípios, buscando o tão necessário equilíbrio entre corpo, mente e espírito. 

Pilates é indicado para quem busca bem-estar
Pilates é indicado para quem busca bem-estar

Como escolher um instrutor de Pilates

Agora que você já conhece todos os benefícios do método, é só escolher um bom instrutor e começar a sua prática. Porém, essa escolha deve ser consciente, já que todo o resultado do trabalho vai depender das habilidades técnicas, experiência e conhecimento teórico do profissional de Pilates. Assim, vamos te dar algumas dicas, para você conseguir fazer essa escolha da melhor forma, com consciência e responsabilidade. 

É importante optar por um professor que tenha uma formação sólida no método e que também seja um praticante de Pilates. Não basta ensinar, é preciso manter o contato direto e frequente com os movimentos para entendê-los no próprio corpo e assim ser capaz de compreender de forma mais profunda seus efeitos e mecanismos. Isso vai facilitar todo o processo de orientação e adaptação para cada aluno.

Você pode solicitar uma aula experimental, para conhecer a metodologia do professor e avaliar como ele se comporta durante a aula. Assim, você poderá observar, por exemplo, a atenção que ele dá a cada aluno e o repertório e didática dele na hora de passar os exercícios.

Na dúvida, você pode acessar esse link e buscar um studio mais próximo. Todos os studios que constam na relação possuem profissionais formados pela Polestar Pilates Brasil, uma das escolas licenciadas da Polestar Pilates Internacional, que oferece uma formação de Pilates dentre as mais conceituadas em todo o mundo.

Os profissionais com formação Polestar possuem um currículo acadêmico e uma vivência prática diferenciados, para que possam não apenas conhecer os movimentos do método, mas também adaptá-los corretamente para todas as populações e necessidades. 

#maisquepilates, +Q Pilates, bem-estar
Post anterior
Pilates: equilíbrio entre corpo mente e espírito
Próximo post
Physio Pilates: aparelhos de Pilates sustentáveis

Mais Posts:

Uma experiência positiva de movimento

Movimento, Pilates
Oferecer ao seu aluno uma experiência positiva de movimento, é uma frase que escuto com frequência dos meus mestres Brent Anderson e Alice Becker. Dessa forma interpreto que quando facilitamos para…

“Case”- Pilates e Cadeirantes

Movimento, Pilates
Saudações, Amigos e Colegas! Na coluna de hoje falaremos sobre um assunto que sempre gostei, mesmo porque sou fã de paralimpíadas: cadeirantes. Os exemplos de superação são fascinantes e o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This