Pilates: equilíbrio entre corpo mente e espírito

Pilates é indicado para quem busca bem-estar

Quando você ouve falar que o Pilates propõe o equilíbrio entre corpo mente e espírito, você sabe exatamente o que isso significa? Pois nesse texto vamos esclarecer essa importante questão para você. Vamos começar falando um pouco sobre o método, que foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, a partir dos fundamentos da fisiologia humana, das atividades circenses e greco-romanas e também da filosofia oriental.

Ele criou movimentos inteligentes, capazes de promover uma melhora geral no cliente, tanto física quanto emocionalmente. Além disso, esses movimentos atuam tanto na prevenção quanto na reabilitação de uma série de enfermidades e limitações, tanto físicas quanto psicológicas.

Por isso, os movimentos criados por Joseph Pilates são perfeitamente adaptáveis às condições de cada cliente. O método é acessível a pessoas de todas as idades e em praticamente qualquer condição. Os movimentos são prescritos a partir das necessidades individuais de cada praticante.

Contam os historiadores, inclusive, que Joseph utilizou o método para manter a boa forma e a saúde mental dos seus companheiros prisioneiros políticos, na Isle of Man, uma ilha na Inglaterra, durante a Segunda Grande Guerra. Depois que foi solto e retornou a seu país, ele continuou suas pesquisas e desenvolvimento de uma metodologia e de equipamentos que futuramente se tornariam os conhecidos equipamentos da sua Contrologia, hoje conhecida como Pilates.

Pilates conecta corpo mente e espírito
Pilates conecta corpo mente e espírito

Ação do Pilates

O Pilates é considerado uma atividade bastante completa, que trabalha todos os sistemas corporais de forma integrada. Os movimentos criados por Joseph, e posteriormente incrementados por escolas como a Polestar Pilates, são bastante versáteis. Assim, é possível utilizar o Pilates para alcançar objetivos diversos. O método, portanto, é uma atividade tanto para condicionamento físico, quanto para reeducar movimentos, refinar performance corporal geral e recuperar funcionalidades. Inclusive, o Pilates é um dos métodos mais eficientes no processo de reabilitação de pacientes.

Os movimentos do Pilates são progressivos, ou seja, eles possuem níveis de dificuldades diferentes. São construídos de forma contínua, a partir de movimentos mais simples, até alcançar níveis maiores de dificuldade e complexidade. Além disso, é possível praticar o Pilates solo, utilizando apenas o peso do próprio corpo, como também com o uso de aparelhos desenvolvidos especificamente para a prática do método. E tem mais um detalhe importante, o método é todo construído com base em seis princípios, que são incorporados na execução de cada movimento. São eles: precisão, respiração, fluidez, controle, concentração e centralização.

Fáscias

O Pilates trabalha todo o sistema de fáscias, em um novo conceito de power house. Nos tempos mais antigos definia-se o power house como um grupo de músculos localizados na região do abdômen. Hoje compreendemos esse “centro de forças” do corpo humano como uma integração das várias cadeias musculares e dos diversos tecidos corporais com princípios fundamentais de movimento.

Esse sistema integrado assume papéis importantes, como a sustentação dos órgãos internos, a estabilização e descompressão da coluna, e o equilíbrio entre mobilidade e estabilidade de todas as articulações do corpo.

Esse sistema, portanto, que reúne tecidos mais superficiais e mais profundos, dos pés até a cabeça, além dos mais populares músculos do abdômen, assoalho pélvico, coluna, diafragma, glúteos e internos das coxas. Ele serve como suporte para que seja possível a execução de todos os movimentos do Pilates com segurança e qualidade.

Integração corpo mente e espírito no Pilates
Integração corpo mente e espírito no Pilates

Corpo mente e espírito

A atribulação da rotina de vida das pessoas age diretamente sobre sua qualidade de vida. Especialmente em uma sociedade marcada por exigências frequentes e cobranças para o atendimento dessas exigências de forma plena e rápida. Nesse contexto, o Pilates surge como uma opção que consegue conjugar benefícios para corpo mente e espírito simultaneamente.

Inclusive, para a prática eficiente do Pilates, o indivíduo precisa estar com os três aspectos em conexão, eles precisam trabalhar juntos. Durante a execução de cada movimento, é importante que o praticante do método utilize a respiração de forma consciente para facilitar a organização e eficiência dos movimentos. Ele precisa também estar concentrado no passo a passo do movimento. Para que tudo isso ocorra, é essencial que o corpo mente e espírito entrem em sintonia.

Joseph Pilates definiu três princípios guia para sua Contrologia: a Respiração, a Saúde Integral do Corpo e o Compromisso com todo o Corpo.

Conexão corpo mente e espírito

Na prática do Pilates, ou da Contrologia, como seu criador denominava o trabalho, o indivíduo se conecta consigo mesmo, com todo seu corpo e todos os sistemas corporais, e a partir dessa conexão e da exploração de cada um de seus princípios, passa a usufruir dos seus benefícios. A prática consciente da respiração, por exemplo, também ajuda na oxigenação e nutrição de todo o corpo. Um corpo oxigenado fica mais desperto e atento, favorecendo o aprendizado e a concentração. Todos os movimentos exigem a concentração, que reflete na presença. Ou seja, isso canaliza toda a energia do indivíduo para aquele momento e oferece a qualidade e segurança necessárias à prática.

Com o controle, o praticante consegue sentir cada movimento, cada transição, e o movimento passa a ser executado de maneira consciente e eficiente. Não existe gasto desnecessário de energia, esta é canalizada para o que realmente importa. Esses simples exemplos já conseguem demonstrar essa força de sintonia entre corpo mente e espírito que o Pilates proporciona. Em razão disso, o método é indicado até para o manejo do estresse e da ansiedade.

O Pilates é, portanto, essa totalidade. A saúde integral do corpo é o equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso. Ele trabalha a integralidade do ser humano, cuidando para que o praticante tenha qualidade de vida em todos os aspectos de sua existência.

, ,
Post anterior
A Dinâmica da Pelve
Próximo post
Está em busca de bem-estar? Faça Pilates

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This