Ninguém havia imaginado dar aulas de Pilates online até o mundo ser invadido por uma pandemia que exigiu das pessoas o isolamento social. A partir daí, as aulas online viraram necessidade, e os professores e alunos foram obrigados a se reinventar. Treinar a distância agora é uma realidade, mas será que a aula de Pilates online dá resultado mesmo? Vamos falar sobre isso neste  artigo.

Primeiramente, é importante lembrar que fazer atividade física em qualquer circunstância é relevante. Isso é indiscutível. Independente do tipo de atividade e da modalidade, se presencial ou a distância, o corpo precisa de movimento para manter as suas funcionalidades de forma correta.

Além disso, o exercício físico também é fundamental para a mente, pois faz o corpo produzir aqueles hormônios tão primordiais, responsáveis pela sensação de bem-estar, a exemplo da endorfina.

Sobre o Pilates

O Pilates é o método de movimento  desenvolvido por Joseph Pilates, por volta de 1920, inicialmente para reabilitar seus companheiros presos em um campo de concentração na Inglaterra. No entanto, com o tempo, percebeu-se o quanto ele era eficiente para outras demandas. Fato é que o Pilates é uma das atividades físicas mais associadas à promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Benefícios do Pilates

  1. Melhora o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a mobilidade;
    2. Aumenta o tônus, a massa magra e a força muscular;
    3. Corrige problemas posturais;
    4. Combate os sintomas do estresse e da ansiedade;
    5. Melhora a qualidade da respiração e a capacidade pulmonar;
    6. Trabalho o foco e a concentração;
    7. Eficiente no processo prevenção de lesões e de reabilitação funcional;
    8. Pouquíssimas contraindicações;
    9. Desenvolve o controle e a consciência corporal;
    10. Devolve a qualidade de vida e a autoestima.

Diferenças entre a aula de Pilates online e a presencial

Em termos práticos, existem poucas diferenças significativas entre a aula de Pilates online e a presencial. Dentre elas, o fato de que o profissional e o aluno estão em lugares diferentes. Inclusive, eles podem estar em cidades e até países diferentes, e assim o professor não pode corrigir utilizando as dicas táteis. A outra é que, na maioria dos casos, na aula online, há a ausência do uso dos equipamentos, a menos que o aluno os possua.

No entanto, essa ausência de equipamentos ou dicas táteis na aula a distância não é crucial para determinar se a aula de Pilates online dá resultado. Uma das modalidades do Pilates é justamente o Mat, ou seja, as aulas no solo. Sim, elas  podem ser muito mais desafiadoras  do que aquelas realizadas com o suporte de equipamentos. Quanto às dicas táteis, desenvolvemos habilidade de ensino que substituem a necessidade do professor tocar o aluno, por orientar o aluno a se tocar , ou perceber seu corpo através do contato com o chão ou o colchonete.

Vantagens da aula online de Pilates

Flexibilidade

Você pode ajustar o melhor horário com o profissional. Assim é possível encaixar melhor as aulas de Pilates na sua rotina.

Economia de tempo

Não haverá a necessidade de deslocamento, nem na ida até o Studio de Pilates, tampouco na volta. Em poucos minutos você estará pronto para a aula. Assim como poderá dar início a outra tarefa, imediatamente após a aula acabar.

Comodidade

Você poderá fazer a aula no local onde for mais cômodo para você. Basta ter um celular ou dispositivo similar conectado à internet e pronto, você conseguirá realizar seu treino. Assim, você poderá manter suas aulas durante viagens, na casa de parentes ou amigos etc.

Redução de custos

Além de economizar com a locomoção, as suas despesas podem reduzir também em relação à mensalidade. Isso porque alguns profissionais cobram valores mais baixos para aulas online.

Saiba porque aula de Pilates online dá resultado

Será que a aula online de Pilates dá resultado em qualquer situação? Conheça as possíveis desvantagens

Ausência de contato físico

Alguns profissionais preferem fazer ajustes e correções por meio de contato físico, utilizando as mãos. A aula a distância inviabiliza isso, muito embora o contato físico não seja indispensável na aula de Pilates conforme mencionado acima.

Distrações do ambiente

Se o aluno não se preocupar em criar o ambiente ideal para suas aulas, há o risco de que acabe se distraindo com os acontecimentos ao seu redor. Portanto, é fundamental que o aluno se concentre na hora da aula, organize um espaço e reserve o horário como se a aula fosse presencial.

Mas é mesmo verdade que a aula online dá resultado?

Sim, é verdade. As aulas de Pilates online são muito eficientes e funcionais. Mesmo a distância, o Pilates mantém seus princípios, metodologia e benefícios. A grande diferença é que as aulas online são prioritariamente focadas no Pilates Mat, que define o conjunto de exercícios realizados no solo. Ou seja, não se usam os já conhecidos equipamentos, como Reformer, Cadillac etc.

Saiba porque aula de Pilates online dá resultado

O Pilates solo explora o peso do próprio corpo como fonte de resistência. Por isso, ele pode se tornar muito mais desafiador do que os exercícios feitos nos aparelhos. Quando o aluno treina nos aparelhos, ele pode ser beneficiado pelos suportes existentes, como as molas, que podem ser ajustadas para tornar o exercício mais fácil de executar.

Em relação à forma de comunicação entre professor e aluno, as aulas online são baseadas nos comandos verbais. Se você não sabia, essa é uma das técnicas mais eficientes, quando o assunto é orientação de exercícios. Ou seja, ele funciona independente da aproximação física entre professor e aluno. Ressaltando que o contato físico não é indispensável nas aulas de Pilates. Outra vantagem é que os alunos se concentram mais na aula, já que precisam escutar o professor e seguir as orientações, e a concentração é um dos princípios fundamentais do método.

Outro aspecto muito importante é que o aluno passa a escutar  mais as orientações do professor do que tentar copiar o movimento, e o método assim se torna mais somático, onde a execução respeita mais os limites e caminhos individuais.

O que é preciso para fazer a aula de Pilates online?

As aulas online de Pilates exigem poucos recursos. É necessário ter um celular ou dispositivo similar, como notebook e tablet com câmera acoplada, para que você consiga ver o instrutor e vice-versa. Falando de forma ideal, quanto maior a tela, melhor o aproveitamento do aluno na aula.

Normalmente, é utilizada uma plataforma de videoconferência disponível e de fácil acesso, como, por exemplo, o Whatsapp, o Zoom, o Skype, o Facebook Messenger ou o Google Meet.

Para as aulas online por videoconferência, o horário e dias de aula são combinados previamente. Ademais, essas plataformas são bem intuitivas, ou seja, simples de manusear. O instrutor vai passar os exercícios, observar a execução pela câmera e fazer os ajustes necessários.

Existe outra forma de fazer a aula a distância, que é por meio de vídeos gravados. Nesse caso, o instrutor envia o vídeo da aula para o aluno, ele tira as dúvidas que surgirem e executa a aula sozinho, no dia e horário que lhe é mais conveniente.

Importante que você verifique qual o melhor método para você.

, , , , , , , ,
Post anterior
Como melhorar o comando verbal no Pilates
Próximo post
3 exercícios desafiadores de mat Pilates? Clique e conheça!

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This