Pilates em grupo: conheça os benefícios desta modalidade!

Pilates em Grupo

Método que combina condicionamento físico e mental, o Pilates passou por algumas adaptações desde que foi concebido na década de 20 por Joseph Pilates, com a adição de novos acessórios e equipamentos para complementar as aulas e novas maneiras de trabalho baseadas em sua versão clássica.

Em um mercado tão competitivo como o atual, com uma crescente demanda de alunos e novos espaços sendo inaugurados, estar aberto a tais inovações em seu estúdio é fundamental para ficar sempre em evidência, fidelizando os clientes que já são de casa e atraindo novos.

Tendência mundial, o Pilates em grupo adapta os princípios do método para turmas pequenas, compostas, em média, de três a cinco pessoas, preferencialmente com níveis de desempenho próximos, para que a aula possa ocorrer de maneira uniforme.

Para isso, é preciso separar os alunos de acordo com a sua maturidade muscular, seu condicionamento físico e seu nível de consciência corporal, critérios essenciais para que o desenvolvimento do grupo possa fluir de modo homogêneo.

Crescimento coletivo, atenção individualizada

Para o profissional que oferece a aula em grupo, uma das vantagens é poder realizar treinos mais focados, já que não será preciso preparar diferentes sequências de atividades para cada participante.

Como os alunos realizam os mesmos padrões de movimento e a mesma quantidade de repetições, trabalhando grupos musculares idênticos, um único comando pode ser dado a todos, fazendo as correções necessárias em cada indivíduo, caso alguém não consiga acompanhar alguma atividade. Este detalhe ajuda a otimizar o tempo no planejamento e na execução dos treinos, o que impacta também em sua qualidade.

As aulas de Pilates em grupo podem ser feitas no Mat, no qual o praticante realiza todos os movimentos no chão, ou em Aparelhos. Para que os exercícios sejam padronizados, é preciso contar com mais equipamentos semelhantes em sua estrutura, para serem utilizados simultaneamente por todos.

Mais dinâmicas, a construção das aulas coletivas favorece sequências de atividades que trabalham de maneira mais eficiente o condicionamento cardiovascular, por contar com menos pausas do que sua versão particular.

Ainda que o foco principal seja a obtenção de resultados em grupo, é fundamental que o instrutor mantenha sua atenção nos movimentos de cada participante, respeitando suas individualidades e realizando correções, progressões ou regressões dos exercícios quando julgar necessário, minimizando erros e otimizando resultados.

Planejando a aula em grupo

Com clientes dos mais diversos perfis e objetivos diferentes, como satisfazer as necessidades de todos na hora de planejar a aula sem afetar a qualidade do seu atendimento?

O ponto de partida para a elaboração de um treino em grupo é estipular qual meta deseja atingir com ele. As atividades propostas visam corrigir a postura, evitar dores, fugir do sedentarismo, ganhar flexibilidade ou garantir a reabilitação de alguma lesão? Uma vez definido o objetivo, o foco será direcionado neste sentido.

A avaliação postural de cada aluno, etapa indispensável para todos que iniciam a prática, ajudará o instrutor a compreender as necessidades de cada um, podendo organizar grupos a partir de similaridades compartilhadas.

Mesmo em uma turma, a atenção individual é essencial, buscando entender os objetivos de cada praticante, fazendo pequenas adaptações pontuais em casos de adversidades – alguém que chegue para a aula mais cansado do que os demais ou apresente dores em determinado dia. Um bom instrutor deve saber elaborar um plano B levando em conta o que o aluno precisa neste momento.

Tendo os princípios básicos do método como norte, todos os praticantes devem ser capazes de realizar cada movimento com precisão, controle e fluidez em sua execução, evitando compensações durante o processo.

Embora o Pilates seja indicado para pessoas dos mais diferentes perfis, não é recomendável que sua versão em grupo seja praticada por pessoas com patologias ou situações que careçam de cuidados especiais, por necessitarem de maior atenção.

É possível, por outro lado, segmentar as aulas de acordo com grupos de indivíduos que compartilhem características similares e específicas, criando turmas para gestantes, crianças, idosos, pessoas com algum tipo de deficiência, entre outros critérios pré-estabelecidos.

Exercitando em conjunto

A prática de atividades físicas de forma coletiva vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo. Mais do que um conjunto de exercícios físicos, o Pilates em grupo é uma experiência que também promove ganhos na esfera da socialização, ajudando a estabelecer novas amizades e uma conexão harmônica com o próximo.

Este sentimento de pertencimento a um grupo que compartilha os mesmos objetivos e divide conquistas é um valoroso estímulo que deixa a prática ainda mais prazerosa e motivadora, facilitando o aprendizado e a progressão.

Se a pessoa ao lado for alguém já próximo e querido, então, vira uma dose extra de incentivo para continuar praticando o método, cuidando juntos do corpo e da mente.

 

Considerações finais.

Democrático, o Pilates possui grandes possibilidades de adaptação para o aprimoramento de todo tipo de pessoa. Com tamanha demanda de público, é indispensável para o sucesso de um estúdio que ele diversifique sua oferta de serviços, para que o cliente possa escolher aquele com o qual mais se identifica.

Destaque desta nossa publicação, o Pilates em grupo conta ainda com o benefício de ser financeiramente mais acessível do que sua versão individual, já que o atendimento oferecido será dividido com outras pessoas, o que faz com que muitos de seus praticantes aumentem sua frequência por semana em função do valor mais em conta.

Ganha o aluno, que passa a se exercitar por mais dias, e ganham também os instrutores e estúdios, que poderão aumentar sua renda com novas turmas.

Se o seu espaço ainda não oferece Pilates para grupos, converse com os seus atuais clientes para buscar um feedback a respeito, e considere integrar essa opção a sua grade de opções. Seu estúdio já conta com turmas com este perfil? Conte para a gente nos comentários como tem sido. Se você frequenta ou ministra aulas de Pilates em grupos, compartilhe conosco essa experiência!

Atividade Física em Grupo, Estúdio de pilates, Exercícios em Grupo, Pilates, Pilates em Grupo, Studio de Pilates
Post anterior
Nossos pés no Pilates
Próximo post
Push Through por Adriana Trotta

Mais Posts:

Método Corealign: já ouviu falar?

Método CoreAlign: já ouviu falar?

CoreAlign, Pilates
Profissionais de movimento precisam reinventar-se diariamente para atender às necessidades de seus clientes. Assim, o conhecimento é o melhor caminho para isso, especialmente se for a respeito de um método…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This