Pré e pós-parto com Pilates

Dicas para o pré e pós-parto com Pilates

O corpo de uma mulher grávida passa por muitas mudanças que podem gerar alguma dor e desconforto. Felizmente, existem exercícios que podem ajudar a resolver esses problemas. A prática do Pilates, por exemplo, é uma opção, pois oferece a uma futura mãe muitos benefícios, e a ajudará a concentrar-se nas alegrias de se tornar uma mãe, reduzindo os desconfortos da gravidez. Nesse texto, acompanharemos a visão e a experiência da gerente de pós-graduação e educação da Polestar, Andreina Santaella, da PMA-CPT, como mãe e professora do método no pré e pós-parto com Pilates

Fazer o tipo certo de exercício durante a gravidez pode melhorar significativamente a maneira como você se sente, porque pode ser muito benéfico para o parto e ajudá-la a entrar em forma mais rapidamente após o nascimento do bebê. Por isso, o pré e pós-parto com Pilates traz uma vivência muito mais completa, saudável e benéfica para a mulher.

Pré e pós-parto com Pilates: Treinamento de respiração

O que diferencia o Pilates de outros tipos de exercício é que seus benefícios vão além do condicionamento físico. Isso porque, dentre outras razões, o Pilates ensina, por exemplo, como controlar sua respiração, o que promove uma sensação de paz com seu corpo e mente.

Se você está grávida e pensando em iniciar uma rotina de exercícios, portanto, considere experimentar o Pilates. Se alguém que você conhece está grávida ou acabou de dar à luz, incentive-o a tentar uma aula de Pilates. O pré e pós parto com Pilates traz para mulher ainda mais qualidade de vida.

Sequência Respiratória de Andreina

BreathingBelly Breathing (Respiração do Ventre)

Com as mãos no abdômen, inspire e sinta o abdômen se expandir para as mãos. Então, expire e sinta seu abdômen estreito. Continue a aumentar o volume da sua respiração a cada repetição. Veja se consegue absorver mais e expelir mais ar.

 

 

 

chest-breathingChest Breathing (Respiração No Peito)

Com uma mão no seu esterno e uma das mãos entre as omoplatas, inspire na parte superior do tronco. Sinta o esterno na mão da frente enquanto as costelas superiores se expandem para a mão de trás. Observe então se é mais fácil para você respirar na frente ou nas costas.

 

 

 

Ribcage Breathing (Respiração da caixa torácica)

Com as mãos em cada lado da caixa torácica, inspire e expanda suas costelas em suas mãos. Em seguida, expire e use as mãos para ajudar a expelir o ar, estreitando, portanto, sua caixa torácica. Tente aumentar a excursão da sua caixa torácica do ponto mais estreito para o ponto mais expandido.

Pré e pós-parto com Pilates: Força e Alinhamento

Normalmente, as mulheres relatam dor nas costas quando carregam uma criança. A principal razão para isso é devido à má postura e estresse imposto na coluna vertebral e músculos das costas. O Pilates ajuda a fortalecer os músculos do core e das costas, distribuindo o peso extra da gravidez através de toda a coluna.

Sequência de Força de Andreina

Dead Bug para o pré e pós-parto com PilatesDead Bug

Com parte superior do corpo apoiada.

 

 

 

 

Pré e pós-parto com PilatesSingle Leg Stretch

Sentado ereto.

 

 

 

 

Quadrúpede

Leg Reaches (Perna atinge)

 

 

 

 

 

Arm Reaches Arm Reaches (Braço alcança)

 

 

 

 

 

Combination arm and leg reaches (Braço e perna combinados).

 

 

 

 

Pré e pós-parto com Pilates e o assoalho pélvico

A gravidez provoca um aumento na pressão nos músculos do assoalho pélvico. Isto acontece por causa das alterações hormonais e, além disso, do aumento do peso do seu bebê em crescimento. Nesse sentido, o Pilates oferece uma abordagem integral à saúde e ao bem-estar. Para as mulheres que estão grávidas, portanto, uma das vantagens da prática do Pilates é a força, a eficiência e o controle do assoalho pélvico. Assim, ter um assoalho pélvico integrado e forte pode auxiliar durante o trabalho de parto, além de ajudar a prevenir a incontinência urinária mais tarde. Os exercícios a seguir criam a quantidade certa de carga para criar a ativação espontânea do assoalho pélvico, enquanto alongam os flexores do quadril, que classicamente ficam apertados e restritos durante a gravidez.

ThighPré e pós-parto com Pilates é ainda melhor Stretch

Mat Variation

Trabalhe no sentido de abrir a frente do quadril enquanto desliza os ossos para o chão enquanto você flutua para cima.

Se o alcance for muito profundo, você pode colocar, por exemplo, um apoio ou travesseiro nos tornozelos para reduzir o alcance.

 

exercícios para o pré e pós-parto com PilatesChest Expansion Reverse

Esta versão de um clássico de Pilates usa pesos de mão para aumentar a carga no assoalho pélvico.

Além disso, ele também cria um puxão para o chão que ajuda a abrir os ossos da clavícula e ombro superior.

 

 

 

Agora, portanto, nós queremos ouvir você! Tente esses movimentos em casa ou com suas clientes grávidas e conta pra gente como foi sua experiência.

Fonte: Blog Polestar

*Texto originalmente publicado em 16 de novembro de 2018.

+Q Pilates, Atividade Fisica, bem-estar, consciência corporal, Equilíbrio, mais que pilates, Movimento, Pilates, Pilates e gravidez, Pós-parto, Revista Mais Que Pilates, Revista Online
Post anterior
Mobilização da coluna em flexão lateral
Próximo post
Princípio da Centralização no método Pilates

Mais Posts:

Junho Vermelho

Junho Vermelho mobiliza empresas em todo Brasil

Pilates
Parceiros ajudam a disseminar a importância da doação de sangue entre colaboradores e clientes Teve início no dia 1º deste mês, a campanha Junho Vermelho, que desde 2014 ilumina importantes pontos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This