Princípio da Centralização no método Pilates

princípio da centralização no Pilates

Olá! Sou Adriana Trotta, trabalho com o Método Pilates Clássico desde 1998 sendo da 2ª Geração de Romana Kryzanowska e venho trazer mais um artigo sobre o método para vocês. Hoje falaremos do princípio da Centralização, um dos seis princípios do método. Os outros são: Concentração, Precisão, Respiração, Controle e Fluidez.

Joseph Pilates criou seu Método de condicionamento do corpo, a Contrologia, não só como exercícios executados de forma simples e focada somente no movimento corporal. Ele acreditava que o corpo era uma unidade formada por 3 pilares que deveriam ser desenvolvidos de uma forma equilibrada gradual e homogênea. São eles: físico, mental e espiritual.

“A Contrologia é a coordenação completa do corpo, da mente e do espírito”.
(Pilates e Miller, 2010, p.120)

Quando Joseph falava em “espírito”, não era com conotação religiosa, mas sim idealizando o nosso “eu” interior, nossa forma de ser, pensar e agir, nossas características morais. Ele acreditava que o desenvolvimento desequilibrado desses 3 pilares influenciaria também no caráter do ser humano.

“O homem se descuida, destrói sua eficiência física e mental e tende a enfraquecer gradualmente a sua moral, o que resulta no crescimento da desonestidade e da imoralidade, na perda de todas as perspectivas verdadeiras de suas responsabilidades consigo e também com seus companheiros, além da perda do idealismo e da cultura ética” (Pilates e Miller, 2010, p.50).

Para desenvolver um corpo equilibrado de acordo com seus estudos e observações, J. Pilates desenvolveu 6 princípios básicos de movimentos, presentes em todos os exercícios desenvolvidos por ele, para que a execução fosse mais eficiente e intensa. Se fizermos os mesmos movimentos sem focar nestes princípios, eles provavelmente se tornarão ineficazes e até perigosos.

“Eles (os princípios) transformam um sistema de exercícios aparentemente simples em um completo e complexo mundo de puro movimento. Cada exercício foi concebido para integrar estes princípios.” (Aparicio e Pérez, 2005, p.37)

Princípio da Centralização

Imaginem todos os músculos profundos e superficiais, anteriores e posteriores, localizados entre os joelhos e cotovelos. Todos ativados de forma equilibrada dando início a qualquer movimento do corpo, tornando-o intenso e controlado. Joseph Pilates descobriu que este centro de força tornava os movimentos mais efetivos e chamou este centro de força de Power House.

Como pilar fundamental do método, nosso objetivo principal é fortalecer os músculos do Power House, para desenvolver um tronco forte, melhorando a postura, dando maior mobilidade, equilíbrio e harmonia ao corpo. Ele também dá suporte aos órgãos internos, estabilizando a coluna e cintura pélvica, eliminando dores e desconforto nas costas. O movimento é de dentro para fora, dando força e estabilidade do centro às extremidades gerando movimentos precisos e seguros.

“O centro de força é definido como o “cinturão” (anterior e posteriormente falando), que se estende desde a base das costelas até a região inferior da pélvis. Constitui o pilar fundamental do método. Todo o trabalho começa a partir do centro e continua a partir dali.

O centro suporta o tronco, ajuda a melhorar a postura, facilita movimentos equilibrados e afina o controle motor das extremidades. Todos os movimentos se irradiam a partir do centro de força: Fluem a partir do interior, do centro para fora” (Aparicio e Pérez, 2005).

É importante que, com a prática constante, os movimentos partam do centro de forma natural e o movimento flua com a harmonia e o vigor que o Power House forte propicia. Aí está a base do princípio da centralização.

E você, consegue perceber claramente este princípio em suas aulas de Pilates? Então conta pra gente!

* Adriana Trotta é educadora física, especialista em Pilates Clássico e integra a 2ª Geração por Romana Kryzanowska.

Artigo originalmente publicado em 14 de novembro de 2019.

Joseph Pilates, Physio Pilates, Pilates, Principios do Movimento
Post anterior
Pré e pós-parto com Pilates
Próximo post
Pilates e o princípio da concentração: mente x corpo

Mais Posts:

Estudo mapeia o lixo jogado nos oceanos

Pilates
É sujeira para todos os lados. A poluição dos oceanos atinge locais isolados e de proteção ambiental, como a costa da república de Palau, um santuário marinho. A maior parte…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This