Aparelhos utilizados no Pilates: conheça todos agora

O método Pilates é muito versátil. Essa versatilidade começa no conjunto de ferramentas que viabiliza a aplicação do método, passa pelo gigantesco público-alvo e indicações, e segue na variedade do repertório de exercícios. Mas, apesar disso, existem alguns equipamentos que foram criados para instrumentalizar o método, que são próprios dele. Nesse artigo, portanto, você conhecerá os aparelhos utilizados no Pilates.

Multifuncionalidade do Pilates

Antes de entrarmos na lista de aparelhos utilizados no Pilates, vamos detalhar um pouco mais sobre a versatilidade que citamos na abertura desse artigo. Então, quando se diz que o Pilates é um método altamente versátil, é porque ele apresenta uma rica gama de aplicações e de público.

Ou seja, o Pilates é um método multifuncional, pois consegue alcançar resultados em todas as suas vertentes. Assim, ele oferece ganhos incríveis no treinamento físico, na reabilitação de doenças físicas e neurológicas, na prevenção de lesões e na busca por desempenho dos atletas.

Além disso, o Pilates promove a qualidade de vida geral do indivíduo, ajudando-o a lidar com o estresse do dia a dia e a ansiedade. Também ajuda no envelhecimento saudável, resgatando ou preservando importantes habilidades e funcionalidades do corpo, como, por exemplo, a flexibilidade, força muscular, consciência corporal, mobilidade, equilíbrio, capacidade respiratória e muito mais.

Por fim, das crianças aos idosos, todos se beneficiam com a prática do Pilates. Incluindo os portadores de doenças físicas ou neurológicas e também as gestantes.

Quais são os aparelhos utilizados no Pilates?

Há duas modalidades no manuseio do Pilates. Primeiramente, o Pilates mat, que dispensa o uso de equipamentos e explora o peso do próprio corpo, a gravidade e alguns acessórios.

E então temos também o Pilates Studio ou Pilates em aparelhos, que é a prática nos equipamentos próprios do método. Mas quais são eles?

Os principais aparelhos utilizados no Pilates são o Reformer, o Cadillac, a Chair e o Barrel. Cada um possui uma estrutura particular, que permite explorar inúmeras formas de trabalho com o corpo.

Reformer

O Reformer possui uma plataforma plana, acolchoada e móvel, com ombreiras, que se move deslizando em uma estrutura fixa de madeira com molas e alças. Esse “carrinho”, em conjunto com as alças, permite criar sequências variadas de movimentos. As molas são combinadas para adequar o nível de resistência do exercício.

Studio ReformerDesde sua criação, o Reformer ganhou algumas adaptações para aumentar ainda mais o seu potencial. Na Physio Pilates, você encontra os melhores Reformers do mercado, que são:

  • Studio Reformer: modelo mais tradicional;
  • Infinity Reformer: criação magnífica, com uma barra de pés que se move ao longo de todo o equipamento.
  • Infinity Reformer Tower: reunindo a barra de pés que se move ao longo do equipamento e uma estação para Mat e Tower.
  • Reformer Tower: a opção compacta que une as funcionalidades do Reformer, Estação para Mat e Tower.

Para saber tudo sobre o aparelho, leia o nosso guia completo do Reformer.

Cadillac

Algumas pessoas comparam o Cadillac a uma cama de hospital. Essa semelhança se deve ao fato de seu protótipo ter sido idealizado realmente a partir de uma. Joseph Pilates adaptou as molas de colchões às camas disponíveis no local em que ficou exilado para simular resistência e criar exercícios para os companheiros feridos.

CadillacO equipamento possui plataforma plana, acolchoada e fixa, com estruturas em alumínio ao redor. Essas estruturas metalizadas permitem encaixar molas e alças, para a execução de movimentos que trabalham o corpo inteiro em todas as posições (em pé, sentado, deitado, ajoelhado e aéreo).

São três opções de Cadillac na Physio Pilates:

  • Cadillac – Trapézio: Excelente tanto para reabilitação, quanto treinamento físico, o Cadillac – Trapézio vem acompanhado de 10 molas com snaps (2 de cada resistência), revestimento com opção de 17 cores, par de alças de pés, mãos e coxas e tornozelos, barras corrediças na horizontal e vertical, trapézio flexível, bastão com olhal para molas; alça de lã (com loop longo), faixa para suporte com fivela segura.
  • Classic Cadillac: preserva as medidas originais desenvolvidas por Joseph Pilates, mas incorpora a qualidade e engenharia da Physio Pilates.
  • Combinação Reformer / Trapézio: perfeito para quem quer otimizar espaço, mas não abre mão de ter as funcionalidades do Reformer e do Cadillac no studio.

Para saber tudo sobre o aparelho, leia o nosso guia completo do Cadillac.

Chair

Chair, equipamentos para estúdio de Pilates
Chair, equipamentos para estúdio de Pilates

A Chair consegue atender a um público bem diverso, inclusive para quem tem restrição de mobilidade. Ela tem alças, molas e pedais, quer permitem diversificar o repertório de exercícios. Na Physio Pilates, você encontra 4 opções:

Step Chair: os pedais independentes permitem movimentos rotatórios do tronco e recíprocos das extremidades.

Combo Chair: a mais vendida do mercado, com design e geometrias originais e pedais com movimentos independentes.

Wunda Chair: supercompacta, com pedal único, ela possui as medidas do modelo original de Joseph Pilates.

Arm Chair ou Baby Chair: excepcional para alunos com limitações na parte superior do corpo.

Para saber tudo sobre o aparelho, leia o nosso guia completo da Chair.

Barrel

O design do Barrel lembra mesmo um barril acoplado a uma escada. Ele não possui molas nem pedais, porque sua proposta é permitir a flexão e extensão da coluna, além de trabalhar com toda a musculatura de quadril e joelhos. Apesar da aparência simples, dá para criar movimentos com altíssimo grau de dificuldade no Barrel.

Ladder BarrelAs opções na Physio Pilates são:

Para saber tudo do aparelho, leia o guia completo do Barrel.

* Conte pra gente qual o seu aparelho preferido no Pilates!

Aparelhos de Pilates, kit aparelhos
Post anterior
Síndrome do Piriforme: saiba como o Pilates ajuda
Próximo post
Impacto do Pilates no treinamento de lutadores

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This