Dicas de como dar aulas de Pilates em grupo

Como dar aulas de Pilates em grupo

As aulas de Pilates em grupo são um excelente recurso para otimizar o trabalho nos studios. Além disso, elas apresentam inúmeras vantagens e pontos positivos, tanto para o aluno que integra aquela turma quanto para o profissional de Pilates. Mas, claro, é fundamental que o professor tenha habilidade para conduzir a aula, dando a atenção necessária a cada aluno e corrigindo os movimentos com agilidade. Para ajudar nesse desafio, traremos nesse artigo dicas de como dar aulas de Pilates em grupo. Confira.

Pontos positivos da aula de Pilates em grupo

Ao oferecer aulas de Pilates em grupo, o profissional consegue otimizar e rentabilizar melhor a sua hora de trabalho. Além disso, pode oferecer um preço mais atrativo ao aluno que optar por essa modalidade.  Assim, o aluno também ganha, já que consegue pagar um preço melhor.

Outro ponto está no dinamismo da aula de Pilates em grupo, capaz de promover a socialização do aluno e construir um ambiente agradável e amigável. Dá, inclusive, para promover eventos de integração, como a comemoração dos aniversariantes do mês, festa de fim de ano, aulas temáticas em datas comemorativas e afins. Aqui vale usar toda a criatividade.

E se falta criatividade ao professor, dá para estimular os alunos a darem sugestões.

E lembre-se: você não é o único profissional bom no mercado. Existem concorrentes tão competentes que você. Sendo assim, foque sua atenção e energias para construir e oferecer diferenciais, sempre com foco na qualidade do atendimento e na satisfação de seu cliente.

Cuidados que o profissional deve ter

O profissional de Pilates deve estar sempre atento à qualidade do seu serviço, e aqui estamos falando também de eficiência e segurança. Portanto, ao oferecer aulas de Pilates em grupo, ele deve se cercar de todos os cuidados necessários para garantir que nada comprometa o nível de qualidade na entrega de seu serviço.

Um dos principais questionamentos de alunos, inclusive, tem relação à personalização da aula. Como terei um atendimento personalizado se a aula de Pilates é em grupo? Você certamente ouvirá essa pergunta.

Então, deixe claro para o aluno a sua metodologia de trabalho, o funcionamento de sua aula, a fim de que ele compreenda que personalização não está vinculada à aula individual. Ou seja, é possível oferecer um serviço personalizado mesmo em grupo.

Portanto, se prepare antecipadamente para responder esse questionamento com argumentos sólidos, que passem ao aluno a segurança necessária. Explique que os objetivos dos alunos são analisados individualmente, que a aula é montada de forma personalizada a partir desses objetivos.

Para isso, faça uma anamnese completa e detalhada. Conheça seu aluno, suas demandas e necessidades. E no decorrer da aula mostre que é possível manter a qualidade da aula em grupo. Confira também nossos artigos sobre como avaliar o aluno de Pilates e como montar uma aula experimental de Pilates perfeita.

É importante mencionar aqui que oferecer aulas em grupo é uma opção para o profissional. Ou seja, não existe uma melhor forma de conduzir as aulas, porque o que importa mesmo é o que é melhor para os clientes do studio de Pilates.

Dicas para ter mais eficiência nas aulas em grupo

Cada profissional pode montar as suas aulas em grupo da forma que funcione melhor para sua rotina e seu público. Porém, dá para seguir algumas dicas para tornar a aula de Pilates em grupo mais eficientes e funcionais. Então confira nossas propostas de ideias:

  • Turmas montadas por nível do aluno

Você pode, por exemplo, montar turmas a partir do nível dos alunos. Isso facilitará a condução do profissional, inclusive em relação à montagem das sequências de exercícios. Mas isso não é uma regra. Se você se sente capaz de monitorar alunos de níveis diferentes dentro de um mesmo grupo, fique à vontade para desconsiderar esse item. Agora, se você é iniciante nas aulas em grupo, está querendo começar a trabalhar dessa forma, essa pode ser uma boa opção para começar.

  • Monte todo o planejamento de aula de cada aluno com antecedência

Nunca deixe para pensar na rotina de exercícios do aluno apenas na hora da aula. Isso pode até funcionar dentro do contexto de uma aula individual, embora a recomendação seja sempre planejar a aula antes. Mas em um contexto de aula de Pilates em grupo, é muito importante que as aulas sejam planejadas.

  • Mantenha fichas atualizadas sobre a evolução de seus alunos e tenha elas sempre à mão

Ainda que você faça o planejamento prévio das aulas de seus alunos, mantenha sempre à mão as informações sobre os níveis e limitações de cada um deles. Imagine que em uma aula em grupo, todos eles podem apresentar dificuldade nos exercícios ao mesmo tempo. E você terá que promover mudanças eficientes e com agilidade. Portanto, tenha tudo sempre à mão, caso precise consultar.

  • Mantenha-se sempre atualizado

Fazer cursos e atualizações deve ser uma rotina na carreira do profissional de Pilates, independente da modalidade da aula. Ou seja, você deve estar preparado para enfrentar qualquer situação durante a aula. Mas nas aulas em grupo, qualquer situação demandará ainda mais cuidado e atenção, afinal você terá vários alunos para administrar simultaneamente.

+Q Pilates, Dicas, Physio Pilates, Pilates em Grupo, Revista Mais Que Pilates
Post anterior
Pilates no tratamento de doenças degenerativas
Próximo post
Aparelhos de Pilates Clássico: conheça a melhor linha

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This