Influência do Pilates no cuidado com a saúde mental

Saiba mais sobre a influência do Pilates no cuidado com a saúde mental

A saúde mental impacta diretamente todos os aspectos da vida de uma pessoa. Ela reflete no corpo, no comportamento, nas suas emoções e até na maneira como ela se relaciona com os outros. Por isso é tão importante criar uma rotina de cuidado com a saúde mental. E o Pilates pode ser seu parceiro nessa jornada de autocuidado.

Conceito de saúde mental

O conceito de saúde mental na literatura é complexo e envolve uma série de vertentes. Ao abordar essa temática, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se aproxima de um conceito de que saúde mental é uma condição de bem-estar pleno, em que o indivíduo é capaz de lidar com as tensões do dia a dia, se perceber e identificar suas próprias capacidades, demandas e necessidades.

Além disso, a definição também abrange o estado em que o indivíduo consegue trabalhar de forma produtiva e conviver socialmente, contribuindo para a vida de sua comunidade. Por envolver questões tão importantes, o cuidado com a saúde mental ganha uma posição de destaque na vida das pessoas.

Por que é importante o cuidar da mente

Para que possamos ter uma vida de qualidade e feliz, é essencial manter o cuidado com a saúde mental e a saúde física simultaneamente. Ambas andam em conjunto, uma refletindo na outra.

O cuidado com a saúde mental é necessário para alcançar esse equilíbrio, porque o conceito de existir em sua plenitude engloba uma existência saudável, ativa e participativa na vida em sociedade.  E não há como viver isso sem estar com a cabeça boa.

Os problemas nunca deixarão de existir, haverá obstáculos sempre. Mas quando a saúde mental está em dia, torna-se mais fácil lidar com as adversidades. A saúde mental ajuda no balanceamento das emoções e no enfrentamento das situações consideradas negativas.

Não significa que o indivíduo estará isento de sentir essas situações, sofrer ou entristecer. Mas, ao cuidar da saúde mental, ele consegue manter uma postura menos danosa diante desses fatos, favorecendo sua qualidade de vida.

Quando não há o cuidado com a saúde mental, o indivíduo se torna suscetível a doenças diversas, como o estresse, a ansiedade e até a depressão. Cuidar da saúde mental, portanto, é uma prevenção.

Sintomas de alerta

Já falamos aqui que o cuidado com a saúde mental deve ser um comportamento preventivo. Ou seja, você não precisa esperar surgir um sintoma para iniciar esse cuidado. Porém, alguns sintomas podem indicar que você precisa dar uma atenção especial para esse campo de sua vida.

Então, se por acaso você perceber algum dos sintomas abaixo, ligue o alerta e busque ajuda:

– Isolamento, sem vontade de encontrar as pessoas que você gosta;
– Estar sempre com o humor alterado, discutindo ou brigando com as pessoas;
– Bebendo ou fumando de forma descontrolada;
– Sentir-se sem energia, sem perspectiva para a vida;
– Estar em um estado de tristeza constante;
– Começar a duvidar de seu próprio potencial;
– Perceber um sentimento constante de medo e angústia

Aqui estão apenas alguns exemplos. Qualquer mudança brusca que afete o seu bem-estar precisa ser investigada.

Como o Pilates pode ajudar no cuidado com a saúde mental

A expressão “cuidado com a saúde mental” é repleta de significados, porque esse cuidado pode ser feito de várias maneiras. A depender do estilo de vida e dos interesses do indivíduo, ele pode fazer escolhas que promovam esse autocuidado de forma inteligente e agradável.

Uma das alternativas de se promover a saúde mental está na prática regular do Pilates. O método de condicionamento físico e reabilitação criado por Joseph Pilates traz elementos significativos no cuidado com a saúde mental. Sua proposta sempre foi fazer a conexão entre corpo, mente e espírito. Portanto, o cuidado com a saúde mental sempre esteve presente enquanto elemento do Pilates.

Benefícios

Agora vamos trazer para você alguns dos inúmeros benefícios do método Pilates no cuidado com a saúde mental:

  • O Pilates trabalha a consciência corporal, sendo a consciência um dos elementos mais importantes para o estado de saúde plena, pois coloca o indivíduo em seu estado de presença;
  • Outro benefício do método é a melhora da autoestima, ao desenvolver no praticante habilidades importantes para um estilo de vida mais saudável. Por exemplo, o método traz flexibilidade, mobilidade, autonomia, correção postural, fortalecimento muscular e muito mais;
  • Uma das bases do Pilates é a correção da respiração, o que ajuda o indivíduo a ter mais controle de suas próprias emoções no dia a dia. Assim, o método se coloca como uma excelente ferramenta para combater o estresse e a ansiedade, por exemplo;
  • Além da respiração, o Pilates trabalha a concentração, que também é fundamental para o autocontrole e o controle emocional;
  • O ambiente da prática de Pilates estimula as interações sociais, colocando o indivíduo em contato com outras pessoas que estão com o mesmo propósito de autocuidado.

Com tantos benefícios, a prática tem alcançado cada dia mais adeptos pelo mundo inteiro. E para usufruir desses e de outros benefícios é simples, basta procurar um Studio de Pilates perto de você e iniciar as suas aulas.

+Q Pilates, bem-estar, Physio Pilates, Pilates, Saúde Mental
Post anterior
Como abordar o aluno na primeira aula de Pilates
Próximo post
Reabilitação e condicionamento com um único método

Mais Posts:

Criança pode praticar pilates?

Criança pode praticar pilates?

Pilates
Por Maria Militão Pode e deve! Desenvolvendo um corpo inteligente com o método pilates! Joseph Pilates afirmou em seu livro que “com a respiração e a postura corretas, a criança…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This