Como abordar o aluno na primeira aula de Pilates

Saiba como abordar o aluno na primeira aula de Pilates

Um tema de grande importância para o profissional é a maneira mais adequada de como abordar o aluno na primeira aula de Pilates. O primeiro contato sempre deixa marcas e causa uma primeira impressão. Nesse cenário, o profissional de Pilates precisa fazer uma abordagem que cause uma boa experiência ao aluno e passe segurança. Nesse artigo, traremos algumas dicas, a fim de que esse contato seja o início de uma relação forte e duradoura.

1. Antes de se preocupar em como abordar o aluno na primeira aula de Pilates, foque na sua formação

É inquestionável o fato de que um profissional preparado, que tenha uma formação qualificada, apresenta uma postura mais propensa a causar uma boa impressão nos contatos iniciais com seus alunos. O conhecimento traz segurança ao profissional. E, claro, essa segurança é passada para os alunos em forma de comportamento em todas as interações entre eles.

2. Além da formação, você precisa ter uma estrutura física eficiente e organizada

Aqui não estamos falando do tamanho de seu Studio de Pilates, mas da organização e da qualidade de seus aparelhos e acessórios. É sempre bom reforçar que as aulas de Pilates estão atreladas à promoção da saúde. Portanto, o seu studio precisa ser seguro aos alunos e visualmente agradável.

Isso porque a estrutura física também interfere nas impressões que o aluno guardará de seu espaço. Assim, invista em equipamentos de Pilates de qualidade e organize o seu espaço para assegurar que seus alunos se sintam confortáveis e seguros. Um ambiente agradável é um diferencial.

A Physio Pilates, inclusive, possui soluções eficientes tanto para espaços maiores, quanto para Studio de Pilates pequeno. A empresa oferece alguns aparelhos compactos e opções 2 em 1 que otimizam o espaço mantendo a qualidade.

3. Ao abordar o aluno na primeira aula de Pilates, seja gentil, dê atenção e ouça suas demandas

Quando abordar o aluno na primeira aula de Pilates, seja gentil e atencioso. Além disso, ofereça uma escuta ativa. É fundamental você compreender com clareza o que o levou a buscar as aulas do método e quais as suas expectativas em relação ao treinamento e resultados.

Cada aluno chega com expectativas individuais, imaginando como o método pode auxiliá-lo. Enquanto profissional, portanto, você deve ouvi-lo, conhecer o que ele deseja, saber os resultados que ele imagina que alcançará, a fim de que consiga entender suas impressões.

4. Fale um pouco sobre o método e sobre os benefícios que ele proporciona

Outro tópico importante ao abordar o aluno na primeira aula de Pilates é sobre as explicações que deve fornecer sobre o método. Muitos alunos que chegam aos Studios de Pilates não conhecem os benefícios do método profundamente.

Então, o seu papel é munir seus alunos de informações. Assim, você deve fazer um resumo inicial, explicar a ele como o Pilates pode proporcionar mais qualidade de vida, quais os benefícios que o método proporciona.

O ideal é que você já tenha um planejamento pronto sobre o que falar do método, para conseguir, simultaneamente, ser conciso, objetivo e direto, a fim de que essa etapa não se torne longa demais e até cansativa para o aluno.

Simplifique as palavras, pense nos benefícios de forma prática e adapte a explicação para o estilo de vida e condição do aluno. Por exemplo, se ele é jovem ou idoso, se está gestante ou apresenta alguma limitação motora, a explicação deve estar adaptada a essa condição.

5. Explique como funciona a dinâmica de suas aulas ao abordar o aluno na primeira aula de Pilates

Quando você abordar o aluno na primeira aula de Pilates, explique o funcionamento de suas aulas. Dê detalhes sobre a dinâmica da aula, sobre a forma como conduzirá ele rumo a seus objetivos.

Especialmente quando as aulas são em grupo, é importante que ele tenha clareza de que você está atento a ele. E demonstre isso nas primeiras aulas, para que ele perceba que você consegue manter o olhar atento a cada aluno e administrar as individualidades de cada um dentro de uma aula coletiva.

6. Observe seu aluno nesse primeiro contato, especialmente durante a primeira aula.

A observação do seu aluno deve ser constante e ininterrupta durante todo o seu relacionamento profissional com ele. Porém, nos contatos iniciais, observe ainda mais.

Há situações em que o aluno chega ao Studio de Pilates com uma demanda específica, mas o profissional consegue perceber outras necessidades apenas observando sua execução de movimentos, por exemplo.

Então, fique ainda mais atento ao abordar seu aluno na primeira aula de Pilates, a fim de que perceba necessidades que nem ele mesmo identificou.

7. Dê um feedback e também pergunte o que ele achou

O feedback deve ser recíproco. Você certamente terá muito a falar sobre o que achou do aluno nesse contato inicial, mas com certeza o aluno também tem opiniões sobre você e sua aula.

Assim, ao abordar o aluno na primeira aula de Pilates, especialmente quando você terminar a primeira aula com ele, pergunte o que ele achou, como ele sentiu, se teve alguma dificuldade e se tem algum comentário, crítica ou sugestão a fazer.

Esse feedback do aluno pode ajudar na construção de um procedimento para abordagem ainda mais funcional e eficiente.

8. Por fim, apenas comece

E a dica final é que você apenas comece. O início de qualquer atuação pode ser mais difícil, mas, ao longo do tempo, você afinará a sua forma de abordar seus alunos.

A abordagem do aluno na primeira aula de Pilates é um processo de construção contínuo, que você vai modificando, adaptando e revisando. O acúmulo de experiência traz um novo olhar sobre a atuação. Então, não fique com receio do como esse primeiro contato será.

Dê o seu melhor e esteja aberto para modificar o que se mostrar necessário nas abordagens seguintes.

+Q Pilates, Aulas de Pilates, Instrutor de Pilates, Physio Pilates, Pilates
Post anterior
Vídeo: exercícios para condicionamento físico
Próximo post
Influência do Pilates no cuidado com a saúde mental

Mais Posts:

Formação em CoreAlign

Enriqueça seus conhecimentos sobre CoreAlign

Pilates
Sabemos que a maioria dos instrutores que procuram conhecer o CoreAlign advém do Pilates. A sincronia entre as duas técnicas é inegável: é possível aplicar todos os princípios do Pilates nas aulas de CoreAlign, assim como…
Três freios para empreendedores no Pilates

Três freios para empreendedores no Pilates

Pilates
Você está pensando em começar seu próprio estúdio ou clínica de Pilates? O que está desencorajando você? Qualquer pessoa que está começando um negócio encontra certos medos que podem comprometer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This