Desenvolvendo o movimento inteligente

por Henrique Chierighini

“Tempo e progresso são sinônimos – nada pode detê-los.
A verdade prevalecerá.”
Joseph H. Pilates

O legado que Joseph H. Pilates imaginou que deixaria, concretizou-se e está se espalhando pelo mundo. No Brasil, é notável que os estúdios de Pilates estão cada vez mais numerosos, afinal o movimento do corpo é parte da manifestação cultural e sócio-histórica do brasileiro, que busca, em diferentes técnicas, o aperfeiçoamento do corpo, seja para fins esportivos ou de satisfação pessoal. Porém, é necessário atentar-se aos fundamentos, princípios e à organização que o método Pilates propõe para que o desenvolvimento de um movimento inteligente, com instrutor e aluno trabalhando em conjunto, possa acontecer.

Para não perder a essência, elevar a qualidade do processo de mover-se e ainda poder desfrutar dos benefícios da técnica do Pilates de maneira segura e saudável, é necessário compreender que o desenvolvimento do movimento inteligente requer disciplina, estudo e comprometimento por parte do instrutor, bem como uma formação adequada no método. Com o acesso à internet nos dias atuais, em diferentes dispositivos, a oferta de informações é abundante, mas nem sempre o núcleo essencial dos ensinamentos da técnica é mantido, podendo resultar em práticas ineficientes e até mesmo perigosas para os alunos, por vezes, culminado em discursos equivocados sobre o método.

Para, por assim dizer, “entrar com o pé direito” no universo do Pilates, os alunos devem informar-se quanto à formação de seu futuro instrutor, podendo encontrá-lo através de sua escola, visto que as melhores escolas de formação no método, mantêm um cadastro de seus instrutores para facilitar esta busca. Para um bom trabalho em conjunto, o instrutor deve procurar estudar com os melhores profissionais da área, uma vez que o investimento neste processo trará segurança para trabalhar com os diferentes casos que possam aparecer em seu estúdio. Com a confiança plena em ensinar o aluno a mover-se, a satisfação do trabalho realizado em conjunto trará, para ambos, o prazer da prática, seja no âmbito do ensino ou da aprendizagem.

Vale ressaltar que o movimento inteligente se constrói com bases sólidas de organização e isso leva tempo e esforço das duas partes. Tanto o instrutor quanto o aluno devem estar presentes e atentos aos mínimos detalhes para que não deixem passar desapercebida a intenção de cada exercício durante a aula. Dessa maneira, o aluno evolui dentro de seus objetivos com mais independência, momento em que passa de iniciante à aluno intermediário ou avançado, percebendo de maneira mais evidente a relação de parceria com seu instrutor. Assim sendo, se o aluno já entendeu como usar sua respiração, estabilizar ou mobilizar a sua coluna, por exemplo, saberá, intuitivamente, organizar-se para realizar um exercício mais avançado quando chegar o momento, necessitando assim, somente de algumas pequenas correções.

É necessário, portanto, que ambos estejam concentrados aos detalhes de cada momento da aula, que deve ser aproveitada e assimilada em seu máximo. Contudo, a conexão com o corpo não deve ficar restrita aos dias em que o Pilates é praticado. Os ensinamentos devem ir além das aulas no estúdio, pois são nas atividades do cotidiano que se percebe a eficiência do método no desenvolvimento inteligente do corpo. Ou nas palavras do mestre:

“Da mesma forma que um bom e suave motor de automóvel em funcionamento é o resultado da união correta das partes, para que ele opere consumindo o mínimo de gasolina e óleo, assim também o funcionamento correto de seu corpo é o resultado direto do conjunto de exercícios da Contrologia, os quais produzem uma estrutura harmônica que reflete a boa forma física pela coordenação e pelo equilíbrio da união de três partes: corpo, mente e espírito”.

(PILATES, 2010, p.135)

1 PILATES, J.H. A obra completa de Joseph Pilates. Sua saúde e O retorno à vida pela Contrologia (coautoria de William John Miller). Tradução de Cecília Panelli. São Paulo: Phorte, 2010.

+Q Pilates, Atividade Fisica, bem-estar, consciência corporal, Equilíbrio, exercicio para coluna, mais que pilates, Movimento, qualidade, Revista Mais Que Pilates, Revista Online, tratamento
Post anterior
Exercícios de pés e pernas com o Sliding Pilates
Próximo post
Coordenação do Movimento com Rafael Spindola

Mais Posts:

Como abrir um estudio de Pilates

Como abrir um estúdio de Pilates?

Pilates
Pode parecer difícil reconhecer-se como homem ou mulher de negócios, mas esse é um adicional que vem agregado ao currículo de quem decide empreender no mundo do Pilates. Como bailarino,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This