Studio de Pilates: 5 dicas para motivar sua equipe

5 dicas para motivar sua equipe de instrutores

Gerir pessoas é uma das tarefas mais desafiadoras na hora de administrar qualquer negócio, e no segmento do Pilates não é diferente. Para que a saúde financeira e operacional do negócio esteja sempre em alta, contar com profissionais motivados é o combustível ideal para que o ambiente seja produtivo e eficiente. Um local de trabalho positivo oferece uma série de benefícios tanto para a organização quanto para seus colaboradores, que, além de sua motivação individual, também precisam estar integrados enquanto equipe, o que gera um desafio adicional. Felizmente, há diversas estratégias que podem ser aplicadas ao gerenciamento de um studio de Pilates e que são capazes de promover uma maior qualidade de vida e satisfação aos seus colaboradores, contribuindo para a formação de um time dedicado, motivado e de alto nível.

Confira a seguir 5 dicas de como conquistar o seu público interno!

Ouça seus colaboradores

Uma boa comunicação é um dos pilares de um negócio bem sucedido, máxima que vale também para locais que promovem a prática do Pilates. O sucesso da empresa, neste e em tantos outros ramos, depende do quanto seus funcionários estão engajados e têm voz ativa. Por estarem na linha de frente da organização, os colaboradores tornam-se uma das principais fontes de informação sobre o que se passa internamente, vivendo de perto o dia a dia do studio, o que pode gerar sugestões valiosas para a tomada de decisões estratégicas. Estar atento e aberto ao que essas pessoas têm a dizer pode ser muito enriquecedor. Por terem contato direto com os alunos que frequentam o ambiente, os instrutores são uma preciosa fonte para acessar opiniões do público, ajudando na compreensão de suas demandas, seus elogios e suas críticas.

Ao encontrar oportunidades para expressar suas considerações, os colaboradores sentem-se mais integrados e estimulados a contribuir com novas ideias e sugestões, que podem gerar melhorias nos serviços, na produtividade e nos processos internos. Uma boa alternativa para manter esse diálogo aberto é coletar feedbacks da sua equipe regularmente. Tendo suas opiniões consideradas, os colaboradores sentem-se mais motivados. É importante frisar que, para uma comunicação ser eficiente, é preciso ouvir todos, pois cada membro da sua equipe terá algo relevante a compartilhar. Além dos citados benefícios, é igualmente importante que seus colaboradores tenham um canal aberto para comunicar seus anseios, compartilhando como se sentem trabalhando no local, o que os motiva no dia a dia e podendo discutir sobre os seus planos profissionais. Mostrar-se interessado sobre esses aspectos fará com que seus instrutores fiquem mais à vontade para dividir suas ideias, opiniões e críticas, sentindo-se parte essencial do time.

Ofereça um ambiente favorável à alta produtividade

O clima organizacional faz toda a diferença para quem estará no dia a dia do seu negócio. Um ambiente de trabalho saudável, com funções bem estabelecidas e respeito aos processos internos, terá impacto na qualidade do serviço oferecido, reduzindo também os níveis de estresse e desgaste dos colaboradores. Além dessa desejada paz na execução das tarefas e do bom convívio entre todos que compõem a equipe, um bom ambiente de trabalho depende também da eficiência na realização das atividades diárias. Para tanto, é fundamental fornecer a sua equipe tudo o que ela necessita para realizar suas tarefas com fluidez e alta performance: um local confortável, bem equipado e com aparelhagem e recursos de alto nível para a execução das atividades, itens indispensáveis para a otimização do trabalho e para uma maior produtividade.

Invista em capacitação

Processo constante, o desenvolvimento profissional é indispensável para acompanhar todas as mudanças requisitadas por um mercado cada vez mais exigente. Uma das melhores maneiras de valorizar o seu colaborador é investir em sua qualificação profissional – por meio de cursos, workshops, livros ou treinamentos específicos – incentivando-o a desenvolver novas habilidades ou potencializar as que já possui. Essa oportunidade de crescimento é uma excelente forma de fidelizar os instrutores que trabalham em seu studio, criando um ambiente de confiança mútua. Contando com um suporte adequado, o profissional se sente incentivado a evoluir. Além dos benefícios claros para o desenvolvimento do colaborador, contar com um profissional melhor preparado também gera um retorno positivo à empresa, que passará a contar com um funcionário altamente qualificado, capaz de oferecer um melhor atendimento ao seu público. Para que sua equipe se desenvolva continuamente na direção certa, uma boa dica é elaborar um cronograma de treinamentos, identificando que aspectos de cada colaborador serão trabalhados.

Destaque a importância do instrutor para o sucesso do negócio

Em qualquer segmento, é fundamental comunicar às pessoas que nele atuam os motivos que fazem seu trabalho ser reconhecido como importante ao negócio. Antes, é preciso que seja uma prática disseminada pela empresa o compartilhamento com todos sobre o propósito dela, para que o colaborador entenda como seu esforço contribui para o triunfo do grupo. Mostre às pessoas que compõem sua equipe como elas se encaixam dentro da estrutura organizacional do seu studio, e qual a contribuição que se espera de cada um para que os objetivos sejam atingidos. Isso ajudará para que seus colaboradores criem uma identificação com o papel que desempenham. É comum que os funcionários passem a render ainda mais quando entendem que são parte fundamental do processo que faz o negócio andar. Permita que seus colaboradores participem de reuniões estratégicas, apresentando a todos, de maneira transparente, os objetivos do seu negócio, dando papéis ativos a cada um e permitindo que contribuam com ideias e sugestões. Envolva a sua equipe em decisões importantes, como a possibilidade de oferecer novos serviços, a aquisição de equipamentos ou a formatação das aulas de Pilates. Pequenos detalhes como estes mostram o quanto a empresa confia no trabalho de seus colaboradores, valorizando suas opiniões e seus conhecimentos individuais.

Recompense o esforço e as metas alcançadas

Para que a motivação esteja sempre presente no dia a dia, os colaboradores precisam se sentir valorizados em seu trabalho e perceber que contribuem para um propósito maior. Uma das melhores maneiras de despertar a percepção de que seus esforços são valorosos para a empresa é por meio de elogios, sejam eles feitos de maneira privada ou pública. Além deste bem-vindo reconhecimento, há outras formas de fazer com que a sua equipe saiba que é apreciada. Elas podem ser apresentadas na forma de recompensas, que podem ser bonificações em dinheiro, bolsas de estudo, dias de folga, brindes personalizados e experiências, como um jantar ou viagem. Lembre-se: se o objetivo é grande, a recompensa deve estar à altura. Conhecendo bem cada colaborador, reflita sobre a melhor maneira de expressar o reconhecimento pelo trabalho desempenhado por cada um e celebre o sucesso de suas metas alcançadas.

De que maneira seu studio trabalha a motivação de sua equipe? Compartilhe com a gente!

Ambiente de Trabalho, Estúdio de pilates, Instrutor de Pilates, Motivação, Motivação no Trabalho, Pilates, Professor de Pilates, Studio de Pilates
Post anterior
Short Box Series com Cecilia Panelli
Próximo post
Trabalhando com clientes com câncer de mama

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This