A importância da Avaliação Postural

Avaliação Postural

Por: Maria Militão

Um bom planejamento vem através de um bom diagnóstico.

Como montar uma boa aula de Pilates sem antes ter um diagnóstico postural de seu aluno? Esse é o desafio do instrutor de Pilates.

Muitos, por falta de tempo ou espaço físico, realizam apenas uma entrevista com seu aluno, mas o profissional que consegue realizar uma avaliação postural, sem dúvida irá montar um treinamento muito mais específico e objetivo.

A avaliação é um processo pelo qual podemos, subjetivamente e objetivamente, exprimir e comparar critérios. Ela determina a importância ou valor da informação coletada e classifica os avaliados, mas o importante é não comparar o avaliado com a média populacional e sim ele com ele mesmo.

Existe a avaliação postural estática e dinâmica, cada uma com suas características. Um grupo de estudantes pesquisou qual seria a melhor maneira de avaliação postural e concluiu que a melhor forma é realizar as duas avaliações juntas. Normalmente a avaliação dinâmica acaba confirmando as observações da avaliação estática.

Cada profissional, seja ele educador físico ou fisioterapeuta, irá abordar o tipo de avaliação que melhor lhe representar.

Como sou Educadora Física, costumo realizar a avaliação dinâmica em meus alunos e uma anamnese e a partir daí iniciar um plano de treinamento. Saber interpretar os dados é fundamental para prescrever com qualidade, ou seja, um bom planejamento vem através de um bom diagnóstico.

Em uma avaliação do Pilates sugere-se observar força geral, organização, amplitude de movimento e mobilização articular. Por isso não usamos testes clássicos da musculação, como, por exemplo, quantos abdominais ou quantas flexões meu aluno faz em um minuto. No Pilates, trabalha-se de outra maneira e esse tipo de teste, ao meu ver, não ajuda, portanto é necessário realizar testes específicos para o método Pilates. Testes estes que serão úteis na programação do planejamento de aula do seu aluno.

Após realizar a avaliação verifico quais os problemas posturais que o aluno possui, quais as limitações, fraquezas musculares, encurtamentos, rigidez articular, etc. Verifico também, quais os objetivos do aluno com o Pilates e quais serão as estratégias que deverão ser utilizadas para o plano de aula.

Uma reavaliação deve ser feita a cada três meses, aproximadamente, para que o professor e o aluno possam ver a evolução desse treinamento e adequar qualquer modificação necessária para que o aluno continue progredindo.

Afinal, já dizia Joseph Pilates: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”

Então, quando realizar a avaliação? No início, durante e no final do planejamento. Lembrando que ao finalizar o planejamento inicial, o profissional lançará novos desafios e objetivos, formando assim, um ciclo de treinamento a longo prazo, onde o aluno e o professor, juntos, irão traçando metas e objetivos para melhorar cada vez mais.

Referências Bibliográficas:
Pilates J.H, Miller W.R. A obra completa de Joseph Pilates. Ed Phorte. São Paulo, 2010.
Marin, F.M Efeitos do treinamento de pilates sobre a capacidade funcional e qualidade de vida em indivíduos saudáveis. Florianópolis, 2007.
Garcia et all. Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates®São Paulo, 2004.
Guerinoet all. Postural evaluation static and dynamic: a comparative study. Fisioter. mov; 13(2): 15-20, São Paulo, 2001.

+Q Pilates, Atividade Fisica, bem-estar, consciência corporal, mais que pilates, Maria Militão, Saúde
Post anterior
Aplicativos para ajudar a boa forma
Próximo post
Nove alimentos aliados da saúde dos ossos (e um inimigo)

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This