A prática de uma atividade física direcionada é muito benéfica para a saúde do público infantil, mesmo entre as crianças que possuem uma vida marcada por muita brincadeira e correrias. Além disso, uma criança que cria uma rotina de atividade física é muito mais propícia a virar uma adulto ativo. E como todos sabem, a atividade física na fase adulta ajuda do controle de inúmeras doenças crônicas, como, por exemplo, a hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Nesse artigo, te apresentaremos alguns importantes motivos para a criança fazer Pilates.
A partir de que idade a criança pode começar a fazer Pilates?
Não existe uma regra rígida acerca da idade em que uma criança pode começar a Pilates. Assim, é importante considerar as particularidades de cada criança, o seu desenvolvimento e também a capacidade de assimilar as orientações do professor e executar os movimentos de forma segura.
Mas, normalmente, por volta dos 5 anos já é possível iniciar a prática.
O ideal é procurar um profissional de Pilates, a fim de que ele possa fazer uma avaliação mais precisa da condição da criança. Ele tem condições de avaliar se a criança já está apta para dar início às atividades.
Conheça agora os motivos para a criança fazer Pilates
São inúmeros os motivos para a criança fazer Pilates, que auxiliam no seu desenvolvimento e contribuem para sua saúde e qualidade de vida. Confira agora algumas indicações da prática do método nessa fase da vida.
1. Desenvolve a consciência corporal e o equilíbrio
A prática do Pilates desenvolve duas importantes habilidades do indivíduo: a consciência corporal e o equilíbrio. Muitas pessoas chegam na fase adulta com dificuldade de conhecer o próprio corpo, controlar os movimentos e identificar incorreções.
A consciência corporal permite justamente que o indivíduo tenha uma melhor percepção sobre como o seu corpo funciona, como ele se movimenta e quais suas limitações. Essa habilidade, portanto, possibilita que o indivíduo execute movimentos com mais precisão, controle e segurança. Ou seja, a pessoa passa a dominar o movimento do corpo, o que evita a ocorrência de lesões e dores em geral.
Então, desenvolver essas habilidades ainda na fase infantil é um dos benefícios para a criança fazer Pilates. Ela se tornará um adulto muito mais consciente do próprio corpo.
2. Contribui para a autoestima e socialização da criança
Outra importante razão para a criança fazer Pilates é a sua inserção social. A prática do Pilates coloca a criança em contato com outras de sua mesma faixa etária, incentivando a socialização em um ambiente lúdico e propício à interação.
Esse benefício atinge especialmente as crianças que não possuem convívio com crianças fora da escola, que vivem cercadas de muitos adultos.
É importante que a criança tenha o contato com outras crianças. Esse convívio no âmbito do Pilates permite que elas desenvolvam habilidades referentes à comunicação e também construam a consciência da importância de se exercitar desde cedo.
3. Um dos motivos para a criança fazer Pilates é que o método trata e previne lesões e doenças
A prática do método Pilates é um aliado na prevenção e tratamento de inúmeras doenças e lesões. Os estudos e pesquisas comprovam que o método funciona como tratamento alternativo para condições diversas. Por exemplo, o método é eficaz nos casos de problemas neurológicos, autismo, doenças degenerativas, asma e muitas outras situações.
Além disso, o Pilates funciona como um método preventivo, pois ajuda no fortalecimento muscular, na consciência corporal, flexibilidade, propriocepção etc. Todas essas habilidades, juntas, fornecem ao indivíduo um maior controle e precisão na execução dos movimentos do dia a dia.
4. A criança que pratica Pilates consegue desenvolver a concentração e a atenção
Outro ponto importante acerca da prática de Pilates por criança está relacionada à concentração e atenção, duas características importantes em toda a trajetória de vida do indivíduo.
Como os exercícios de Pilates exigem concentração e atenção na execução, a criança passa a exercitar e desenvolver essas duas características. Assim, fica muito mais fácil mantê-las no decorrer da vida.
E na fase adulta, ter concentração e atenção é um diferencial para a qualidade de vida.
5. Cria a rotina de ter hábitos saudáveis
Por fim, a criança que começa a ter responsabilidade com a construção de hábitos saudáveis desde essa fase está muito mais propensa a manter a prática de atividade física na fase adulta.
Como já adiantamos na abertura desse artigo, os exercícios são fundamentais para o adulto e ajudam, inclusive, no controle e prevenção das doenças crônicas. Então, quanto mais cedo a criança construir essa consciência, mais fácil de manter essa prática durante toda a vida.
E se você tem criança em casa, incentive-a a fazer aulas de Pilates. O ambiente do Pilates é lúdico, e os movimentos e exercícios são adaptáveis a todas as condições. Procure um profissional e faça sua parte para que a criança tenha uma vida adulta mais saudável.