A presidente da Physio Pilates e da Polestar Brasil, Alice Becker, ensina no vídeo abaixo como fazer a execução perfeita de uma das variações do exercício side to side.
O movimento integra o repertório preparatório do Pilates Mat. Ou seja, ele inicia o indivíduo na execução dos movimentos do Pilates no solo que demandam o trabalho de rotação da coluna.
O side to side é considerado um movimento de nível básico. Na variação conduzida por Alice Becker e demonstrada por Lana Scott, a execução é realizada no solo, sem o auxílio de equipamentos ou acessórios.
Mas, dentro do repertório do Pilates, é possível reproduzir o side to side de outras maneiras, preservando a sua funcionalidade e objetivo.
Guia para execução correta do exercício Side to Side
Conforme a explicação de Alice Becker no vídeo, o side to side é um movimento simples. O aluno irá deitar com as costas apoiadas no chão. Os pés também ficam apoiados ao chão, juntos. Assim como os os joelhos também permanecem juntos.
A partir daí, o aluno deve levar as pernas juntas para um lado do corpo, fazendo a mobilização da coluna. Ao deitar as pernas, elas arrastarão o quadril e a coluna no movimento. O joelho vai levando a pélvis, que vai levando a torácica em um movimento contínuo e fluido.
O aluno, portanto, vai depositando no chão cada vértebra, uma após a outra. Simultaneamente ao movimento, deve usar a respiração, que ajudará na execução.
Além disso, é importante manter o alongamento da coluna e o bom posicionamento dos ombro. O exercício deixará a coluna do aluno muito mais flexível, saudável e fortalecida.
Benefícios
Além de promover a mobilização e o fortalecimento da coluna, o exercício side to side também é benéfico para trabalhar o controle abdominal.
É possível fazer o movimento como a demonstração de Alice no vídeo. Ou também dá para utilizar as pernas suspensas, com os joelhos posicionados em 90 graus. Ademais, dá também para utilizar uma bola suíca sob as pernas.
* Artigo atualizado, originalmente publicado em 11 de novembro de 2015.
2 Comentários. Deixe novo
Apenas um teste de comentário
Olá, Jeferson. Nossos comentários precisam ser liberados pelo mediador, por isso algumas vezes eles não entram imediatamente no post. Mas sempre liberamos e respondemos. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Abraços.